Quem adora resultado, provavelmente ao terminar de ler este texto, dirá com a simplicidade dos simplórios a seguinte frase: “grande coisa, tem tudo isso, mas levaram um “chocolate” do Internacional “...
Particularmente eu adoro ouvir esse tipo de argumentação, pois a partir daí, me poupo de perder meu precioso tempo tentando manter um diálogo com o detentor de tamanha erudição.
Mas como a missão é informar e não catequizar, vamos mostrar um pouco desse fantástico clube mexicano.
O nome completo é Club Deportivo Guadalajara, e sua fundação, se deu em 8 de maio de 1906 por um grupo de empregados de uma empresa comandada por um belga nascido em Brugge, chamado Edgar Everaert.
Edgar, não só abriu espaço para seus empregados jogarem futebol, mas patrocinou a equipe por longos anos.
Mas porque razão a equipe é chamada de Chivas por seus torcedores?
Tudo começou em 30 de setembro de 1948 quando pela segunda rodada do campeonato mexicano, o CD Guadalajara enfrentou o Tampico e na manhã seguinte o jornalista Manuel Goméz Gutiérrez, escreveu na sétima página do jornal local o seguinte: “parecían chivas brinconas” (pareciam chivas brincalhonas).
A frase era uma alusão a um tipo de cabrito montês bastante comum no México.
A partir daí, “morria” o Clube Deportivo Guadalajara e nascia no coração de seus torcedores o Chivas Guadalajara.
Antes, em 21 de outubro de 1943, a direção da equipe ao profissionalizar o futebol, tomou uma decisão que perdura até hoje e que ampliou por todo o país, a simpatia pelas “Chivas Brincalhonas de Guadalajara”...
Hoje, o Chivas é o grande rival do América da cidade do México, as duas torcidas são as maiores do país e estão classificadas como a segunda (Chivas com 30,8 milhões de torcedores) e a terceira (América com 26,4 milhões de torcedores) no ranking das maiores do mundo.
O Chivas conquistou 11 campeonatos mexicanos, ficando atrás apenas do América com 14 títulos e do extinto Real Club España com 15 (abandonou o futebol, mas ainda existe e é um próspero clube social).
Além dos títulos nacionais, o Chivas levantou por duas vezes a taça de campeão da Copa do México e sete títulos da Supercopa mexicana.
Nas disputas internacionais, foram 3 vezes campeões da CONCACAF (Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e do Caribe).
Se no campo o Chivas é um adversário temido em seu país, fora dele é um exemplo para a esmagadora maioria dos clubes do continente americano.
Em seu site, declaram que os valores primordiais do clube são o nacionalismo, a honestidade, o compromisso social e a transparência nas informações.
Como todo clube de futebol, o Chivas tem o seu centro de treinamento, mas como poucos clubes de futebol, o Chivas mantém uma sede social de primeira qualidade, que não só é freqüentada pelos sócios, mas por qualquer pessoa que se disponha a pagar por seis ou doze meses o cartão de participante.
Além disso, o Chivas disputa campeonatos de basquete, natação, vôlei, atletismo, ginástica, futebol de 7 e organiza um campeonato entre suas torcidas organizadas.
Tudo isso é mantido não apenas por sócios efetivos e participantes, mas também por 23 patrocinadores que não estão ligados ao clube somente pelo futebol.
Cada patrocinador opta por uma das quatro as categorias que estão a sua disposição e paga o valor estipulado pela importância da categoria escolhida.
A categoria principal são as chamadas Alianças Estratégicas com cinco empresas.
A Samsung, a Reebok, a Cerveja Sol e a Toyota fazem parte desse grupo.
Logo abaixo, vem a categoria das Alianças Comerciais com dez empresas.
A Telcel (uma das maiores operadoras de celular do país) encabeça a lista.
Depois vem a categoria dos Provedores Oficiais com seis empresas e a última categoria é chamada de Meios de Comunicação Oficiais e, conta hoje com duas empresas.
Uma delas é a Televisa (pasmem meus queridos leitores), que pertence ao dono do América, o maior rival do Chivas.
Mas, o mais espantoso é que o Chivas tem um Departamento de Trabalhos Sociais e sua função é atender as necessidades de seus torcedores e manter convênios com diversas instituições.
O clube colabora firmemente com instituições que cuidam de crianças especiais e com portadores de deficiência.
Os “sustos” não terminam por aqui, pois se lá em cima pedi que ficassem pasmados com o patrocínio ao Chivas de uma empresa que pertence ao dono do maior rival, peço que novamente fiquem pasmados com a relação que o Chivas tem com suas torcidas organizadas e as autoridades mexicanas...
