sábado, junho 13, 2009

O pedido de socorro de um educador...

Imagem: Creighton University


Esse é o estádio de futebol Universidade de Creighton, reparem o público presente para assistir uma partida entre universitários...




No país da monocultura esportiva, ainda existem uns “loucos” que acreditam ser possível lutar pelo esporte como um todo e, através dessa luta, integrar milhares de jovens a uma vida sã...


Publico abaixo o texto de Paulo César Rodrigues de Carvalho, professor de educação física e um desses “loucos” que ainda sonham com um país sem os antolhos da monocultura esportiva e sem prefeituras e governos estaduais, torrando milhares de reais, a título de “ajudar” a clubes de futebol profissional (de mentira), mal geridos e entregues em sua grande maioria nas mãos de alpinistas sociais.


Gostem ou não gostem os guaranis, tamoios, tupis e toda a gama de xenófobos corroídos pela inveja, os países que dominam o esporte no mundo, construíram sua base esportiva através da escola e ainda hoje, é pela escola que se renovam...


Nenhum jogador de futebol em Portugal pode assinar seu primeiro contrato profissional sem ter completado 13 anos de efetiva escolaridade, na Alemanha, são exigidos 14 anos e por aí vai...


Os grandes valores do basquete profissional americano saem dos campeonatos nacionais universitários, assim como no Americam Football, Hockey, basebol e etc...


Lá atleta e cidadão são formados concomitantemente, pois se o atleta “fracassar”, o homem estará apto a vencer...


Lá, a política esportiva primeiro pensa no ser humano, pois as equipes profissionais, sejam quais forem, não vivem choramingando migalhas do poder público, andam sozinhas, faturam milhões e enchem estádios, afinal, na escola os meninos e meninas aprendem a gostar de esporte e não de um esporte.


Ao final de seu texto, o professor clama por ajuda em sua luta, e eu, ao publicar, me engajo nesse esforço...


Que venham outros, assim espero!


Por: Paulo César Rodrigues de Carvalho.


Professor de Educação Física Paulo César Rodrigues de Carvalho. CREF 0081 G/RN


FUTSAL ESCOLAR EM NATAL


O Futsal Escolar serve de modelo para gerações e tem contribuído para mudanças de comportamentos, sendo uma ferramenta esportiva de grande importância para a educação.


O acesso ao esporte é direito de cada um e dever do estado, que deve garantir e multiplicar a oferta em inúmeras formas. É esse acesso que se torna instrumento de desenvolvimento integral e de formação para cidadania favorecendo sua inserção e ampliando suas possibilidades futuras.


Na perspectiva do desenvolvimento humano, as práticas esportivas educacionais têm contribuído para o conhecimento e o desenvolvimento de potenciais intelectuais, elevação da consciência social com ênfase no respeito a si mesmo, ao outro e a participação na vida.


É com esta certeza, que manifesto a minha indignação e protesto, com os modelos de políticas, investimentos e gerências que se instituíram nas áreas esportivas de Natal: As Quadras Esportivas das Escolas Municipais transformam-se em verdadeiras piscinas neste período chuvoso, são feitas de uma forma que o ser humano mais leigo em engenharia reprova a obra, as Quadras Esportivas das Escolas Estaduais que existiam, sumiu tomou DORIL.


O ginásio do DED em Candelária, esse coitado está no abandono completo, servindo de prova concreta mostrando o caos que é a EDUCAÇÃO do RN, ou seja, "LANTERNINHA DO BRASIL".


O Machadinho vai desaparecer, até a COPA 20014!


Não, este já não existe há muito tempo.


O Palácio dos Esportes só serve para aulões do vestibular e para o deleite de três a cinco dirigentes do voleibol, basquete e lutas livres.


Em tempo, só para refrescar a memória, os maiores públicos deste ginásio com eventos locais, quem proporcionou foi o FUTSAL, hoje o Palácio da Praça Pedro Velho, não possui marcação e traves para a prática do esporte que mais tem praticantes nas escolas do RN, e o GINÁSIO da ZONA NORTE????


PORQUE NÃO SOMOS PRIORIDADE?


TÁ EXPLICADO A VIOLENCIA, AS DROGAS, A INSEGURANÇA, A FALTA DE EDUCAÇÃO, DE CULTURA, DE VALÔRES. A FALTA DE RESPEITO ÀS LEIS, AO CIDADÃO, A FAMILIA, A VIDA...


POR FAVOR, ME AJUDEM NESTA LUTA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro professor Fernando Amaral, outro dia visitei o 10 na rede, muito bom.

Muita informação, como tem que ser.

É isso.

Sobre o esporte no Brasil, sem comentários. Aí no post já diz quase tudo, sendo que o que não foi dito fica nas entrelinhas e na imaginação do leitor, induzido a pensar.

E outro dia eu me perguntei lá no blog: para que serve o Campeonato Estadual (deveríamos ter um campeonato estadual universitário, amador, com condições de gerar jogadores para os clubes profissionais, lêia-se ABC FC e América - o mesmo valendo para outras modalidades)?

Sds Alvinegras.

Abecedista.