segunda-feira, março 30, 2009

A bola gira pelo mundo... Eliminatórias da Copa de 2010.

Imagem: OFC (Fiji x Vanuatu)



Zona da Oceania


A Oceania tem características muito peculiares, todas as nações que a compõem são ilhas, e, com exceção da Austrália (hoje jogando na confederação asiática), da Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, todas as outras nações, têm um território muito pequeno ou então, são formadas por arquipélagos com centenas de ilhotas.


Por essa razão, e pelo pouco desenvolvimento do futebol local, a FIFA, obriga que o vencedor da Oceania dispute com o quinto colocado do continente asiático, uma das 32 vagas nas finais da Copa do Mundo.


Ainda em virtude da fragilidade da maioria dos seus 10 filiados, a Confederação de Futebol da Oceania, divide sua eliminatória em duas partes; a primeira parte é denominada de Jogos do Pacifico Sul, e que, desta vez, tiveram lugar em Samoa...


Nove nações participaram dos jogos e a Nova Caledônia (território francês ultramarino), as Ilhas Fiji e as Ilhas Vanuatu, obtiveram classificação para a segunda parte das eliminatórias.


Na segunda parte, conhecida como Copa das Nações da Oceania, os três classificados a cima citados, uniram-se a Nova Zelândia e em jogos de turno e returno, decidiram quem iria enfrentar o vencedor da disputa entre os terceiro colocados dos grupos A e B da zona asiática.


A Copa das Nações da Oceania terminou em 19 de novembro de 2008, quando as Ilhas Fiji venceram a Nova Zelândia por 2x0 na casa dos neozelandeses.


Porém, a zebra vinda de Fiji, não mudou o resultado final, pois a Nova Zelândia já havia conquistado o título com antecipação.


Os neozelandeses somaram 15 pontos em 18 possíveis, venceram 5 partidas, perderam uma e seu ataque, marcou 14 gols e sua defesa, sofreu 5 tentos.


Agora, os All Whites como são conhecidos os neozelandeses, estão na espera da seleção asiática que com eles irá disputar a vaga que os dois continentes dividem.

Nenhum comentário: