quarta-feira, abril 27, 2011

Resposta ao leitor Sérgio Henrique - Você tem razão: considerei o fato e não o direito.


Caro Sérgio Henrique,


Em primeiro lugar, agradeço sua participação e fico feliz com seus questionamentos.


Mas vamos por partes...


Quando postei os títulos das Séries A, B, C e D, levei em consideração as competições realizadas de fato...


Em 1987, o Campeonato Brasileiro da Série B foi disputado por 48 equipes divididas em 2 dois Módulos: o Branco e o Azul – Não me pergunte por que usaram módulo no lugar de grupo e nem tão pouco, saberia dizer a razão das cores para identificá-los...


Ao final da competição, o Americano da cidade de Campos/Rio de Janeiro, venceu o Módulo Azul com seguinte campanha: 16 pontos ganhos, 12 jogos, 6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas e, o Operário de Cuiabá/Mato Grosso do Sul, conquistou o Módulo Branco com a seguinte campanha: 17 pontos ganhos, 12 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.


Como não houve decisão entre os dois; considerei ambos campeões.

Em relação a 1986, a situação a praticamente a mesma...


A Série B foi disputada por 36 equipes, divididas em 4 grupos de nove equipes cada um (grupos, E, F, G e H)...


Ao termino da competição, Treze de Campina Grande/PB, Central de Caruaru/PE, Internacional de Limeira/SP e Criciúma de Criciúma/SC, vencerem seus grupos...


O Treze com 12 pontos venceu o Grupo E, o Central com 11, venceu o Grupo F, o Internacional de Limeira com 13 pontos, venceu o Grupo G e o Criciúma com 14 pontos, venceu o Grupo H...


Como não houve decisão, considerei em minha postagem, os quatro com vencedores da competição.


Você tem razão e suas pesquisas estão certas, pois elas consideram os campeões de direito e eu, considerei os de fato.


Entretanto, falhei em não explicar e, portanto, peço desculpas por ter causado essa confusão.


Porém, espero que algum dia a CBF reconheça o Americano e Operário com vencedores da Série B de 1987, assim como, reconheça, o Treze, o Central, o Internacional e o Criciúma com legítimos campeões do ano de 1986.


2 comentários:

magno alexandre disse...

meu caro Fernando respeito a sua opinião, em considerar essas equipes campeãs de 1986, mais para a entidade organizadora da competição, nesse ano não teve equipe vencedora, basta olhar o sitio oficial da CBF.

Sérgio Henrique disse...

Olá, caro Fernando Amaral.

Primeiramente, não há do que você se desculpar. Eu também poderia ter refinado minhas buscas, o que o fiz um pouco mais tarde. Encontrei algo mencionado no Wikipédia, porém não é, para mim, uma fonte tão confiável.

Eu é que agradeço pela atenção dispensada, sinto-me lisonjeado por ser um simples leitor com uma dúvida que foi devidamente esclarecida. Sou teu leitor desde quando morava em Teresina, ou seja desde 2008, e pra mim teu blog é de uma leitura agradabílissima. Caso o contrário já o tinha excluído de minha lista de sites favoritos.

Quem sabe um dia não nos esbarramos pelos corredores do Frasqueirão e conversamos um pouco sobre futebol. Seria uma enorme satisfação.

Grande abraço,
Sérgio Henrique.