terça-feira, julho 30, 2013

Náutico Capibaribe: uma atitude e duas lições - marketing perfeito e respeito a um símbolo da cultura de Pernambuco.



Foi uma grande sacada...

Um golpe de mestre.

Obra de dois norte-rio-grandenses, que como todo norte-rio-grandense, precisa arrumar as malas, botar o pé na estrada e deixar sua cidade para ser reconhecido, respeitado...

Coisa de província, coisa difícil de superar.

Mas vamos aos fatos.

A morte do sanfoneiro e compositor Dominguinhos deixou um vazio e uma tristeza imensurável na alma dos nordestinos...

Nada mais justo então que essa comoção se transformasse em justas homenagens...

Por toda a região nordeste, pipocaram eventos dedicados a Dominguinhos...

Pernambuco, sua terra, claro, não ficou de fora.

No entanto, a percepção aguçada dos dois potiguares acabou rendendo ao Clube Náutico Capibaribe, uma mídia espontânea muito além do esperado.

Ultrapassou as fronteiras do Estado de Pernambuco, cruzou as fronteiras de região nordeste e se espalhou pelo Brasil.

Alan Oliveira e Eric Dias, da 10 Sports, empresa do Rio Grande do Norte, especialista em marketing esportivo e contratada pelo Náutico para cuidar da imagem do clube, deu um tiro certeiro...

Perfeito.

Visionários e inteligentes, os dirigentes do clube pensaram em homenagear Dominguinhos, competentes, Alan Oliveira e Eric Dias, incentivaram a ideia e  formataram a homenagem.

A repercussão foi imediata...

Terminada a partida em que o Náutico venceu o favoritíssimo Internacional na Arena Pernambuco por 3x0, os meios de comunicação como era de se esperar comentaram a inesperada e brilhante vitória da equipe pernambucana, mas o espaço dedicado as homenagens a Dominguinhos dominaram.

Os jornais, as rádios, as televisões e a mídia virtual de todo o Brasil comentaram entusiasticamente a bonita e justa homenagem a Dominguinhos e o Náutico, virou a grande estrela do domingo.

Dominguinhos sempre se declarou torcedor do Sport Club Recife, mas o Náutico e sua torcida, foram mais além; esqueceram clubes e cores e preferiram reconhecer no artista um símbolo de todos os pernambucanos...

Dominguinhos era filho de Pernambuco e como tal foi homenageado pelo Náutico e pelos pernambucanos que torcem pelo Náutico.

Nenhum comentário: