domingo, junho 28, 2009

Agora, entra em "campo" à estatística e a matemática...

Oito rodadas, algo próximo de um quarto do caminho já foi percorrido pelas 20 equipes que disputam a Série B de 2009.


O site Chance de Gol já colocou no ar as novas projeções e, gostemos ou não, a partir de agora serão as estatísticas e os cálculos matemáticos que irão “assombrar” os que lutam pela ascensão e pela permanência no limbo entre o “céu e o inferno” que é a Série B.


Segundo o site, são esses os clubes com maior probabilidade de alcançar o “céu”:


01 – Vasco da Gama: 88.2%

02 – Atlético Goianiense: 74.4%

03 – Portuguesa de Desportos: 63.9%

04 – Brasiliense: 49.9%


Tenho certeza absoluta que a maioria dos leitores deve estar questionando: onde fica o Guarani e sua excelente campanha nesse quadro?


O site o coloca com 39.3% atrás da Ponte Preta que hoje, teria 42.2% de chances de ascender à Série A.


Também tenho certeza que a maioria anterior, pergunta: como isso pode ser possível?


Se fosse eu um amante dos números dedicaria algumas linhas a explicar, mas como sempre fui arredio às ciências exatas, mesmo sabendo que são elas que determinam o “andar da carruagem”, direi o seguinte: são milhares as simulações e todas levam em conta os resultados possíveis (empate, vitória e derrota), a força dos oponentes, os jogos em casa, fora de casa e até mesmo a “neutralidade” de alguns estádios, além é claro, de uma pitada de imprevisibilidade, mas, são os resultados passados que acabam determinando as projeções.


Portanto, o que faz com que o Guarani esteja estatisticamente atrás de equipes que realizam campanhas inferiores a sua, são os resultados anteriores a Série B e, convenhamos, esses resultados não foram lá grande coisa.


Porém, em estatística não se deve confundir chances altas com certeza e chances baixas com impossibilidade.


Em relação às equipes do Rio Grande do Norte, as chances de acesso a Série A, nesse momento são as seguintes: o América fica 0.9% de probabilidade de chegar a Série A e o ABC, têm 0.01%.


Em relação à turma que busca não descer para Série C, os riscos são os seguintes:


01 – Campinense Clube: 98.0%

02 – ABC: 74.8%

03 – Juventude: 44.2%

04 – Paraná: 40.9%


O América até aqui, mantém uma folgada posição com 11.4% de risco de rebaixamento, mas volto a frisar: esses números não são estáticos, tudo muda a cada rodada.

Nenhum comentário: