quarta-feira, novembro 19, 2008

Minha homenagem a cada leitor do Fernando Amaral FC... Obrigado!

Imagem: Google Analytics (cidades que acessam o Fernando Amaral FC)




Imagem: Google Analytics (países que acessam o Fernando Amaral FC)




Tudo começou com esse texto publicado num sábado dia 23 de setembro de 2006, e que reproduzo agora...

A decisão de escrever...


Não foi fácil tomar tal decisão, escrever sobre qualquer assunto é tarefa hercúlea que requer algum conhecimento, muita pesquisa e uma enorme disciplina.

Escrever sobre futebol então, é andar sob o fio da navalha, é passear olhando estrelas em campo minado. O esporte das multidões é dinamite pura, pois sua essência é a paixão e toda paixão cega e embaça o raciocínio.

Tente convencer a um torcedor do Celtic de Glasgow que seu clube não é o maior nem o melhor, tente dizer a um torcedor do River de Teresina que sua equipe é pobre e não terá muitas chances em um campeonato de nível nacional.

Quer um conselho?

Não tente!

Assim é o futebol, apaixonante, subjetivo, repleto de “conhecedores” e de lendas, cada uma contada de acordo com o envolvimento emocional de quem a relata.

Jogador mediano se transforma em gênio, time medíocre em “máquina imbatível”, árbitro em vilão, auxiliar em “ladrão” e dirigente mau caráter em líder incontestável a serviço do clube.

Pois é nesse mundo que pretendo adentrar através do blog e, é sobre esse assunto que desejo escrever.

Afinal, a palavra escrita permanece eterna, enquanto o que falamos se perde no vazio.

Sei o que vou enfrentar, mas como já acumulei alguma experiência no rádio e na televisão, sei como se comportam torcedores e dirigentes.

Só não sei como irão se comportar alguns companheiros de imprensa quando sobre eles recaírem algumas críticas.

Confesso que tenho uma curiosidade mórbida sobre o assunto!


Imprensa esportiva costuma ser algoz e nunca vítima!


De lá para cá, dois anos e quase dois meses se passaram e o que era para ser um passatempo, acabou se tornando uma obrigação (prazerosa, mas obrigação) diária.


Em outubro passado, mais precisamente no dia 18, inscrevi o Fernando Amaral FC no Google Analytics (site do Google que monitora o desempenho de sites e blogs), pois era meu desejo saber quem eram os leitores, de onde eram como chegavam até o site e se voltavam depois de uma primeira visita.


Para minha surpresa, em apenas um mês, o Fernando Amaral FC, recebeu a visita de 33 países e 64 cidades brasileiras freqüentaram o blog.


Através do Google Analytics, sei quase tudo sobre o visitante...


Apenas para exemplificar:


82.16% dos visitantes usam o Internet Explorer/Windows.
15,32% usam o Firefox/Windows.
0,98% usam o Firefox/Linux.
0,62 usam o Chrome/Windows, mas existe quem se utilize do Safari, Opera e Macintosh.


São centenas de informações, algumas preciosas como o IP de quem entrou de onde entrou e a que horas entrou.


Porém, algumas surpresas aconteceram, pois descobri que depois do Brasil, o país que mais acessa o blog é os EUA e que o Fernando Amaral FC é lido em 22 estados americanos.


O Estado da Virginia (mais precisamente a cidade de Springfield) lidera a lista, em segundo lugar, estão o Texas e a Califórnia.


O Tennesse, Minesota e Utah os seguem de perto.


Portugal é o terceiro, e, Lisboa, Porto, Funchal e Gondomar encabeçam uma lista de 13 cidades que me honram com leitores.


A quarta posição é Suíça (Sion e Zürich), o quinto lugar (tomei um susto), é ocupado pela Malásia e, Argentina, Canadá, Hong Kong e Indonésia fecham a lista dos dez primeiros.


Entre os 23 países restantes, encontrei chineses, argelinos, hindus, paquistaneses, romenos, britânicos, equatorianos, panamenhos e etc.


O Brasil como era de se esperar é o líder e, Natal é a cidade que ocupa a primeira posição na lista de leitores, mas para minha surpresa, Recife vem logo atrás e é seguida por São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.


Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Santos, completam a lista das dez cidades que mais visitam o Fernando Amaral FC.


Goiânia, Ouro Branco (RN), São Luis e Cotia (SP) estão a curta distância dos dez primeiros.


Toda essa gama de informação me causou de imediato, certo orgulho, pois não estou atrelado a nenhum grande veículo de comunicação e não costumo divulgar o blog.


Mas também, não posso negar que bateu um sentimento de medo diante das proporções que a coisa acabou tomando, pois a idéia era contar para Natal coisas que aconteciam lá fora e, escrever sobre o nosso modesto campeonato estadual, seus clubes, seus acertos, seus erros e sua luta para conquistar espaços nos campeonatos brasileiros...


