sexta-feira, agosto 16, 2013

Rodriguinho do América Mineiro - sua atual situação e a verdade sobre sua saída de Natal...



No texto abaixo, Edi Souza, representante do meio-campista Rodriguinho conta algumas passagens sobre a atual situação do jogador e como o colocou no mercado do sudeste e como chegou a ele.

Nessa longa e interessante história, há um trecho em que Edi fala sobre minha pequena participação.

Participação da qual me orgulho por duas razões.

Percebi que permanecendo aqui, Rodriguinho acabaria se tornando mais um a se perder e, então, resolvi intervir.

Indiquei a Edi por ter sido ele me apresentado por meu filho Alexandre e por descobrir que se tratava de um sujeito cujo nome não causava repudio ou repugnância a ninguém.

Edi, só comete um equívoco – pelo tempo já assado, normal.

Fui eu que indiquei Nêgo a ele...

Por razões parecidas com as de Rodriguinho, mas não iguais.

Quando falei de Rodriguinho, ele, naturalmente buscou informações sobre o jogador e, as procurou junto à Nêgo, que já estava com ele em São Paulo.

Nêgo, confirmou o que eu tinha dito e o assunto tomou rumo próprio.




AS MENTIRAS, AS VERDADES E AS SATISFAÇÕES PROPORCIONADAS PELO FUTEBOL

Por Edi Souza.

Não gosto muito de usar desses artifícios para justificar situações, porque as verdades por si só já me satisfazem. 

Mas vamos lá...

Hoje aconteceram duas situações distintas, mas que servem para confirmar três pontos reais:

 1) Rodriguinho é o assunto do momento do futebol brasileiro. 

2) Existem pessoas de caráter no futebol. 

3) Existem pessoas aproveitadoras e mentirosas no futebol.... 

Explico!

1) Concluo que Rodriguinho é a bola da vez, porque recebo inúmeras ligações de empresários, imprensa, clubes, amigos fazendo perguntas e consultas sobre o jogador. 

Eu explico exatamente a situação como deve ser explicada, respeitando todas as partes, pois é assim que trabalho. 

Hoje recebi a ligação de um clube mexicano através de um agente brasileiro que mora nos Estados Unidos. 

Recebi também a ligação de um amigo pessoal que estava ladeado de um diretor de um gigante clube brasileiro querendo saber detalhes sobre a possibilidade da compra do jogador. 

Existem muitas consultas, pesquisas e talvez, a insistência do América Mineiro em exigir o pagamento da multa integralmente, afaste a possibilidade de uma proposta oficial. 

E é totalmente compreensível a postura do clube mineiro, afinal, agora sim, até onde sei, Rodriguinho é cobiçado por 8, dos 10 maiores clubes do futebol brasileiro. 

Fico feliz!

2) Existem pessoas de caráter, porque nessa ligação do amigo que citei, o diretor executivo que estava ao lado se dizia envergonhando para falar comigo, pois em 2010 ele havia negado um pedido feito por mim na indicação do próprio Rodriguinho, e em 2011, me pediu uma informação e não deu crédito no que foi dito por mim. 

Pedi ao amigo que passasse o telefone e que eu falaria sem qualquer tipo de ressentimento, afinal não sou o dono da verdade. 

O fato é que em 2011 esse executivo me ligou pedindo informações sobre o Romarinho, e mesmo após minhas boas informações preferiu não contratá-lo. 

Mas a justiça foi feita, fazendo com que ele fosse para o Bragantino e agora no Corinthians. 

Em 2010, eu liguei e pedi uma ajuda, fazendo a indicação do Rodriguinho, assim como fiz com nos principais clubes do interior da primeira divisão do estado de São Paulo, sem sucesso.

Relendo novamente o e-mail que ele fez questão de me enviar novamente com sua resposta, notei que eu havia assumido as responsabilidades salariais caso o Rodriguinho não demonstrasse a qualidade indicada. 

E mesmo assim houve uma recusa com a alegação de que o jogador era do nordeste, poderia não se adaptar e o clube recebia muitas indicações diárias de jogadores que se destacavam por aqui mesmo. 

Na época respondi o e-mail explicando que minhas indicações em jogadores desconhecidos eram feitas de maneiras minuciosas e estudadas, e mesmo assim, a resposta foi não. 

Não guardei ressentimentos porque no futebol já ouvi muito isso, inclusive referente a jogadores que depois serviram/servem seleção brasileira. 

