Pequeno exercício de matemática...
Caso o Fluminense na Série A e o América na Série B cheguem à décima rodada com 2 e 3 pontos respectivamente, o esforço para escapar do rebaixamento será hercúleo.
Se não vejamos:
38 jogos possibilitam a conquista de 114 pontos para quem eventualmente venha a vencer todos os seus jogos.
Na décima rodada restarão 84 pontos a serem conquistados em 28 jogos e, se considerarmos que 46 pontos são o mínimo necessário para se escapar do rebaixamento, veremos o tamanho de encrenca que tricolores e rubros terão que enfrentar.
Para o Fluminense, serão necessárias a partir da décima primeira rodada no mínimo 10 vitórias (30 pontos) e 14 empates (14 pontos) que somados aos dois já conquistados, lhe darão os sonhados 46.
Para o América, bastarão no mínimo 10 vitórias (30 pontos) e 13 empates (13 pontos) que somados aos 3 já conquistados, lhe darão os 46 necessários para evitar a queda.
Portanto, ao Fluminense só será permitido perder 4 vezes, enquanto o América poderá perder 5 vezes nos 28 jogos restantes.
Ah! Os otimistas inveterados dirão;
"Conversa fiada, pois se o Fluminense e o América perderem mais 10 jogos, bastará vencer os 18 restantes e terão somado 54 pontos".
"Ai, dirão eles, o Fluminense terá 56 e o América 57 pontos, e com essa pontuação o time carioca disputa vaga para a Libertadores da América e o rubro natalense a volta para Série A".
Conclusão do exercício: Enquanto a matemática permitir, todos os otimistas terão em que se agarrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário