O que o sócio torcedor quer
Estudo revela que desconto em
ingresso, prioridade na compra e direito a voto são as contrapartidas mais
importantes na decisão de um torcedor na hora de se associar
Rodrigo Capelo
O que faz alguém virar sócio
torcedor de um time de futebol?
O preço é decisivo. Por mais que se goste, se a
mensalidade for maior do que o poder de compra, não tem jogo.
Mas há mais que o
clube pode oferecer para convencer o sujeito a se associar.
Rodolfo Ribeiro,
professor de administração e marketing e líder do núcleo de pesquisas em
futebol do Senac em São Paulo, fez um estudo para colocar em ordem o que é mais
atrativo ao torcedor.
A relevância dos atributos
apurada pelo acadêmico, com colaboração dos alunos Beatriz Yamasaki e Bruno
Teixeira, é a seguinte:
1º Desconto nos ingressos;
2º Prioridade de compra dos
ingressos;
3º Direito a voto nas eleições do
clube;
4º Desconto no estádio
(alimentação, estacionamento etc.);
5º Kit de boas-vindas (com
uniforme);
6º Experiências exclusivas
(viagem com jogadores, eventos etc.);
7º Pontos em programa de
fidelidade;
8º Recebimento de revista oficial
do clube;
9º Desconto em produtos de
parceiros.
Participaram da pesquisa 312
pessoas, com idade média de 29 anos, 79% delas homens e 21% mulheres.
Todos
responderam várias vezes, em situações que alternavam os benefícios, se
topariam ser sócios-torcedores ou não.
Os pesquisadores aplicaram nos dados
colhidos a regressão logística, um método para descobrir qual das variáveis é
mais importante na decisão de compra do consumidor.
Dá, inclusive, para
comparar um atributo com o outro.
Indústrias, fora do futebol, usam esses
cálculos para saber que atributos de uma manteiga precisam existir para que
você a compre pelo maior preço possível.
1º Desconto nos ingressos (19
vezes);
2º Prioridade de compra dos
ingressos (17 vezes);
3º Direito a voto nas eleições do
clube (13 vezes);
4º Desconto no estádio (9 vezes);
5º Kit de boas-vindas (9 vezes);
6º Experiências exclusivas (6
vezes);
7º Pontos em programa de
fidelidade (4 vezes);
8º Recebimento de revista oficial
do clube (3 vezes).
A leitura desta lista funciona
assim: em planos com preços iguais, desconto em ingressos é 19 vezes mais
efetivo do que desconto em produtos.
A prioridade na compra, 17 vezes.
O
direito a voto, 13 vezes.
Quase todo clube de futebol da
primeira divisão brasileira dá desconto em ingresso e prioridade de compra.
O
direito a voto nas eleições para presidente, no entanto, é uma raridade.
Dirigentes ainda não se deram conta de que um pouquinho mais de democracia num
time é capaz até de aumentar a receita no final da temporada.
A má notícia é que o único fator
que se tornou universal no país – graças à Ambev e ao grupo de empresas
coordenado por ela que dá descontos em cerveja, refrigerante e TV por satélite –
é justamente o que tem menos influência na decisão de compra do torcedor.
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