segunda-feira, dezembro 26, 2011

Um encontro com Judas Tadeu no Natal...



O convite.

Na sexta-feira verifiquei uma chamada perdida em meu celular, e, como normalmente faço, retornei a ligação...

Para minha surpresa na ponta da linha atendeu Judas Tadeu, ex-presidente do ABC FC.

Judas foi direto ao assunto: “vou reunir alguns amigos e a imprensa no sábado no restaurante Tábua de Carne e conto com sua presença”, disparou.

Perguntei a que horas seria o encontro e ele respondeu; “meio dia e meia”! “Você vai”?

Tentei argumentar que não sou muito de festas, mas Judas, rápido como Jesse James, me interrompeu e disse: “Vá, espero você lá”.

Aceitei.

Saindo de casa.

No sábado ainda relutante, levantei, tomei banho, amaldiçoei ter dado férias para Dona Graça, pois sem ela, não consigo achar absolutamente nada e fui tomar banho...

Quando saí do banho, percebi que não teria o meu café quentinho de todos os dias e voltei a amaldiçoar as férias da minha “escudeira”.

Subi, decidido a não me estressar na busca de meias, cuecas e todos os assessórios que ela deixa simetricamente arrumados na cama, enquanto reclama do calor, das dores nas costas e dos “noiados” que diariamente lhe filam cigarro no caminho para o trabalho.

Mas como tudo que já está ruim, sempre pode piorar, ao vestir a calça recém-comprada, verifiquei que o número era menor.

Puta que pariu, comprei duas, agora f... lá vou ter que ir a loja trocar.

Atraso na certa!

Finalmente consegui sair e antes de me dirigir ao Tábua de Carne, passei na loja, deixei as calças, pedi desculpas ao vendedor e marquei para pegar na terça-feira.

No Tábua de Carne.

Ao chegar, como não podia deixar de ser, já havia muita gente no local...

Judas veio em minha direção, abriu um largo sorriso (creio que ele não acreditava que eu fosse), me deu um abraço e disse: “estou feliz com sua presença, obrigado por ter vindo”.

Sentei, conversei um pouco com os convivas e esperei...

A fala de Judas Tadeu.

Demorou um pouco, mas quando Judas Tadeu tomou a palavra, percebi que ele estava tranquilo...

Chegou a brincar dizendo que ia imitar o “Faustão”, já que estava com as mãos cheias de anotações.

Suas primeiras palavras foram para lamentar que alguns, segundo ele, o acusem de torcer contra o ABC e a atual administração...

- “Sou torcedor do ABC e só do ABC”...

- “Nunca torci e nem nunca torcerei contra meu clube”.

- “Como qualquer torcedor do ABC, quero meu clube vencendo sempre”.

A cada frase, Judas procurava olhar nos olhos de cada um dos presentes.

Depois, pegou uma folha onde estavam listadas uma a uma, as realizações da administração Rubens Guilherme...

Leu uma por uma e elogiou cada uma delas.

Não fez uma critica sequer, não levantou um só senão e afirmou enfaticamente que Rubens Guilherme era um homem integro e dedicado ao ABC.

- “Até aqui, não sou candidato a nenhum cargo diretivo no ABC”...

- “Rubens afirma que não pretende continuar e eu, digo: se ele mudar de ideia, terá meu apoio e o apoio de meu grupo”...

- “Só serei candidato, caso seja chamado ou sinta que algum aventureiro queira lançar mão da presidência do clube”...

- “Caso nenhuma das hipóteses aconteça, permaneço onde estou e me coloco a disposição para dar minha contribuição”.

- “O ABC cresceu, continua crescendo e não pode correr nenhum risco”.

Claro que há em Judas o desejo de um dia quem sabe, voltar ao comando do ABC, mas não percebi falsidade e nem engodo no que disse.

Senti que ele respeita Rubens Guilherme e que caso o atual presidente mostre o desejo de ficar, vai apoiá-lo como afirmou.

Dando continuidade, Judas falou das realizações de seu período, não o fez com soberba, mas como quem conta uma história...

