sexta-feira, abril 09, 2010

O anti-marketing do América...


Sabe aquela história de grupo de marketing trabalhando para fortalecer o clube, seus produtos e sua imagem?


Blá, blá, blá...


A poucos dias da estréia na Série B, o América teve uma grande oportunidade de jogar um balde de água fria na péssima campanha do clube até aqui, e aproveitar o momento de expectativa e ansiedade gerada por essa estréia, para se reaproximar do torcedor e alavancar algum recurso, mas...


O que fizeram os responsáveis por esse setor tão falado e badalado?


M...


Por quê?


Simples!


Pegaram o novo uniforme do clube e o usaram no jogo contra o Baraúnas em Mossoró!


Isso mesmo!


Pegaram o uniforme que deveria ser usado num momento de euforia e o vestiram no velório!


Ah, ainda tem um detalhe que merece registro...


Os responsáveis pela “América Store”, loja de produtos oficiais do clube – esses sim, conhecedores de divulgação, marketing e afins –, haviam preparado um evento cuja primeira intenção era valorizar o novo uniforme...


A idéia era divulgar através da imprensa, dia e hora do lançamento, iluminar a loja, montar uma pequena passarela, trazer modelos e jogadores com apelo popular e lançar o novo uniforme...


Tudo isso é claro, regado a uísque e acompanhado de petiscos, mas...


O anti-marketing do América, resolveu que o melhor era lançar o novo uniforme no semi-liberado Leonardo Nogueira, numa noite de quarta feira, diante de quase ninguém e num jogo que não valia absolutamente nada.


Além disso, mostraram que informação, não é seu forte, pois deveriam antes de qualquer decisão, sentar e conversar com que vende os produtos do clube.


Parabéns!


Sim, quase esqueço...


Os clubes de futebol do mundo civilizado, conhecedores desse tal falado e propalado marketing, há anos descobriram que o marketing promocional é subordinado ao marketing de relacionamento...


Em marketing, primeiro se gasta e depois, se lucra ou, como diriam as modernosas faculdades especializadas em formar marqueteiros: “O investimento é o primeiro passo para se auferir resultados satisfatórios”.




Um comentário:

O divulgador de Desconto disse...

Olá Fernando, tudo bom? É um absurdo o que a diretoria de marketing do América aprontou nessa quarta-feira. Lançar o novo uniforme num jogo em Mossoró, praticamente sem público e em um jogo que não valia nada. A única coisa positiva foi que o novo uniforme parece ter dado sorte nesse jogo. O América - diga-se o ataque - conseguiu marcar gols no campeonato. Fazia tempo que isso não acontecia. Fora isso o lançamento foi um desastre de marketing. Nota zero.