domingo, agosto 02, 2009

ABC 1x0 Portuguesa... Foi no peito e na raça, nada além disso!

Para quem tem o compromisso de torcer apaixonadamente, pouco ou nada do que vou escrever aqui, será levado em conta, pois, afinal, o que importa é a vitória e nada, além disso...


A torcida do ABC está feliz, e nesse momento, duvido que a maioria deseje racionalizar.


Porém, é preciso uma avaliação racional.


O primeiro tempo foi absurdamente chato, só não foi pior, graças a entrevero entre Simão e Bosco, que acabou resultando na justa expulsão de ambos e o belo chute de Bruno Barreto aos 44 minutos que acabou no fundo das redes da Portuguesa.


Na segunda etapa, o ABC voltou apostando no contra ataque e até que esteve bem perto de marcar, mas com os atacantes que possui, creio que jogar no contra ataque não acabe resolvendo muita coisa...


Ontem Ivan e Ricardinho fizeram às vezes de atacantes, Ivan, enquanto suporta, corre, corre e corre, mas...


Ricardinho é insinuante, assanhado e veloz, mas...


Talvez fosse melhor ter alguém qualificado mais dentro da área do que dois velocistas correndo para lá e para cá, sem que os gols apareçam.


Porém, o ABC venceu e na soma geral, isso é o mais importante.


O que acabou me impressionando foi a torcida alvinegra que compareceu e vibrou como se a equipe tivesse conquistado um título, porém, vamos com calma, ainda tem muito chão para percorrer...


Talvez, Flávio Lopes acabe conseguindo com seu jeito mineiro de ser, o que Heriberto da Cunha e Arthurzinho não conseguiram: fazer um time limitado tecnicamente, se encher de brios e buscar na raça os resultados.

3 comentários:

Marcelo Régis disse...

Estou escrevendo hoje para dizer que discordo do título dessa reportagem. Acredito que afirmar que foi "no peito e na raça" APENAS é injusto! O primeiro tempo pode ter sido "chato" para quem não assistiu o jogo com os devidos olhos... Quem teve preocupação em enxergar a tática, técnica e estratégia dos clubes o jogo foi excelente. A Portuguesa, um bom time (para os que ja vi jogar no frasquerão), veio a natal "montada" no mesmo esquema tático 3-5-2 do ABC, com bons zagueiros e um excelente volante (camisa 7), porém seu sistema ofensivo apenas regular e incompetente pare penetrar na forte marcação e "retranca" alvinegra. Bem, o ABC diante da sua visível inferioridade técnica se propôs a jogar no contra ataque e com a marcação iniciando no meio campo. Estratégia eficiente e inteligente que deu resultado diante do bom time da Portuguesa. Gostei muito do espetáculo (não apenas do resultado), a partida foi de bom nível técnico e tático, para não dizer excelente, foi uma partida de estratégia e inteligência.
Fico feliz em constatar, apesar da clara limitação técnica, que o ABC avançou muito em relação aos primeiros jogos, e so verificar a campanha dos clubes nas últimas 3 rodadas. O técnico Flávio Lopes conseguiu estabelecer um padrão tático (e estratégico) a equipe, além de motiva-lá e acertar o posicionamento de atletas que não estavam sendo aproveitados ou muito pouco como Rogério, Marquinhos Mossoró, Ricardinho e o próprio Fabio Silva.
Olha, apesar das limitações a equipe alvinegra melhorou, principalmente nos últimos 3 jogos, devido a uma somatória de fatores: (1) O Técnico, na montagem, definição de estratégias e treinamento de um padrão tático; (2) Contratação e retornos do Departamento Médico de jogadores de boa técnica para a série B; (3) Maior público presente aos jogos.
Hoje o time alvinegro não é mais o mesmo em relação ao que iniciou a competição, afinal, esse tipo de competição proporciona muitas "remodelagens" e atualmente o ABC tem uma equipe com melhores condições de lutar contra o rebaixamento, tem um padrão tático e jogou de forma inteligente diante de suas limitações!

Gostaria de destacar o excelente jogo e versatilidade de Marquinos Mossoró (sei que não é nenhum Makulele!), Rogério que não vinha nem sendo relacionado por Arturzinho e Ricardinho, que mesmo não sendo um "Ronaldo fenômeno" envolveu a defesa da portuguesa, fez assistências importantes e foi responsável por boas jogadas e realizou uma excelente e digna atuação.

Não foi uma vitória apenas "no peito e na raça"! Mesmo que o jogo tivesse sido empate!

Anônimo disse...

Racionalmente, discordo de muita coisa escrita aqui.

Quase tudo.

...

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Marcelo Régis disse...

É verdade... discorda de você não significa que não somos racionais!