quinta-feira, julho 25, 2013

Maria Lamas Farache vs Arena das Dunas...

Andei conversando com alguns conselheiros do ABC.

Gente jovem.

Confesso fiquei surpreso, pois imaginei que essa rapaziada fosse a mais empolgada com a possibilidade de passar a frequentar a nova casa de shows de Natal que também será usada depois da Copa do Mundo para jogos de futebol.

Descobri que não...

Essa rapaziada prefere ficar com o estádio Maria Lamas Farache.

Senti que a relação é forte.



2 comentários:

Ricardo disse...

Realizar 60% das partidas em que o clube tiver o mando de campo em Campeonatos Brasileiros fora do Frasqueirão iria causar um enorme prejuízo técnico ao ABC, que iria perder a vantagem do “fator campo”, além de poder inviabilizar futuramente a existência do Frasqueirão, que atualmente já recebe uma manutenção deficiente, que tende a piorar quando for deixando de ser usado.

O ABC não realizará a maioria dos seus treinos na Arena das Dunas e nela a torcida exercerá uma pressão menor pelo fato do estádio ter dimensões maiores do que o Frasqueirão e distância maior do público para o gramado. Estes fatores prejudicarão o clube do ponto de vista técnico.

Outrossim, a manutenção do Frasqueirão já tem sido deficiente e quando o estádio for menos usado a tendência é ter uma maior negligência na manutenção e uma sensação de que o mesmo está se tornando desnecessário para o clube, o que poderá inviabilizar a existência do Frasqueirão no futuro, tendo em vista ser a consequência natural de tudo que não se usa mais ou que se usa pouco.

A importância, do ponto de vista técnico, do ABC jogar a grande maioria das suas partidas no Frasqueirão é facilmente comprovada por dados estatísticos que mostram o progresso técnico que o clube passou a ter depois que começou a jogar no Frasqueirão, basta observarmos que:

Nos 6 anos anteriores à construção do Frasqueirão o ABC disputou a Série B apenas 1 vez.
Nos 6 anos posteriores à construção do Frasqueirão o ABC disputou a Série B 4 vezes.

Nos 6 anos anteriores à construção do Frasqueirão o ABC conquistou apenas 2 títulos estaduais.
Nos 6 anos posteriores à construção do Frasqueirão o ABC conquistou 4 títulos estaduais.

Na era Frasqueirão (2007/2013) o ABC conquistou 270 pontos em jogos de Campeonatos Brasileiros, sendo 180 (66,66%) no Frasqueirão e apenas 90 (33,33%) fora do Frasqueirão.

Nenhum clube brasileiro que tem estádio optou por realizar a maioria dos seus jogos nas novas arenas.

O Vitória, que também tem estádio, recebeu uma proposta milionária da Arena Fonte Nova para mandar a maioria dos seus jogos lá, mas optou por fazer um contrato para jogar apenas 5 partidas por ano na Arena Fonte Nova e o clube é que escolherá quais serão estes jogos.

O Presidente do Vitória, Alexi Portela, ao justificar a opção por disputar apenas 5 jogos por ano na Arena Fonte Nova, disse:

“O Barradão tornou o Vitória mais forte e nós não poderíamos prejudicar o progresso do clube conquistado nos últimos anos.”

Anônimo disse...

Ricardo, quando a torcida do Real Madrid de pium exerceu alguma pressão dentro daquele ginásio descoberto ? nem a torcida tem ido à campo. A muito tempo que o fator campo não tem sido à favor do teu time.