quinta-feira, junho 11, 2009

O Real em menos de um mês, desembolsou 164 milhões de euros...

Cristiano Ronaldo é do Real Madrid, negociado por 96 milhões de euros, o português desembarca na Espanha para juntar-se ao brasileiro Kaká na nova e reluzente equipe que aos poucos está sendo montada...


O Real em menos de um mês, desembolsou 164 milhões de euros na aquisição de apenas dois jogadores: Kaká e Cristiano Ronaldo.


Mas a lista não para por aí, nela ainda constam nomes como Ribéry, o francês que joga no Bayern de Munique, Xabi Alonso meio campista do Liverpool, David Silva meio campista, David Villa atacante e o zagueiro central Raúl Albiol do Valência.


Em todas as negociações até aqui, Florentino Perez, presidente do Real, sentou-se a frente de seus interlocutores e fez uma simples pergunta; “Quanto custa”?


Pagou, levantou e foi embora com a certeza de que o custo de cada jogador logo será coberto pelos fãs do clube em todo o mundo e por patrocinadores ansiosos por verem seus nomes atrelados ao clube.


Na Espanha, Portugal, Japão, Coréia, China e outros países da Europa e da Ásia, já existem filas de espera de torcedores ávidos pelas camisas, fotos e qualquer outra bugiganga que estampe o nome dos novos ídolos...


O marketing de relacionamento (apenas uma das muita correntes a disposição dos especialistas) dos clubes europeus agrega uma imensa legião de consumidores, não importa onde vivam.


Na Europa, os clubes aprenderam que primeiro se conquista as multidões, pois grandes patrocinadores não investem em quem apenas diz ter uma grande torcida, antes é preciso vê-los lotando estádios (esteja o clube como estiver), depois é preciso vê-los consumindo os produtos que tenham a marca do clube, só então, eles chegam dispostos a colocar grandes quantias a disposição de quem como mel, atrai as abelhas.

2 comentários:

fernando disse...

é justamente ao contrario o que aconteceu aqui. o ABC na decada de 70 e começo dos anos 80 jogava para vinte, trinta mil torcedores contra adversarios sem nenhuma expressao tipo riachuelo,ferroviario e força e luz. no classico contra o america ai nen se fala. o que vemos hoje é uma lastima!

Marcelo Régis disse...

Fernando, é impressionante como uma lógica tão simples "ainda" não foi "totalmente" compreendida por nossos "dirigentes"(clubes)! Sei que não podemos "enfiar" isso na cabeça deles como mágica! Mas sinceramente... acho que eles precisam ler ou "folhear" as obras de Max e Keynes para entender essa simples lógica! Ah! E por favor dirigentes! Parem de colocar a palavra "ajuda" em "apelos" e "propagandas"! Nossos clubes não precisam de "ajuda"... precisam "copiar" (pelo menos isso!) os bons exemplos dos melhores clubes do Mundo como esse site ja cansou de fazer...
Por fim, até quando vão ficar na mão dos técnicos sem saber como, quando e onde contratar?! Quando vão aprender a contratar?! Sugiro que os "inúmeros departamentos" dos clubes comecem a contratar através de critérios técnicos e de incansável observação dos atletas! Para isso, deixe os profissionais especializados e capacitados dos clubes trabalhar! Engraçado... parece que o meu ABC está repetindo os mesmos erros do passado, apesar dos avanços, espero que seja o suficiente para permanecer na série B.Vou ficar por aqui... acho que ja foi demais...