quarta-feira, junho 04, 2008

Uma pequena homenagem aos 10 anos da conquista do Campeonato do Nordeste pelo América FC...

Hoje às 19 horas no largo do Machadão, torcedores do América vão organizar uma grande festa em comemoração aos 10 anos da conquista de seu mais importante título nacional...
O Campeonato do Nordeste de 1998.
Naquele ano 16 equipes participaram da competição, divididas em quatro grupos de quatro clubes cada uma e protagonizaram uma das mais rentáveis e emocionantes competições de âmbito regional.
No Grupo A, formado por Bahia, Ceará, CSA e Confiança, os baianos e cearenses acabaram passando para a segunda fase da competição.
O Bahia foi o primeiro com 12 pontos e o Ceará o segundo com 11 pontos.
No Grupo B, Santa Cruz com 12 pontos e Vitória com 10 pontos, seguiram em frente.
CRB e Sergipe foram desclassificados.
O América fez parte do Grupo C e conseguiu sua classificação em segundo lugar com 10 pontos conquistados, atrás do Botafogo de João Pessoa que assumiu o primeiro lugar com 13 pontos.
O Fluminense de Feira de Santana terminou em terceiro com 7 pontos e o Náutico foi o último com apenas 4 pontos.
Já o Grupo D, teve o ABC como primeiro colocado com 13 pontos e o segundo foi o Fortaleza com 11 pontos.
O Sport com 10 pontos foi o terceiro e o Treze segurou a lanterna sem marcar pontos.
Na segunda fase os oito classificados foram divididos em 2 grupos de 4 equipes.
No Grupo E, o Vitória com 13 pontos garantiu sua ida para a final, o Bahia terminou em segundo com 11 pontos, enquanto o Botafogo com 10 terminou em terceiro e o Fortaleza sem marcar pontos, terminou na lanterna.
O América com cinco vitórias e uma derrota, dominou o Grupo F e com 15 pontos marcou sua presença na final contra o Vitória.
O Santa Cruz com 10 pontos, o Ceará com 7 e o ABC com 2, fecharam sua participação na competição.
Nos dia 20 de maio, uma quarta feira, o América foi a Salvador para enfrentar o Vitória no Barradão no jogo de ida.
O resultado não foi dos piores, pois mesmo perdendo por 2x1, o time rubro decidiria sua sorte no Machadão diante de seus torcedores.
Na semana seguinte uma quinta feira, o América venceu o rubro negro baiano por 3x1 com gols de Biro Biro, Paulinho Kobayashi e Carioca.

Foram 74 jogos, 235 gols marcados e uma média de 3,17 gols por partida. O artilheiro da competição foi Paulinho Kobayashi com 6 gols marcados e as maiores goleadas aconteceram nos jogos Bahia 7x1 Fortaleza e Vitória 7x1 CRB.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se copa do Nordeste é título nacional então Estadual também é. Estou errado?

Obviamente foi um grande feito do Time de Vermelho, mas, indiscutivelmente,não se trata de um título nacional, mas sim de um título regional.

Quem sabe se não tivessem abolido a Copa do Nordeste o time de Vermelho já não poderia ser bi, tri... e o meu ABC F.C. poderia ter levantado um caneco... Quem sabe?

É uma pena que tenham abolido a Copa do Nordeste, torneio altamente rentável e interessante pelas disputas entre grandes e tradicionais clubes da nossa região.

A desculpa para a extinção é a falta de datas, o que considero um absurdo, pois se existe a Copa Sul-Americana então é só pegar as mesmas datas e fazer os torneios regionais. Dezesseis clubes apenas, tá vendo, dá certinho. Se por acaso algum clube do Nordeste participar da Sul-Americana, abre-se a vaga para outro, como é feito com os clubes da Libertadores, que não participam da Copa do Brasil.

Com certeza a Copa do Nordeste, paralela á Sul-Americana, seria muito massa, pois se considermos que cada estado do NE é um "país", por analogia, a copa do Nordeste seria a Libertadores do Nordeste.

É uma pena que vcs da Imprensa não levantam esta bandeira... Vcs deveriam martelar mais nesta tecla, colocar estas idéias na cabeça dos nossos principais dirigentes (ABC e AMËRICA), pois a alegação da CBF para a não realização da Copa do Noredeste é a falta de datas, mas como eu disse, tem a Sul-Americana. Ou será que a nossa madrasta quer nos forçar a ser "torcedores de time de televisão"?

Fica aí dado o recado.

Valeu Fernando. Leio seu blog sempre que é atualizado, e Parabéns aos Vermelhos pelo título REGIONAL.