Essa era a idéia original, jamais me imaginei sendo lido na Ásia, Europa, África e nas três Américas, mas já que estou só me resta tentar fazer o melhor que puder.


Essa postagem é a homenagem que presto a todos aqueles que tornaram uma idéia pequenina, numa grande aventura global...


O Fernando Amaral FC não é mais um blog de uma cidade e, aqueles que deixam seus comentários, agora fazem parte dessa imensa aldeia chamada planeta terra.


Obrigado a todos vocês, obrigado por me fazer sentir que valeu a pena arriscar.

6 comentários:

Anônimo disse...

"Assim é o futebol, apaixonante, subjetivo, repleto de “conhecedores” e de lendas, cada uma contada de acordo com o envolvimento emocional de quem a relata.

Jogador mediano se transforma em gênio, time medíocre em “máquina imbatível”, árbitro em vilão, auxiliar em “ladrão” e dirigente mau caráter em líder incontestável a serviço do clube".

Há algo mais verdadeiro do que isso?

De fato, sei tudo sobre o Futebol! O ABC FC é uma máquina, o melhor time de Futebol do Brasil!

Parabéns Fernando!

E eu me lembro, em 2006, quando o Fernando Amaral dizia, nas cadeiras cativas do Maria Lamas Farache, que a final do estadual seria em Mossoró.

Fiquei puto.

Dito e feito. Baraúnas campeão em cima do Potiguar. E o Fernando Amaral sempre respeitado por todos.

Meu ABC FC... Ficou a ver navios naquele ano, fazer o que?

Vou indo.

Sucesso ao FAFC, ao Futebol do RN e, sobretudo, ao ABC FC!

Abecedista.

Anônimo disse...

Pois é "Seu Fernando",
Ninguém duvide da força da internet !!!!
Fico muito orgulhoso em saber que esse "amigo irmão" é lido internacionalmente e por vários cantos do Brasil. Sinto uma satisfação especial em saber que lá atrás o que era idéia e bate papo se transformou em realidade. Que realidade !!!
Agora quem deixa seus comentários tem maior responsabilidade tbem.
Parabéns !!
Quem sabe esse Bolg conseguirá inspirar mentes pré históricas do nosso futebol. Sou brasileiro e não desisto nunca!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog e continue sendo sincero!
Muito sucesso para vc e para o meu, do RN, ABC FC!
Saudações alvinegras

Anônimo disse...

Paranens Fernando! Você merece! Sou leitor assiduo do seu blog... faço isso porque sei da qualidade das informações e matérias publicadas aqui, gosto do seu estilo, seu cuidado com o texto, sua imparcialidade, enfim, concordo com a maioria de suas idéias, quem sabe os dirigentes não aprendem com você... garanto como eles o leem. Desejo-lhe muito sucesso e que não pare de escrever, quem sabe novos avanços?! Novas mídias, línguas, formatos?! Um grande abraço do seu leitor, Marcelo.

Unknown disse...

Amaral, por favor, leia este pequeno texto sobre Leandro Sena

Uma rezadeira de João Pessoa está pedindo por tudo no mundo para que Leandro Sena não jogue mais de chuteiras brancas. Ela jura que melhor será se Leandro passar a jogar com as chuteiras em cor tradicional, ou seja, predominante preta.


Nascida em Macaíba/RN, mas morando na capital paraibana há mais de 38 anos, virá de João Pessoa a Natal não apenas para a missa de Nossa Senhora da Apresentação ( Festa da Padroeira ), bem como para ver o jogo do ABC contra a Ponte Preta. Torcedora fanática do Alvinegro ainda do tempo do Estádio Juvenal Lamartine, Dona Maria Dantas já mandou seu neto, Paulo Lucas Dantas, comprar o ingresso do jogo.



Falou que vem dedicando suas orações ao meia do ABC todos os dias e que está mentalizando Jesus Cristo ungido Leandro Sena com todas as bênçãos e luz. " Meu mestre é Jesus, só mentalizo o bem, só faço o bem e Leandro já está recebendo toda a luz de Deus. Ele é um menino bom e trabalhador. A luz de Deus está sobre ele. Vou vê-lo jogar contra a Ponte ". Com uma reza forte dessa, acho que Leandro Sena já está mais do que protegido para enfrentar a Macaca Campineira. "Tudo tem seu tempo e o tempo é o de Deus", sentencia Dona Maria ao acreditar que o dia de Sena chegou.



Fica uma pergunta no ar: será que Leandro Sena vai aceitar a sugestão de sua "madrinha de oração" ?



A ilustre torcedora vai ser devidamente recepcionada por nós, moradores da Praia de Ponta Negra.

Forte abraço

Carlinhos

Anônimo disse...

Fernando, deixo aqui registrado os meus parabéns pela enorme (e diversificada) audiência do vosso blog. Sempre passo por aqui e aprecio seus comentários, na grande maioria das vezes, afinados com meu particular ponto de vista. Continue assim. Abraço.