sexta-feira, abril 23, 2010

Raimundo Inácio Filho, finalmente, conheci o "Lobão"...


Não costumo me precipitar ao escrever sobre fatos que não presenciei – mesmo que as fontes sejam idôneas e responsáveis –, prefiro deixar algum tempo passar e só então, ouvindo aqui e ali, para então, emitir opinião.


No caso envolvendo o Senhor Raimundo Inácio Filho, também conhecido por “Lobão”, que além de vereador na cidade de Caicó, exerce um cargo diretivo no Atlético Clube Corintians, esperei...


Li tudo o que foi publicado, vi todas as fotos estampadas nos jornais e em alguns blogs, e não vou ser hipócrita; me “armei” contra o cidadão.


Mas, opinar baseado em uma idéia pré-concebida não é o melhor caminho – prefiro o pós-conceito!


Conversei com algumas pessoas e encontrei quem pintasse o Senhor Raimundo Inácio Filho com cores bem escuras, mas de outros, ouvi que o citado senhor, apesar de seus gestos rudes e maneira ríspida, não é nenhum “demônio”...


Mesmo assim, continuei “armado”...


Fui então, conversar com o José Vanildo, presidente da FNF e um dos envolvidos na “confusão” ocorrida no jogo entre ABC e Corintians durante a partida de ida das finais do campeonato.


Para minha surpresa, José Vanildo disse:


- “Em nenhum momento “Lobão” me ofendeu ou agrediu, muito pelo contrário, elogiou minha administração e reiterou o apoio do Corintians a FNF “...


Perguntei então, como o presidente podia explicar os gestos fortes do senhor “Lobão” durante a conversa...


Vanildo sorriu e disse: “talvez ele tenha encenado para que a distancia, as pessoas imaginassem que aquilo era uma discussão de fato”...


Pois bem, hoje fui a FNF e lá, encontrei o presidente do Corintians, o senhor Rogério Gurgel da Silva e o “temível” Raimundo Inácio Filho, ou melhor, “Lobão”...


Estavam na sala da presidência, entrei, sentei e fiquei quieto ouvindo a conversa e prestando atenção em “Lobão”...


Queria naqueles poucos minutos, observar e tentar descobrir que tipo de alma se escondia por trás do homem.


Confesso que me desarmei...


A minha frente estava um homem que conversava de forma educada e que procurava se defender sem nenhum gestual agressivo.


Quando a conversa terminou, José Vanildo nos apresentou e então ocorreu o seguinte diálogo:


- “O senhor não acha que extrapolou”?


- “Fui defender os interesses do meu clube. Só isso”!


- “De bermudas, chinelo e invadindo o campo”?


- “Eu estava vendo o jogo”!


Depois de uma pequena pausa, “Lobão” concluiu:


- “é, foi errado o que fiz, não devia ter te feito, mas sou assim, pelo Corintians faço qualquer coisa”!


- “Vereador, não o conhecia e confesso que cheguei aqui com a pior das impressões sobre o senhor”...


“Lobão” me interrompeu, olhou para o senhor Rogério Gurgel e disse:


- “tá vendo, eu não te disse, todo mundo me pinta como o diabo”...


Ri e disse:


- “não estou pintando o senhor, estou dizendo que o quadro que vi não me agradou”.


Ele me olhou, sorriu e voltou-se para José Vanildo perguntou:


-“Eu lhe ofendi presidente”?


Vanildo repetiu o que me havia dito antes:


- “não, você gesticulou, falou alto, mas só me fez elogios”...


- “Lobão” com ar vitorioso me olhou e disparou: “viu?”


- “Eu em nenhum momento ofendi o presidente”!


Respondi que conhecia a versão do presidente e que tinha ficado com a impressão de que o ocorrido tinha sido um jogo de cena...


Para meu espanto, “Lobão” foi afável, sorriu e disse:


- “não sou nenhum monstro, não sou o que muita gente me pinta, mas sei que nem sempre sei me controlar”...


Estendeu-me a mão, nos cumprimentamos e quando eu ia saído, ele me chamou e falou:


- “não sou o Lobo mau, não mesmo!


Respondi:


- “é não me pareceu, mas também, eu não sou a “Chapeuzinho Vermelho”!


Rimos e me retirei.


Ao chegar em casa – não fiquei para o julgamento – soube que “Lobão” havia sido suspenso por 180 dias e condenado a pagar multa no valor de R$ 2.500,00 reais e que, fora absolvido da acusação de ameaçar a funcionária da FNF, Carmen Lúcia de Araújo Alves.


Pedrinho Albuquerque, por “agressão” a Bileu, pegou dois jogos de suspensão e o Corintians perdeu dois mandos de campo e foi multado em R$ 3.000,00 reais.


Bem, a justiça desportiva condenou “Lobão” por um ato que ele mesmo considerou errado de sua parte e o absolveu de uma acusação que desprovida de provas, virou disse me disse.


Conclusão:


“Lobão” não me pareceu capaz de “devorar” a pobre “Chapeuzinho Vermelho”, mas também, não saí de lá acreditando que ele não seja capaz de “devorar” aqueles que têm medo do “Lobo mau”...



Nenhum comentário: