quarta-feira, abril 01, 2020

Mercedes fabrica respirador contra o coronavírus...

Imagem: Mercedes

Mercedes "esquece" F1 e fabrica respirador contra coronavírus

Escuderia britânica realizou trabalho ao lado da Universidade College de Londres

Por Redação do Máquina do Esporte

Desde o dia 13 de março, quando a Fórmula 1 decidiu, às vésperas do GP da Austrália, cancelar a prova, a temporada da categoria vive de incertezas.

De lá para cá, outra prova foi cancelada (Mônaco) e mais seis foram adiadas (Bahrein, China, Vietnã, Holanda, Espanha e Azerbaijão).

Mas isso não quer dizer que as equipes estejam paradas fora das pistas, inclusive no que se relaciona a ajudar no combate ao coronavírus.

Nesta segunda-feira (30), a Mercedes divulgou que desenvolveu, em apenas cinco dias, um respirador para ser usado por pacientes que testem positivo para a Covid-19.

O aparelho, feito em um trabalho conjunto com a University College London (UCL), foi aprovado pelo Sistema Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido.

"Dada a necessidade urgente, somos gratos por termos conseguido reduzir um processo que poderia levar anos para questão de dias. Como recebemos o resumo, trabalhamos todas as horas do dia, desmontando e analisando um dispositivo não patenteado. Usando simulações em computador, aprimoramos ainda mais o dispositivo para criar uma versão de ponta adequada à produção em massa. Tivemos o privilégio de poder recorrer à capacidade da Fórmula 1", revelou Tim Baker, professor do departamento de engenharia mecânica da universidade.

Batizado de "Continuous Positive Airway Pressure" ("Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas", em tradução livre), o respirador ajudará pacientes com problemas graves nas vias respiratórias, principal complicação observada nos pacientes afetados pela pandemia.

Com a aprovação do NHS, espera-se que cerca de mil aparelhos possam ser fabricados por dia.

O respirador é o primeiro dispositivo desenvolvido por uma equipe de Fórmula 1 desde que o governo britânico solicitou ajuda tecnológica das equipes da categoria.

Além da Mercedes, outras seis equipes com sede no país (Haas, McLaren, Racing Point, Red Bull, Renault e Williams) estão colaborando em áreas como prototipagem rápida, design e testes para o desenvolvimento de aparelhos que possam ajudar no combate à doença que já causou mais de 34 mil mortes no mundo.

O projeto vem sendo chamado de "Project Pitlane".

Nenhum comentário: