terça-feira, setembro 01, 2009

1 de Setembro de 1939 o III Reich marcha sobre a Polônia e, logo é seguido pela União Soviética...

Na madrugada do dia 1 de setembro, às 4 horas e 45 minutos, teremos completado exatos 70 anos do início da invasão por parte da Wehrmacht (Força de Defesa, composta pelo Exército (Heer), Marinha (Kriegsmariner) e Força Aérea (Luftwaffe)) alemã do território polonês e que deu início ao maior conflito político militar do século 20.


No dia 3 de setembro a União Soviética, com base em uma clausula secreta estabelecida no pacto germano-soviético, assinado em Moscou no dia 23 de agosto de 1939, pelo Ministro do Exterior da União Soviética, Vyacheslav Molotov e Joachim Von Ribbentrop, Ministro do Exterior da Alemanha Nacional-Socialista, também declarou guerra à Polônia e invadiu a parte leste do país.


A França e o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Pais de Gales, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e outros membros da Comunidade Britânica), reagiram à ação militar e declararam guerra a Alemanha, porém, nunca explicaram as razões que os levaram a poupar a União Soviética, cúmplice e co-autora da aniquilação do Estado polonês.


Nem tão pouco, moveram um soldado sequer em defesa da Polônia.


O fim da paz.


Na madrugada de sexta feira, as relações germano-polonesas eram tensas, a questão de Danzig (Gdansk) não parecia próxima de uma solução e havia o “boato” que uma estação de rádio alemã teria sido atacada por poloneses em Gleiwitz e que esse ataque que resultou na morte de um refém (farsa montada pelo Obergruppenführer Rheinard Heydrich para justificar o ataque alemão), poderia ser o estopim para o início das hostilidades...


Mas ainda assim, milhares de alemães e poloneses foram dormir na esperança de que uma solução diplomática evita-se o pior...


Naquelas últimas horas de paz, gente comum, tanto na Alemanha, quanto na Polônia, tentava levar suas vidas da melhor maneira possível, o fim de semana estava chegando e muitos faziam planos de se deslocar para pontos turísticos, encontrar familiares, reunir-se com amigos e é claro, assistir a um bom jogo de futebol...


Porém, ao menos na Polônia, não haveria fim de semana, nem nenhum jogo de futebol...


Às 4 horas e 45 minutos o encouraçado Schleswig-Holstein navio escola da Kriegsmariner, em visita de cortesia ao porto de Danzig, abriu fogo contra Westerplatte...


Para o Major Sucharski, comandante polonês da área e seus 180 homens, a guerra começara.


O campeonato polonês de 1939.


O campeonato estava na sua décima quarta rodada quando as bombas despencaram e o Ruch Chorzów campeão de 1938, liderava a competição com dois pontos de vantagem sobre o Wisla Kraków e o Pogon Lwów.


O início do conflito interrompeu o campeonato e a federação polonesa de futebol, jamais declarou um campeão para o ano de 1939.


A classificação das equipes quando a guerra irrompeu e que permanece congelada até os dias de hoje.


01 - Ruch Chorzów 18 pontos.

02 - Wisla Kraków 16 pontos

03 - Pogon Lwów 16 pontos

04 - AKS Chorzów 15 pontos.

05 - Warta Poznam 15 pontos

06 - Cracovia Kraków 14 pontos

07 - Polonia Warszawa 12 pontos

08 - Garbania Kraków 10 pontos.

09 - Warszawianka 05 pontos

10 - Union Touring Lodz 03 pontos.


O artilheiro da competição até a sua paralisação era Erns Othon Wilimowiski (para os poloneses) ou Ernst Otto Willimowiski (para os alemães) com 25 gols.


Durante longos 8 anos a Polônia ficou sem futebol e a bola só voltou a rolar oficialmente em 1946, quando o Warta Poznam foi o campeão.


Porém, o que aconteceu com o futebol alemão e de seu aliado soviético em 1939?


Na URSS


Na União Soviética o campeonato prosseguiu normalmente, a Polônia havia sido presa fácil (o trabalho pesado ficou por conta dos alemães) e nem mesmo o vexame de do Exército vermelho na Finlândia em novembro do mesmo ano, causou qualquer transtorno ao futebol soviético.


Ao término da competição, o Spartak Moscou sagrou-se campeão e a classificação ficou assim:


01 - Spartak Moscou 37 pontos

02 - Dinamo Tbilisi 33 pontos.

03 - CDKA Moscou 32 pontos.

04 - Traktor Stalingrad 30 pontos.

05 - Lokomotiv Moscou 30 pontos.

06 - Metalurg Moscou 29 pontos.

07 - Dinamo Moscou 28 pontos.

08 - Dinamo Kiev 26 pontos.

09 - Torpedo Moscou 23 pontos.

10 - Dinamo Leningrado 22 pontos.

11 - Stalinets Leningrado 21 pontos.

12 - Stakhanovets Stalino 20 pontos.

13 - Elektrik Leningrado 17 pontos.

14 - Dinamo Odessa 16 pontos.


O artilheiro soviético em 1939 foi Grigorij Fedorov do CDKA Moscou com 21 gols.


A bola ainda rolou na União Soviética até a décima rodada do campeonato de 1941, quando a Wehrmacht moveu seus tentáculos em direção ao leste.


Na Alemanha Nacional-Socialista.


Na Alemanha o modelo utilizado em 1939 era bastante parecido como o modelo até bem pouco usado no Brasil...


Os clubes disputavam uma primeira fase em suas regiões (16 regiões) e o vencedor de cada região se classificava para a fase seguinte.


Aos 16 classificados, juntavam-se o campeão da região do Ostmark (nome dado a Áustria após a anexação) e o campeão da Silésia (território de maioria alemã, recém incorporado ao Reich).


A partir daí, 6 novos grupos eram formados e os vencedores de cada grupo, disputavam no sistema ida e volta até se chegar ao campeão...


O 1FC. Schalke foi o campeão em 1939, após vencer em Berlim, o Áustria Viena por 9x0.


Nos anos subseqüentes a Alemanha continuou a disputar seus campeonatos, mesmo quando o curso guerra virou-se contra o país, e os aliados, despejavam toneladas de bombas sobre as cidades alemãs, não houve interrupção do campeonato...


A bola só parou na Alemanha em 1945, mas voltou a rolar em 1947.


A 70 anos, tanques, homens e aviões, vindos do oeste e do leste, calaram os estádios poloneses e marcaram profundamente a vida desse pequeno mas bravo país...


Lembrar a guerra é lembrar a heróica Polônia.

2 comentários:

Gio Ve disse...

Your report is very interesting indeed.
I invite You to visit htto://www.pillandia.blogspot.com , a great collection of large views of political borders, from all the world.
In the page about Poland there is the photo of the Germans who broke tre Polish border 70 years ago.
Helping text in 32 languages.
Best wishes from Italy!

Sérgio Henrique disse...

Valeu pelo post, Fernando Amaral. Eu sou fascinado pela história da 2ª Guerra Mundial.

Muito boa a abordagem sobre a influência do conflito sobre o futebol nos países envolvidos.