Lembrou-se de cada detalhe, citou aqueles que lhe emprestaram o apoio e lhe estenderam as mãos e emocionado falou de sua eterna gratidão ao Senador Garibaldi Filho.

Num determinado momento, Judas Tadeu disse ter em mãos a listagem com todos os jogadores profissionalizados em sua administração e os contratados...

Todos riram e pediram para que ele evitasse ler o nome de um por um, pois assim, corríamos o risco de passar a ceia natalina por lá...

Judas então sorriu e disse: “cometi erros sim e aqui vai o nome de alguns”...

Leu alguns nomes – que vou omitir por achar irrelevante citá-los.

Mas a lista foi grande.

Depois falou daqueles que considerou acertos e agradeceu a cada um deles o empenho ao vestir a camisa do alvinegro.

O momento mais tenso aconteceu quando Judas foi questionado sobre se o ABC lhe devia dinheiro...

Seu semblante mudou, mas não havia raiva e sim, decepção em sua face...

- “Em um determinado momento, abri mão de 400 mil reais”...

- “Abri literalmente e, portanto, nada tenho a reclamar, mas depois, reuni todos e disse que continuaria a emprestar meu nome caso o ABC precisasse do meu aval”...

- “E assim foi feito, mas avisei que os avais precisariam ser honrados pelo clube, pois eu já não tinha condições de arcar sozinho”...

- “Avisei e confiei”.

- “Entretanto, quando deixei a presidência do ABC, continuei a pagar os avais dados a instituições financeiras e empréstimos que fiz junto a amigos”...

- “Alguém lá dentro, lançou dúvidas sobre o valor desses avais”...

- “Solicitei então, que chamassem a Polícia Civil, Militar, Federal ou quem quer fosse e investigassem item por item... batessem contas”.

- “Ainda estou aguardando e honrando mensalmente minha assinatura junto aos credores”...

O espanto foi geral quando Judas ainda que hesitante, disse o montante do que já pagou somado ao que ainda terá que pagar: R$ 2000.000,00 – isto mesmo, dois milhões de reais.

Diante do silencio geral, Judas sorriu e disse: “tudo tem solução”!

Agradeceu a presença de todos e voltou a dizer que sua intenção naquele momento era fazer uma prestação de contas tranquila, sem arroubos e sem mágoas e pediu que no próximo ano, os jornalistas e blogueiros, evitassem especular sobre eleições antes de novembro...

- “Vai ser um ano difícil, mas sei que o ABC pode fazer bonito e, por isso, tratar de eleição antes de novembro será um desserviço ao clube”...

- “Vamos deixar a atual direção trabalhar em paz e então, depois de terminada as competições, ai sim, sentaremos, analisaremos o quadro e cada um tomará seu rumo”.

Foi isso.

Bem, como o texto ficou grande, vou tentar ser objetivo em minha analise do que vi e ouvi no restaurante Tábua de Carne.

Judas me parece, tirou boas lições do tempo em que administrou o ABC e do tempo que se viu distante das decisões.

Já não exala ranço, nem tão pouco dispara uma metralhadora giratória...

Foi elegante com Rubens Guilherme, mas transpareceu ter alguma mágoa com algumas pessoas...

Porém, em nenhum momento citou qualquer nome.

Todas as vezes que citou alguém o fez elogiosamente – alguém pode dizer, então é fácil saber de quem ele não gosta: bastou ter prestado atenção em quem ele não citou...

É verdade, mas esse é um problema pessoal de Judas e não da minha ou da sua alçada, meu caro leitor.

O melhor, no entanto, foi quando Judas Tadeu disse que se arrependia dos embates com imprensa, pois segundo ele, aquele que assume um lugar de projeção, está sujeito a criticas...

- “Quem não quer ser criticado deve ficar em casa, no comando do ABC, do América ou de qualquer clube ou instituição, a critica sempre vai estar presente”...

- “Eu errei ao me insurgir contra as criticas, devia ter brigado somente contra as opiniões sem base e as injustiças”.

No final das contas foi um encontro proveitoso e eu, espero sinceramente, ter participado de um momento feliz de um homem que me pareceu em paz consigo mesmo. 


Nenhum comentário: