quarta-feira, junho 25, 2008

Paul Ince, faz história...

Primeiro inglês negro a assumir um time de elite no país, Ince busca abrir espaço

Ex-atleta treinou apenas times de divisões inferiores e, agora, assinou contrato com o Blackburn, apesar de não ter licença para a função

Equipe Cidade do Futebol (http://www.cidadedofutebol.uol.com.br)


Novo técnico do Blackburn Royers, o ex-jogador Paul Ince declarou que se sente orgulhoso de ser o primeiro treinador britânico negro de um clube da primeira divisão do Campeonato Inglês. Seu desejo é que essa indicação seja benéfica na quebra de alguns paradigmas, especialmente dentro do Reino Unido.

“É algo muito importante para os jogadores de cor que querem chegar a ser técnicos ou dirigentes, quem sabe no futuro Les Ferdinand e Sol Campbell sigam este caminho”, previu, em relação a ex-companheiros também de etnia negra e que também vislumbram essa carreira.

Antes desse desafio, Ince, de 40 anos, que já havia sido o primeiro jogador negro da Inglaterra a ser capitão em uma partida internacional (contra os Estados Unidos, em 1993), havia treinado apenas clubes de divisões inferiores.

“Estou orgulhoso de estar no Blackburn e não sei para onde isso me levará. O futuro vai dizer", declarou.

“É importante entrar para a história, mas, sem ter em conta ser negro ou branco, estou simplesmente orgulhoso de estar na primeira divisão”, completou Ince, que não tem licença de treinador, mas acabou sendo autorizado pela Liga Inglesa a inscrever-se como tal desde que consiga um diploma da Uefa no prazo de dois anos.

Enquanto Paul Ince é o primeiro técnico inglês negro da primeira divisão, o francês Jean Tigana já havia dirigido o Fulham, entre os anos de 2000 e 2003.

Nenhum comentário: