segunda-feira, junho 15, 2009

Repondo a verdade...

Li as matérias publicadas sobre o assunto, vi a foto do repórter fotográfico da Tribuna do Norte Emanuel Amaral (aliás, excelente flagrante), mas não consegui me convencer de que a imagem capturada comprovasse uma ação dolosa de Vagner Benazzi, contra a repórter da TV Universitária.


Vendo e revendo a foto, consegui no máximo encontrar uma atitude grosseira de parte do treinador...


Por essa razão, me acautelei e segui a velha máxima do jornalismo; ouvir a repórter e evitar que uma imagem “pinçada” de um contexto se tornasse o próprio contexto.


Muito bem, foi o que fiz...


A repórter em questão se chama Suélen Lobato, cumpre seu estágio na TV U, lotada na redação do TV U Notícias e é uma jovem extremamente bem quista por chefes e colegas.


Mas vamos aos fatos...


Como Suélen trabalha pela manhã e eu, no período vespertino, falamos por telefone e a conversa foi exatamente assim:


Fernando – Alô, Suélen?


Suélen – Sim, sou eu!


Fernando – Suélen aqui é Fernando Amaral, da TV U e, estou ligando para saber o que aconteceu ontem no estádio...


Suélen – Foi no sábado...


Fernando – Sim, sim, me desculpe ontem foi domingo (risos).


Fernando – É o seguinte, como pretendo tratar do assunto no meu blog, gostaria de te fazer uma pergunta. O Vagner Benazzi agrediu você?


Suélen – A mim não!


Fernando – Como assim? Você pode me contar exatamente o que aconteceu?


Suélen: Claro que sim!


Suélen: Quando o jogo terminou, vi o Vagner correndo em direção ao árbitro e o interceptei no meio do caminho e perguntei: “o senhor considera o árbitro, responsável pela derrota do seu time”?


Vagner me olhou e continuou andando, aí, eu continuei com o microfone estendido em sua direção e, talvez na tentativa de afastar o microfone, ele esticou o braço, mas como não estava me olhando, sua mão atingiu a mim e ao microfone, mas em nenhum momento ele teve a intenção de me machucar!


Fernando – Você tem certeza disso?


Suélen – Sim, sim, ele não teve a intenção de me ferir!


Fernando – Posso então afirmara que você não se considera agredida e que nem tão pouco se sentiu ameaçada pelo treinador?


Suélen – Pode sim, claro que pode.


Fernando – Ok então, obrigado, um beijo e cuide-se.


Suélen – Tá bom, obrigado a você.


Fernando: Tchau.


Suélen: Tchau.


Esse foi o teor da conversa e, portanto, valeu a pena cumprir as regras...


Mas antes de encerra, gostaria de fazer um elogio a essa mocinha, pois sua atitude mostrou firmeza de caráter, respeito próprio e zelo profissional...


Alguém menos preparado, teria usado um incidente, uma atitude mal educada, numa agressão e buscado as luzes para pousar de vítima e angariar simpatia...


Suélen não, foi reporter, contou o fato e nada além do fato.


Em tempo:


A TV U também está de parabéns, pois na matéria em que tratou do assunto, agiu jornalisticamente, sem sensacionalismo e apenas disse; “o treinador, irritado, descontou em nossa repórter”...


Em relação à Benazzi o que posso dizer é o seguinte: empurrar microfones, repórteres ou quem quer que seja não faz parte da postura de um homem público, principalmente, quando esse homem público é um comandante e, como tal, deve sim, explicações sobre seus atos.

Nenhum comentário: