segunda-feira, junho 29, 2009

Estádio Cornellá-El Prat, a nova casa do Real Club Deportivo Espanyol...

Imagem: Mundo Deportivo (Presidente Daniel Sánchez Libre)



Imagem: Mundo Deportivo (Banheiros)



Imagem: Mundo Deportivo (Sala de aquecimento nos vestiários)



Imagem: Mundo Deportivo (Vestiários)






Imagem: Mundo Deportivo (Banco de reservas)



Imagem: Mundo Deportivo (Vista panorâmica)



Quando em 1997 o Estádio Sarriá foi fechado, a cidade de Barcelona assistiu tristonha ao infeliz final das negociações entre o Real Club Deportivo Espanyol e seus credores...


Sem ter como ampliar os prazos para quitação de suas dividas e sem saída, o Espanyol viu-se obrigado a vender “sua casa” para que fosse demolida e loteada entre as imobiliárias, só assim, as dividas seriam sanadas.


Em 1998 o Estádio foi demolido, diante de perplexos sócios e torcedores e em seu lugar surgiu um luxuoso conjunto de residencial.


Inaugurado em 18 de fevereiro de 1923, o Sarriá com capacidade para 43.667 espectadores foi palco da vitória italiana na Copa do Mundo de 1982 por 3x2 sobre o Brasil de Telê Santana...


Mas no velho continente as coisas são assim, você pode errar a vontade, pode cometer todo o tipo de trapalhada e asneira, porém, quando a mão pesada da lei o atinge, não há espaço para grandes manobras e os discursos sentimentalistas não comovem ninguém.


Má gestão, negócios mal explicados e dinheiro desviado, levaram o Real Club Deportivo Espanyol a uma dura escolha: ou vendia seu estádio, ou fechava as portas...


Onze anos se passaram, o clube precisou se reciclar...


Aprendeu a gastar o que podia gastar e não o que queria gastar...


Sofreu com isso, mas a dura lição rendeu seus frutos...


O Real Club Deportivo Espanyol tem um novo lar, chama-se Estádio Cornellá-El Prat (o nome é uma referência as duas pequenas cidades limítrofes a Barcelona, Cornellá e El Prat Lobregat) e foi construído, dentro das mais modernas especificações da UEFA.


Construído sobre uma superfície de 81.163 metros quadrados, o estádio terá capacidade para 40.500 espectadores sentados e sua área coberta é 92,5%.


Anexo ao estádio, 12.954 metros quadrados estão destinados a empreendimentos comerciais que irão gerar recursos financeiros ao clube e 2.510 metros quadrados, serão ocupados pela administração do Espanyol.


As dimensões do campo de jogo são de 68x105.


O Real Club Deportivo Espanyol não é um dos grandes do futebol espanhol pelo critério de títulos conquistados, mas ao aceitar seu real tamanho, o clube abriu espaço para crescer sem colocar em risco a própria sobrevivência.

Nenhum comentário: