quinta-feira, janeiro 28, 2016

A Primeira Liga começou como todo mundo esperava... colocando mais gente nos estádios que os estaduais do ano passado.

Na estreia, Primeira Liga mais do que dobrou média de público de Estaduais

Por Rodrigo Mattos

Em sua estreia, a Primeira Liga teve mais do que o dobro da média de público dos Estaduais disputados pelos times integrantes do campeonato, isto é, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

As quatro primeiras partidas tiveram público médio de 13.942 pagantes.

Considerados os números de 2015, com as finais e fases decisivas, o Estadual de Minas Gerais teve 5.377 de média, o Carioca, 5.372, o Gaúcho, 4.587, o Catarinense, 3.562, e o Paranaense, 3.177.

Os números dessas médias de públicos são do Globo.com.

Quem puxou a média de público foi o jogo Atlético-MG e Flamengo, cercado de rivalidade, que levou mais de 30 mil pessoas ao Mineirão na abertura da temporada.

Mas nenhuma das quatro partidas de estreia – as outras foram, Fluminense x Atlético-PR, Inter x Coritiba e Criciúma x Cruzeiro – esteve abaixo da média dos Estaduais.

Não houve sucesso comercial, ressalte-se. Boicotada pela CBF e pela FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), a liga não conseguiu vender nenhuma placa e usou o espaço para fazer propagandas de seus programas.

Mas a rodada foi transmitida pela Sportv que assumiu a competição como oficial e que terá continuidade. Chamou de Copa Sul-Minas-Rio, nome não oficial.

Mas, caso a CBF mantenha a posição de barrar a segunda rodada, vai obrigar a Globo, sua parceira comercial, a explicar ao torcedor porque a competição não vai continuar.

Houve ainda, no Mineirão, o apoio do ministro do Esporte, George Hilton, ao torneio, vetado e considerado inexistente pela confederação.

Com a competição nos estádios, e o público na arquibancada, a CBF vai ter que se esforçar para impedir a segunda rodada.

Nenhum comentário: