sábado, janeiro 09, 2016

Para quem pretende remodelar seu programa de sócio torcedor...

O que o sócio torcedor quer

Estudo revela que desconto em ingresso, prioridade na compra e direito a voto são as contrapartidas mais importantes na decisão de um torcedor na hora de se associar

Rodrigo Capelo

O que faz alguém virar sócio torcedor de um time de futebol? 

O preço é decisivo. Por mais que se goste, se a mensalidade for maior do que o poder de compra, não tem jogo. 

Mas há mais que o clube pode oferecer para convencer o sujeito a se associar. 

Rodolfo Ribeiro, professor de administração e marketing e líder do núcleo de pesquisas em futebol do Senac em São Paulo, fez um estudo para colocar em ordem o que é mais atrativo ao torcedor.

A relevância dos atributos apurada pelo acadêmico, com colaboração dos alunos Beatriz Yamasaki e Bruno Teixeira, é a seguinte:

1º Desconto nos ingressos;
2º Prioridade de compra dos ingressos;
3º Direito a voto nas eleições do clube;
4º Desconto no estádio (alimentação, estacionamento etc.);
5º Kit de boas-vindas (com uniforme);
6º Experiências exclusivas (viagem com jogadores, eventos etc.);
7º Pontos em programa de fidelidade;
8º Recebimento de revista oficial do clube;
9º Desconto em produtos de parceiros.

Participaram da pesquisa 312 pessoas, com idade média de 29 anos, 79% delas homens e 21% mulheres. 

Todos responderam várias vezes, em situações que alternavam os benefícios, se topariam ser sócios-torcedores ou não. 

Os pesquisadores aplicaram nos dados colhidos a regressão logística, um método para descobrir qual das variáveis é mais importante na decisão de compra do consumidor. 

Dá, inclusive, para comparar um atributo com o outro. 

Indústrias, fora do futebol, usam esses cálculos para saber que atributos de uma manteiga precisam existir para que você a compre pelo maior preço possível.

1º Desconto nos ingressos (19 vezes);
2º Prioridade de compra dos ingressos (17 vezes);
3º Direito a voto nas eleições do clube (13 vezes);
4º Desconto no estádio (9 vezes);
5º Kit de boas-vindas (9 vezes);
6º Experiências exclusivas (6 vezes);
7º Pontos em programa de fidelidade (4 vezes);
8º Recebimento de revista oficial do clube (3 vezes).

A leitura desta lista funciona assim: em planos com preços iguais, desconto em ingressos é 19 vezes mais efetivo do que desconto em produtos. 

A prioridade na compra, 17 vezes. 

O direito a voto, 13 vezes.
Quase todo clube de futebol da primeira divisão brasileira dá desconto em ingresso e prioridade de compra. 

O direito a voto nas eleições para presidente, no entanto, é uma raridade. 

Dirigentes ainda não se deram conta de que um pouquinho mais de democracia num time é capaz até de aumentar a receita no final da temporada.

A má notícia é que o único fator que se tornou universal no país – graças à Ambev e ao grupo de empresas coordenado por ela que dá descontos em cerveja, refrigerante e TV por satélite – é justamente o que tem menos influência na decisão de compra do torcedor.

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