A Alemanha conquistou pela quinta vez consecutiva, o Campeonato Europeu de Futebol Feminino.
A competição teve início no dia 23 de agosto passado e seu encerramento aconteceu ontem, dia 10 de setembro.
A Finlândia, país organizador, recebeu as seleções finalistas, que dividas em 3 grupos de quatro equipes, fizeram a festa do futebol jogado pelas mulheres.
Grupo A: Finlândia, Ucrânia, Holanda e Dinamarca.
Grupo B, Alemanha, França, Noruega e Islândia.
Grupo C: Suécia, Itália, Inglaterra e Rússia.
Passaram para as oitavas de final, Finlândia, Holanda, Alemanha, França, Noruega, Suécia, Itália e Inglaterra.
A Inglaterra e a Noruega se classificaram como as terceiras melhor colocadas.
Nas quartas de final, a Inglaterra venceu a anfitriã Finlândia por 3x2, a Holanda venceu a França nos pênaltis por 5x4, a Alemanha derrotou a Itália por 2x1 e a Noruega ganhou da Suécia por 3x1.
Na semifinal, A Inglaterra venceu a Holanda por 2x1 na prorrogação e a Alemanha bateu a Noruega por 3x1.
Ontem no Estádio Olímpico de Helsinque, as alemãs, confirmaram seu domínio, vencendo a Inglaterra por 6x2.
A enxurrada de gols começou aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Birgit Prinz abriu o marcador para a Alemanha e dois minutos depois, Melanie Behringer ampliou.
As inglesas diminuíram aos 24 minutos, através de Karen Carney.
Mesmo dominando o jogo, a Alemanha esbarrou na forte marcação imposta pelas inglesas e pelo excesso de preciosismo nas finalizações.
O primeiro tempo terminou com a vitória parcial da Alemanha por 2x1.
Na segunda etapa, a Alemanha voltou disposta a liquidar a partida e Kim Kulig aos 6 minutos, marcou o terceiro gol das alemãs.
Sem mais razão para se manter jogando na defensiva, Inglaterra partiu em busca do segundo gol, e Kelly Smith aos 10 minutos fez o segundo gol da Inglaterra.
Empolgadas as inglesas tentaram o empate, mas esse foi seu erro, pois a Alemanha, melhor estruturada e com jogadoras de nível técnico superior as suas adversárias, passou a jogar com mais seriedade e os gols foram saído com naturalidade.
Inka Grings, aos 17 e aos 28 minutos, decretou o 5x2 e Brigit Prinz, aos 31 minutos, recebeu um passe de Inka Grings e fechou a goleada sobre as desanimadas inglesas.
Depois do sexto gol, as alemãs diminuíram o ritmo e aguardaram o final da partida.
Campeonatos anteriores:
1984 – Suécia.
1987 – Noruega.
1989 – Alemanha.
1991 – Alemanha.
1993 – Noruega.
1995 – Alemanha.
1997 – Alemanha.
2001 – Alemanha.
2005 – Alemanha.
2009 – Alemanha.
2 comentários:
SUGESTÃO DE PAUTA PARA O BLOG :
HOMENAGEM a EX-JOGADORES DE FUTEBOL OCORRERÁ NO SÁBADO.
O dia 12 de setembro de 2009, sábado próximo, marcará um reencontro entre a torcida do ABC e os ex-jogadores Lulinha, Januário e Alexandre Cearense. A idéia é prestar uma necessária homenagem a estes homens que deixaram seus nomes escritos na história do Mais Querido do Rio Grande do Norte.
Com a vinda do time do ABC para capital cearense, notadamente para o jogo contra o Fortaleza, válido pela 22˚ rodada da série B, emergiu a idéia da "frasqueira" homenagear seus eternos ídolos.
Januário fez parte do time campeão de 1998, sendo chamado de o “Deus da Raça”, hoje dedica seu tempo a empresa que dirige no ramo de auto-peças, situada no Bairro de Mucuripe.
O lateral Alexandre Cearense e goleiro Lulinha, fizeram parte do inesquecível título potiguar de 1983, conquistado com um gol somente aos 43 do segundo tempo, impedindo o pentacampeonato do América. Foram levados para o Rio Grande do Norte por Erandyr Montenegro, técnico que marcou época no futebol cearense na década de oitenta.
Quando Alexandre chegou a Natal, em 1983, o ABC já tinha o zagueiro Alexandre Mineiro em seu elenco, assim o lateral cearense recebeu ( por batismo da imprensa potiguar ) o nome do Estado em que nasceu para diferenciar do outro Alexandre.
Lulinha é comentarista esportivo em Fortaleza, já Alexandre Cearense ainda não foi localizado pela torcida do ABC. A esperança é que Lulinha, por ter sido companheiro do mundo da bola, possa localizá-lo até sábado, dia da homenagem.
O interessante é que as crianças de 1983, que vibraram com a conquista de Lulinha e Alexandre Cearense, são as mesmas que estão organizando a homenagem 26 anos depois do título.
A parte formal da homenagem, ou seja, da entrega das medalhas, será no Hall do Hotel Ponta Mar às 12h30min ( sábdo dia 12/set/2009), já a parte festiva ocorrerá na Praia do futuro às 13:30h.
O organizadores da homenagem informam que a solenidade da entrega das medalhas será rápida, bem como muito simples, tal qual é a torcida do ABC.
memoriadonossofutebol@hotmail.com
Quem eviou para Fernando Amaral ? José Leonardo ( jlgmbezerra@ig.com.br ).
estou sempre interligado neste blog muito bom mesmo visite o n0sso é andersonoradialista.blogspot.com, abraços...
Podemos fazer uma permutar vc botar o meu blog no seu Favoritos, e eu boto o seu no Meus Favoritos
Postar um comentário