quarta-feira, dezembro 27, 2006

Futebol negócio, clube empresa...


O Manchester United, ocupa hoje a primeira colocação na Premier League inglesa, soma 50 pontos, contra 46 do seu mais próximo seguidor o Chelsea de Londres. O clube conquistou ao longo de sua história, 15 títulos da FA Premier League/ Football League Division One, 11 títulos da FA Cup, 2 da FA League Cup, 15 da FA Charity/ Community Shield. 119 anos de história, 119 anos de sucesso. No campo internacional, a equipe, conquistou ainda 2 Copas da Europa, 1 Super Copa européia, 1 Recopa e 1 Copa Intercontinental. Vestiram sua camisa no passado, nomes George Best, Bobby Charlton, Ryan Giggs, David Beckham entre outros nomes importantes do futebol inglês, europeu e mundial. Hoje, o clube mantém jogadores com Cristiano Ronaldo, Rooney, Van der Saar, Saha e Scholes. Mas o Manchester, não é apenas um clube de futebol, é um empresa organizada, rica e prospera. O segredo, foi aprender com erros, foi abrir suas portas para investidores e compreender que o torcedor, é um consumidor e como tal deve ser tratado. Os “reds”, sempre valorizaram seus fãs, foram os primeiros a abrir lojas com produtos do clube, investiram pesado na conquista de admiradores por toda a Europa e foram buscar na Ásia, novos adeptos. Anualmente, o Manchester, faz uma pré temporada no continente asiático, realiza jogos, distribui brindes, visita hospitais e faz doações para campanhas sociais. Na Europa, seus jogadores, não são apenas atletas, são embaixadores do clube, participam de tudo e em seus contratos, existem cláusulas, que os obrigam a estar onde o Manchester precisar. A empresa Manchester, tem uma fundação voltada para obras sociais, reconhecidas pela ONU, uma seguradora, investe em ecologia e detêm os direitos internacionais, sobre qualquer coisa, que signifique Manchester United FC... Enfim, eles não imploram patrocinadores, os patrocinadores imploram por eles.
Nessa máquina, existem profissionais bem pagos e voltados para o sucesso do clube. Seu atual proprietário, é o multimilionário americano Malcolm Glaze, mas tente encontrar uma foto dele ou uma linha sobre ele no site oficial do clube, não vai encontrar. No Manchester, assim como na maioria dos grandes clubes europeus, os dirigentes, não estão em busca de holofotes, para elevar seu status social ou os ajudar a alavancar negócios e projetos pessoais, não são oportunistas, não são alpinistas sociais, nem precisam dar entrevistas, seus departamentos de imprensa e marketing, fazem isso, com competência e profissionalismo. Como diz Peter Draper, diretor de marketing do clube: “Aqui, as estrelas são os jogadores, pois são eles que lotam estádios e ganham títulos”. Draper foi pinçado na euroliga de basquete e levado para Old Trafford com a missão de “vender” a imagem do Manchester e obter maiores lucros com essa “venda”. Seu primeiro passo foi melhorar o tratamento dado ao torcedor que freqüenta o estádio em dia de jogos ou não. Hoje segundo ele, a segurança no Old Trafford é modelo na Europa e quase nada escapa aos membros de sua equipe. Em dia de jogos, o clube vende 500 mil refeições, que vão desde o cachorro quente e a cerveja, até champanhe acompanhado de caviar. Tudo com a marca Manchester, tudo com selo de qualidade Manchester. O segundo passo da equipe de Draper foi mapear cada torcedor do clube. Levantar, quem são, onde estão e o que fazem. Suas preferências pessoais e o que esperam do clube, são dados importantes na política mercadológica dos reds. Draper dispõem hoje, de cerca de 3 milhões de torcedores mapeados em todo o mundo e todos recebem regularmente, informações sobre a equipe, o clube, suas finanças, seus jogadores e a lista de produtos Manchester, que podem ser adquiridos nas lojas do clube ou pela internet. A meta segundo o departamento de marketing do clube, é atingir 74 milhões de pessoas no planeta (tarefa gigantesca, quase inacreditável para nós, que ainda vivemos na idade da pedra do marketing), por isso, estão investindo pesado em informática e em pessoal treinado nas áreas de relações públicas, publicidade, marketing e imprensa. Isso é apenas um pouco do futebol negócio, esse futebol tão comentado por aqui, mas que poucos ou quase ninguém, sabe o que significa, nem tem a menor idéia de como lá chegar... Aqui, ainda vivemos na era do dirigente estrela, falastrão e que usa e abusa do clube para se promover, locupletar e viver seus 15 minutos de fama. Aqui, torcedor, admira os irresponsáveis, pois para eles, uma tacinha ali outra aqui, já está de bom tamanho. Vivem do momento e esquecem que sem estrutura nada resiste ao tempo...
Ah! Apenas para encerrar, Sir Alex Ferguson, está a 20 anos no comando técnico da equipe...

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