E também, porque praticamente 8 dos 10 clubes indicados me disseram não. 

Sem contar os clubes de outros estados.

Pode até ser que por obra das injustiças da bola Rodriguinho não chegue a seleção e outros que já tive o privilégio de indicar e não tinham tanta qualidade conseguiram chegar, mas o fato é que qualidade para esse jogador, não falta!!!

Faço questão de destacar esse assunto, porque muito embora o diretor se sentiu envergonhado, o fato de ter dito a verdade e se desculpado do seu erro (que ao meu ver não é exatamente um erro), ao menos reconheceu que poderia ter confiado em mim.

Fiquei Feliz!

3) Existem aproveitadores e mentirosos no futebol: 

Por outro lado, na ligação do agente brasileiro sobre o interesse do clube mexicano, ele me informou que já havia feito a tentativa em contratar o jogador no final de 2011, mas o contato foi feito com outra pessoa (agente não credenciado) que alegou conhecer e ter revelado RODRIGUINHO no ABC e tê-lo indicado ao Bragantino. 

Conheço muito bem essa pessoa, e liguei para ela. 

Fui surpreendido com a história que me contou, relatando histórias verídicas sobre a carreira de Rodriguinho desde a base no ABC, como se ele realmente estivesse vivenciado e acompanhado tudo.

Fiquei indignado, confesso que por um minuto pensei em armar uma cilada para desmenti-lo, mas respirei fundo, pedi desculpas e disse que ligaria em 15 minutos. 

Pensei bem, e resolvi desmenti-lo diretamente, sem exageros e sem alarmes, afinal a verdade dita nos olhos ou diretamente tem efeito imediato e definitivo. 

A baderna ou o divulgação desnecessária fere o ego e gera revoltas e mais mentiras.

Dentre as histórias contadas, me revelou que Rodriguinho não tinha pai e que era filho único, que foi criado apenas pelo padrasto que o considera como filho e tal...

Parte dessa história é verídica, mas Rodrigo tem pai sim, e inclusive não é filho único, e a consideração pelo seu padrasto é recíproca.

Enfim, a mentira nunca é perfeita, e tive a oportunidade em desmascará-lo e cortar relações, pois onde existe uma relação apenas profissional e muita mentira, não há porque insistir nela...

Mas para mim, no futebol isso não é novidade, pois várias vezes, alguns agentes me ligavam oferecendo jogadores que já trabalhavam comigo, inclusive mostrando "falsas" autorizações.

Fico triste!

O fato é que em Abril de 2008 fui à Natal, fiz o acerto para representar o Rodriguinho, fui muito bem recepcionado por ele, pelo pai Sr. Marinho, na sequencia houveram muitas "brigas" com o ABC que não aproveitou o talento do jogador, mas acabamos acertando a rescisão e trazendo ele para São Paulo, onde consegui um investidor e um clube (Bragantino) para que ele pudesse mostrar seu belo futebol.

Durante o afastamento no ABC e a apresentação ao Bragantino, foi um período difícil para o jogador, mas ele nunca desacreditou que eu iria deixar de cumprir o que foi pactuado, e eu nunca desisti de acreditar que ele iria arrebentar, mesmo diante de tantos NÃO! 

Rodriguinho nunca deu "migué", nunca foi de ficar pedindo coisas e dinheiro, nunca deixou de se dedicar, nunca ficou "metendo marra", praticando modismo desnecessário.

Sempre foi muito sóbrio e inteligente ao conceder entrevistas.

Não tenho dúvidas de que logo estará num grande clube brasileiro e não economizo palavras em dizer que se tivesse num clube de série A, já estaria na seleção brasileira, pois ele tem muito mais a render ainda.

O repertório ali é extenso e de qualidade.

Brincadeiras à parte, sempre digo à ele que tenho direito a metade desses gols que ele faz de longe (RISOS).

E que não são poucos e nem para qualquer um.

Cheguei até Rodriguinho após a indicação feita pelo meu amigo e jogador, Nêgo e coincidentemente também, indicado pelo meu amigo Fernando Amaral, a quem devo gratidão pela amizade sincera.

Nunca me pediram um centavo pela indicação. 

Na oportunidade do nosso encontro, percebi que além de craque, tratava-se de uma pessoa inteligente e que sábia onde queria chegar...

Um encontro com Rodriguinho e "Seo Marinho", depois com Rodriguinho e "Dona Salete" selaram nosso acordo e foi assim que tudo aconteceu.

