domingo, junho 08, 2008

Para se entender melhor...

Arte Digital: Fernando Amaral (Imagem: Kicker)



Durante a disputa da Euro 2008, resolvi tentar dar uma luz sobre como são organizados os campeonatos de futebol nos 16 participantes do torneio.

A idéia não é contar a história do futebol ou de suas federações nesses países, mas sim mostrar como a “pirâmide” hierárquica é montada desde seu cume até sua base.

Alguns leitores mais familiarizados com o futebol europeu não irão estranhar, mas a grande maioria, vai ficar espantada com o número enorme de clubes que todos os anos disputam durante 10 meses consecutivos os torneios promovidos pelas ligas e federações.

Apenas como ilustração, é bom saber que na Europa as federações sejam de estados, províncias, distritos, condados e cantões, não existem no mesmo formato e com o mesmo poder que suas similares no Brasil.

Lá as federações agem como incentivadoras e divulgadoras do esporte. Promovem campeonatos amadores (quase todos com patrocínio), respondem pela formação de jovens talentos, árbitros, técnicos e cuidam com zelo de fiscalização da lei que obriga a todo atleta a estudar (dependendo de cada país, o numero de anos pode ser maior ou menor).

Portanto, não esperem informações minuciosas (levaria tempo e ocuparia um espaço imenso) ou grandes informações históricas, mas espero poder contribuir para ampliar os horizontes dos leitores do Fernando Amaral FC.

Um comentário:

Anônimo disse...

Após ler estes posts, e ver como se organizam os outros países, principalmente no que concerne às ligas amadoras, pergunta-se: é o Brasil mesmo o País da prática do Futebol??? Nem um capmeonato profissional, a série C, recebe apoio, imaginem a então a prática amadora.

erickogalvao@ig.com.br