São 16 torcidas organizadas (eles chamam essas torcidas de “Porras”) a apoiar o clube em seus jogos, mas para serem reconhecidas pelo clube, as torcidas tem que firmar um compromisso de respeitar os acordos do clube com a prefeitura, não ingressar nos estádios carregando objetos proibidos e se comportar de maneira adequada.
Em troca, o Chivas lhes garante descontos especiais nos ingressos e, nos jogos em casa, eles têm garantido o local para assistir ao jogo de acordo com um percentual em relação aos que pagam o preço normal do ingresso.
Mas, se você leitor está pensando que é só se dirigir a sede de alguma torcida, se inscrever e entrar na festa, está enganado...
Para fazer parte de uma torcida organizada, você primeiro precisa estar identificado pelo clube.
Sua foto a foto de sua residência e seus dados pessoais ficam cadastrados no clube, na Federação Mexicana de Futebol, na Prefeitura de Guadalajara e nos órgãos de segurança.
E como o clube se comporta em relação à imprensa?
Da forma mais profissional possível...
Nenhum jornalista de nenhum meio de comunicação entra nos jogos do Chivas sem estar a serviço ou usa de suas prerrogativas para levar namorada, esposa, filhos ou qualquer agregado aos jogos.
Para trabalhar nos jogos, é preciso que o editor chefe do veículo informe por escrito o nome de cada profissional e o número de sua credencial com no mínimo 48 horas antes de cada partida.
O portador da credencial terá acesso apenas às áreas pertinentes a sua função e não é permitida nenhuma entrevista fora da zona mista.
Em caso de demissão de algum profissional portador de credencial, o veículo é obrigado a informar ao clube, dar baixa na credencial do demitido e solicitar uma nova para o substituto.
Com toda essa organização é claro que o Chivas dá um tratamento todo especial a sua marca e a transforma em dinheiro.
São 83 empresas autorizadas a fabricar mais de 300 variedades de produtos com a marca Chivas.
Mais de 2.500 produtos em 14 categorias diferentes são oferecidos aos fãs do clube.
Se você for um fanático pelo Chivas, pode ter em sua casa, material escolar, papelaria, produtos de higiene e limpeza, doces, feijão, batatas fritas, fraldas, mamadeiras, chupetas e uma infinidade de produtos com as cores e o escudo do clube.
Portanto, basta imaginar o quanto isso representa para um clube que tem cerca de 30,8 milhões de torcedores.
Mas, como ganhar dinheiro e conquistar corações não faz mal a ninguém, o clube tem uma filial nos Estados Unidos chamada Chivas USA e que, busca na terra do Tio Sam, atrair os milhares de mexicanos que vivem por lá.
Além é claro, da imensa colônia de oriundos dos países da América Central e do Caribe.
Como a idéia é se tornar popular nos EUA, o Chivas USA, permite que jogadores estrangeiros joguem na equipe, mas dá preferência para mexicanos, estadunidenses ou estadunidenses filhos de mexicanos.
Além da filial americana, o Chivas mantém no México duas filiais, o Tapatio e o Chivas La Piedad, que servem para dar experiência aos jovens da matriz e revelar jogadores.
Pensando sempre grande e com sede de abrir novos mercados, o Chivas estende seus tentáculos mundo afora.
Em 2009 irá surgir o Chivas Hefei, filial chinesa que servirá como teste para o maior de todos os projetos...
A direção do Chivas apenas estuda se essa filial será na Espanha ou Alemanha.
Esperam os dirigentes do Chivas, lançar a filial européia junto com a inauguração do Estádio Chivas (HTTP://www.estadiochivas.com.mx), um mega projeto arquitetônico com capacidade para 45.000 torcedores confortavelmente sentados, 315 camarotes para 9, 11, 12 ou 13 pessoas e 8.000 vagas de estacionamento.
Tudo isso está sendo construído num terreno de 147.000 metros quadrados e ainda terá a sua volta, 70.000 metros quadrados de área verde.
Bem, termino por aqui, mas faço questão de alertar, que o Chivas não está localizado em nenhum país de primeiro mundo ou de economia tão superior a brasileira.
- Talvez a diferença esteja na mentalidade de quem dirige o clube, pois nenhum deles foi estúpido o bastante para virar as costas ao patrocínio da Televisa, por ser esta uma empresa ligada ao dono de seu arqui-rival e, nem a Televisa foi idiota o bastante para desprezar, 30,8 milhões de mexicanos apaixonados pelo Chivas.
Viva a inteligência, viva as mentes abertas e viva aos que sabem ser apaixonados, mas sem perder a razão jamais.