Quando chegou em SP, me encontrei com Rodrigo num hotel em Itu, e ele veio acompanhando do seu ex-treinador ainda na base do futsal, Prof. Ernane, que foi quem o buscou no aeroporto. 

E logo ele me apresentou dizendo que o Prof. Ernane era um amigo que o ajudou muito, e que ele tinha muita consideração e gratidão. 

Ali, naquele instante tive outra prova de que ele era diferente, pois quem não tem gratidão, não tem caráter.

Essa é a verdade que não pode ser contestada, nem contada de outra forma por ninguém.

 Fico feliz!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

No momento, o Rodriguinho não deu nenhum salto de qualidade em sua carreira de atleta. Esse papo furado de que 8 ou 10 clubes estão interessado no jogador é vigarice de empresário - é o velho leilão, mais do que manjado do meio. Rodriguinho é um jogador mediocre, até por que se fosse essa velocidade toda que seu procurador pinta, Cruzeiro e Galo já teriam demonstrado algum interesse no cara.

Edi Souza disse...

Fernando, meu amigo obrigado pelo carinho de sempre. Quero ratificar sua publicação e o seu comentário em que não citei sobre a indicação do Nêgo, é verdade! Tiveram ainda outras indicações, como o João Paulo, e do Adalberto que era do América... Faço questão de ratificar também que te conheci por intermédio do Alexandre, seu filho e amigo por quem tenho grande estima, que por obra das injustiças do futebol não virou um jogador de sucesso, mas é um homem de bem na nossa sociedade. Parabéns!!!

Edi Souza disse...

Me desculpe, mas vou fazer uso do espaço que considero democrático dentro de uma discussão ampla e sadia concedida publicamente pelo meu querido Fernando Amaral, e não vou deixar sem resposta os seus leitores e nem sem informações oficiais o tal "anônimo" que publicou seu desabafo sem fundamentações. E vou numera-las.
1) Rodriguinho foi considerado ainda no ABC uma grande promessa, e isso ja demonstra a sua qualidade, pelo menos aos olhos da torcida abecedista e de boa parte da imprensa, que concorda comigo. 2) É o jogador mais cogitado da série B atualmente, entre os clubes da série A. 3) Completa amnhã (17.08) 100 jogos com a camisa do América. 4) É o autor do gol mais bonito da arena Jacaré e portanto recebeu uma placa de homenagem e tem seu nome gravado na galeria do estádio. 5) Foi eleito em 2011 o melhor meio campo do campeonato mineiro. 6) Ainda em 2011/2012 foi visto e observado pelo Milan, através do seu observador Sr. Ariedo Braida, e a sua "qualidade" foi realçada por esse ícone do futebol mundial. 6) Recebi interesses e contatos do méxico e da Lazio (ITA) em 2013 sobre a possibilidade de negociação no jogador. Só por esses tópicos, o jogador demonstra que já deu um grande salto na sua carreira, desde quando saiu do seu querido bairro das rocas para chegar onde está. Ou estou errado?
Fico triste em ler que sou cotado como vigarista, principalmente quando o leitor anônimo se refere conhecer o meio, e os métodos manjados utilizados por "alguns" empresários, pois se o anônimo acredita mesmo conhecer esse meio, deveria saber que não foi publicado nenhuma besteira ou inverdade.
Dizer que Rodriguinho é um jogador medíocre é algo que só uma pessoa anônima e sem rosto pode comentar, porque um admirador do bom futebol, mesmo que oposicionista, saberia reconhecer com elegância a qualidade e o atual momento dessa cria abecedista.
O atual diretor do Cruzeiro, Alexandre Mattos era diretor do America quando Rodriguinho foi contrato, portanto, o Cruzeiro ja demonstrou interesse no jogador. Por outro lado, o Atlético Mineiro também, recentemente já demonstrou interesse em contratá-lo, e isso não sou eu quem estou falando, isso é público pelos comentários do Cuca e do presidente Alexandre Kalil.
Ja que citei nomes de pessoas, agora cito os clubes: Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Palmeiras, Inter, Grêmio, Atletico, Cruzeiro, Atletico PR, e outro gigante que pediu sigilo, sem contar alguns clubes da série B.
A multa do Rodriguinho é de 20 milhões para o Brasil e 58 milhões para clubes do exterior. E oficialmente ja existe proposta de 7 milhões de reais. Espero ter sido bem transparente sem qualquer tipo de vigarice.