quarta-feira, abril 27, 2011

A Marcos Lopes: vesti a carapuça e ela me serviu como uma luva...


Estaduais devem ser valorizados


26/04/2011 às 09:01 por Marcos Lopes


Sou frontalmente contra a tese que defende a extinção dos Estaduais, e nem falo pela manutenção da rivalidade ou da tradição. Alegar que as competições devem ser extintas por causa da falta de público ou pelo fato dos clubes não terem capacidade de investimento é inaceitável.

questão da falta de público nos estádios e a baixa capacidade dos investimentos dos clubes é uma realidade no futebol brasileiro. Se o torcenauta fizer um levantamento proporcional das médias de público na Série B por exemplo, vai ver que proporcionalmente ela é próxima do Estadual.

Se pegar o Paulistão e comparar proporcionalmente com o nosso, vai ver que são próximas. Comparar a realidade dos Estaduais com a realidade da Suécia, Suiça, Alemanha ou Portugal, é querer zombar da inteligência do torcedor.

Não interessa se na quinta divisão da Inglaterra, os caras jogam assim ou assado.


(estrutura e grafia mantidas integralmente).


Meu caro Marcos Lopes,


Você me conhece e, por isso, me chocou a forma agressiva como você usou das palavras para distorcer o que eu disse durante o programa “Esportes em Debate” da rádio Globo, no domingo próximo passado...


“Comparar a realidade dos estaduais com a realidade da Suécia, Suíça, Alemanha ou Portugal, é querer zombar da inteligência do torcedor”. (sic)


Desafio a qualquer um, inclusive você, a me mostrar em que momento eu comparei “alhos com bugalhos”?


O que fiz ao ser perguntado por Santos Neto foi informar (se não me engano, esta é uma obrigação de qualquer radialista, jornalista ou afim) a não existência na maioria esmagadora das nações de campeonatos estaduais e, mostrar de que forma esta maioria esmagadora, estrutura sua pirâmide organizacional...


Isto é zombar da inteligência de quem quer que seja?


Seja honesto, você classifica tal coisa com zombaria?


Responder a uma pergunta, expondo um fato com o propósito esclarecer as pessoas, é zombar da inteligência das pessoas?


Conhecendo-me como você me conhece, ainda assim, não pestanejou em me rotular como zombeteiro... por que me jogar contra as pessoas?


Triste isso.


Diferente de você, disse com todas as letras porque sou a favor da extinção dos campeonatos estaduais: dei motivos, mostrei fatos, apresentei números...


Você afirma ser frontalmente a favor da continuidade dos mesmos, mas não argumenta, não apresenta razões...


Despreza inclusive dois argumentos fortíssimos: a tradição e a rivalidade...


Usa, não sei se intencionalmente, uma técnica muito comum em situações onde a escassez de argumentos é patente: sou a favor porque sou e fim de papo.


A maioria adora tal postura, pois a discussão se encerra com um “tiro no peito” do interlocutor, sem que este tenha mais nada a dizer...


É um final messiânico: creio pela fé!


Está bom, se objetivo é calar, você me calou, pois sem saber suas razões para ser frontalmente a favor, fico sem poder contra argumentar.


Mas, vale a pena lembrar que em nenhum momento, eu disse que os estaduais deveriam ser extintos pela incapacidade de investimentos das equipes – desculpe, mas ao afirmar isso, você sim, zomba da minha inteligência (se é que você reconhece em mim, alguma inteligência): está claro que o fim dos estaduais implicaria numa elevação desses investimentos, pois em uma competição nacional, investimento é fundamental...


Não é você mesmo, que cobra elencos de Série B em times que vão disputar Série C e investimentos de Série A em equipes que vão disputar Série B?


Então?


O que eu disse, e repito, é que os estaduais já não despertam nas pessoas o mesmo interesse que antes...


Menti?


Zombei da inteligência de alguém?


O Santos vai a Lins e o público é bisonho, o Corinthians visita Americana e as arquibancadas estão vazias...


O interior paulista é realmente fascinado por estaduais e pelos grandes da capital.


Não é mesmo?


O mesmo acontece no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e aqui...


Que estádio lotou no interior para ver América e ABC (excetuando-se a final do primeiro turno em Santa Cruz)?


Conte-me...


Você foi a alguns, não foi?


Pois é...


Se uma peça de teatro, um espetáculo de ballet ou um show musical não lota o espaço a ele reservado, é retirado de cartaz.


Se um programa de TV ou de rádio, não atinge índices razoáveis de audiência, sai de cena sem maiores delongas.


Se uma empresa não consegue atingir metas, seus executivos vão para fila dos desempregados e, se ainda assim, o fracasso persistir, as portas são cerradas sem nenhuma cerimônia...


Só o futebol, nesse nosso querido país, sobrevive com estádios às moscas.


No mais, se a você não interessa o que acontece na quinta, quarta, terceira, segunda ou primeira divisão de qualquer outro lugar que não seja o Rio Grande do Norte, respeito isso.


Mas a mim, meu caro Marcos, interessa, pois trabalho com informação, trabalho com a obrigação de saber o que acontece alhures...


Não construo muros a minha volta, não me isolo atrás das montanhas que cercam meu verde vale...


O horizonte sempre me fascinou, sempre quis saber o que acontecia por trás daquela linha que se forma diante de nossos olhos.


Vesti sim carapuça, pois sei que ela foi feita para mim!


Por fim, peço que não me leve a mal, pois não escrevi essas linhas com nenhum sentimento agressivo e nem pretendi desqualificar sua opinião...


Opinião é opinião e eu, assim como ensinou Voltaire, tenho o dever de respeitar e lutar pelo direito de qualquer cidadão ter a sua – certo ou errado.


O que eu quis foi apenas lhe pedir que ao discordar de mim, primeiro não se acanhe em escrever meu nome com todas as letras e depois, que não me rotule de forma tão rasteira – afinal, sempre nos tratamos com respeito.


Desejo-lhe o melhor sempre e espero que seu sucesso profissional permaneça contínuo e crescente, pois você é sim, um excelente narrador e um profissional zeloso de sua missão.


Sou seu leitor assíduo.


Um forte abraço e lembranças a sua família.


Fernando Amaral.


6 comentários:

Marcelo Régis disse...

Isso é o que eu chamo de resposta qualificada, parabéns!

suelsoueu disse...

Isso é o que eu chamo de resposta qualificada 2, parabéns!

Vilma Sousa disse...

Fernando Amaral,boa noite,visito assiduamente seu blog com o objetivo de ler bons e qualificados textos,tais como esse cujo destinatário é o petulante Marcos Lopes,dono da verdade.Parabéns.

Agente de polícia metroviária. disse...

Parabéns Amaral e agora entendo porquê você não está na Globo...Ia tomar o cetro de quem se acha rei por lá!

Luciano disse...

Concordo com quase tudo que vc escreveu, porém, partindo de sua premissa q sem público qualquer "espetáculo" deveria ter fim, o campeonato brasileiro das séries A e B tb deveriam ser extintos.
Os públicos são vergonhosos.....acho que o buraco é mais embaixo!

Amigo do Agente de polícia metroviária disse...

Quem é M... Lopes?
Ah! Mais um alienador de massa que defende seu pão, acima de tudo, inclusive ética.
Sem comentários...