domingo, novembro 30, 2008

Ficamos e é hora de comemorar, mas depois talvez seja bom um pouco de reflexão...

Lá se vão às últimas horas da madrugada, logo o sol estará “rasgando” o manto negro da noite e enchendo de luz essa parte do planeta.

São 04h e 01 minuto de domingo e só agora me predispus a escrever, pois não queria me deixar influenciar pelos fatos.

Essa talvez seja a maior vantagem do blogueiro, é possível parar, pensar e então sentar e escrever.

Tenho a meu lado os meus três vícios e com eles rompo as madrugadas...

Tudo pronto, pois há coca cola no copo de metal (adoro esse copo) e gelo o bastante para alegrar qualquer pingüim, o café está fumaçando e não existe risco do cigarro acabar (meus amigos vão adorar, após a minha morte, passar horas e horas a dizer que meus excessos abreviaram minha vida).

Mas enquanto isso não acontece, vamos ao que realmente interessa a quem por aqui passa; a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Não houve nenhuma injustiça, nem nada a lamentar...

O Corinthians foi o legitimo campeão e, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri, ascenderam a Série A com todos os méritos.

Entre eles e os rebaixados, estão os frustrados e os aliviados.

Os primeiros se dividem em escorregamos quando não podíamos escorregar (Vila Nova, Bragantino e Juventude) e reagimos tarde demais (Ponte Preta).

Entre os aliviados, existem os que estão contentes por terem tido a conta do chá (São Caetano e Ceará), os muito felizes pela reação (Bahia e Paraná) e os que agora, só querem ficar “deitados” e quietos, esperando a tremedeira passar (ABC, Brasiliense, América e Fortaleza).

No fim da fila, estão Marília, Criciúma, Gama e CRB, esses nada têm a reclamar, pois durante toda a competição, mostraram sempre uma forte inclinação para disputar a Série C...
Conseguiram!

Sobre América e ABC, digo que sinto o mesmo alivio e satisfação que todos os seus torcedores, mas digo também que há muita reflexão a ser feita.

Porém, não creio que seja o momento de se falar sobre o assunto, pois os lúcidos sabem os riscos que correram e os apaixonados, esses, nunca sabem de nada e quando alguém lhes conta, desembainham o florete da fantasia e avançam sobre quem ousou mostrar as rachaduras do muro que para eles sempre é inexpugnável.

De qualquer forma, parabenizo aos jogadores do ABC, pois nem tudo foi um mar de rosas para eles nessa competição.

Parabenizo aos esforçados jogadores americanos, pois conseguiram nas últimas rodadas do campeonato, resultados que acabaram com justiça os afastando do precipício...

E termino parabenizando as duas torcidas, mas principalmente os que ao longo das 38 rodadas mantiveram sua lealdade e compareceram aos estádios, mesmo quando tudo parecia ir de mal a pior.

Aos dirigentes, digo que reconheço o esforço, a vontade de acertar e o enorme amor que todos têm por seus clubes, mas digo também, que é preciso buscar uma maior profissionalização...

Choramingar pelo que nos falta e bradar contra o que os outros têm não vai nos tornar menos carentes e nem vai fazer ninguém descer até nosso nível...

É na Avenida Paulista e não na Salgado Filho que se concentra o PIB brasileiro, é a Globo e não a TV União que dita modelos para o país.

A Federação Paulista não distribui cotas entre os participantes de seus campeonatos por ser boazinha, mas por estar no “olho do ciclone” econômico...

Mesmo que Botafogo e Comercial não arrebanhem tantos torcedores como América e ABC, Ribeirão Preto e sua circunvizinhança detêm um poder de compra muito superior a Natal e João Pessoa juntas.

Portanto, se alguém anunciar rapadura na camisa de qualquer um desses times, venderá rapadura numa quantidade muito maior, mesmo que eles não passem da fase da primeira fase do campeonato local.

Para encerrar, compreendo cada desabafo, pois não é fácil a suportar a pressão, assim como sei o quanto deve doer, ouvir acusações levianas e saber que as bocas agora cheias de sorrisos, foram às mesmas que cuspiram infâmias e vomitaram injurias...

Porém é assim a vida e assim são os homens, só nos resta então, recolher as lonas, guardar as bugigangas e descansar um pouco.

Breve 2009 baterá a porta e o circo vai precisar seguir seu caminho, os aplausos e apupos estarão sentados na primeira fila, a espera da grande piada do palhaço ou da queda do malabarista que lança bolas ao ar, enquanto caminha sobre a corda bamba.

4 comentários:

Anônimo disse...

Abecedista apaixonado, creio que foram muitos os erros em 2008.

Espera-se em 2008 a superação deles e que o clube consiga novos passos no Futebol profissional.

Abecedista.

Anônimo disse...

Perfeito o seu texto. vou falar do meu ABC, as pespectivas para o mais querido para 2009 não são nada animadoras, o time ja entra o ano com um deficit de mais de um milhao de reais e o pior de tudo é essa visão tacanha e amadora do nosso presidente e seus puxa sacos.

Anônimo disse...

Fim de festa e alívio para o futebol Potiguar mas não se pode virar o ano sem esquecer de alguns fatos:
1)O Corinthians foi à Natal com um time reserva. Acho que tamanho descaso e desrespeito com o Campeonato "passa em branco" para a torcida potiguar porque o América foi beneficiado. Devemos lembrar que o mesmo Corinthians quando caiu da Série A falou absurdos do time do Internacional e até insinuou que os jogadores estavam "vendidos".
Agora quem lamenta e reclama é o Marília alegando que se o Corinthians tivesse ido completo "não cairia". Interessante: o mesmo Marília que transferiu para o Paraná, por uns cobres a mais, o seu jogo em casa com o Corinthians e, longe da pressão do seu Caldeirão, só empatou. "Se" tivesse ganhado não estaria rebaixado.
2) O Fluminense, treinado por Renato Gaúcho, "poupou" seus titulares (eufemismo para não chamar de time reserva)contra o Náutico no Maracanã no primeiro turno e perdeu o jogo. A imprensa toda aplaudiu porque afinal de contas o Fluminense tinha uma "Libertadores" ao mesmo tempo.
Por ironia do destino e do futebol, o mesmo Renato Gaúcho tenta tirar o Vasco do sufoco e, não fosse a derrota do Fluminense para o Náutico, o Vasco estaria em vantagem em relação ao Náutico e o Fluminense nem precisaria desse empate com o São Paulo.
3)Ontem em entrevista ao Bem Amigos o querido Dinamite pede ao Santos e Internacional que "façam sua parte" (???) diante dos adversários e que o campeonato "não acabou" (para o Vasco, é lógico!!!).
Pois é, a velha ÉTICA se distorce à medida que é interessante a alguns e desinteressante a outros e a "imprensa global" tambem se ajusta à ela.
No ano que vem, antes de ABC e América, Fluminense e Vasco e cia fizerem seus planejamentos, lembrem primeiro de uma coisa: 3 PONTOS CONQUISTADOS NA PRIMEIRA RODADA VALEM OS MESMOS 3 PONTOS CONQUISTADOS NA ÚLTIMA !!!

Unknown disse...

Babo com os seus textos.
Parabéns pelo blog, sou leitora assídua.