sábado, agosto 08, 2009

Só para ilustrar...

Como esclarecimento e subsidio para futuros comentários sobre a possível adequação do calendário brasileiro e suas implicações em relação à Conmebol.


A AFA (Asociación de Fútbol Argentino) tem seu calendário adequado ao calendário europeu a mais de dez anos, está em crise, mas o problema dos argentinos não está no calendário e sim, no mesmo problema que nós enfrentamos; má gestão, misturada a paixão e a crônica pobreza latino-americana (fruto de uma elite econômica arcaica, da luta pelo poder entre políticos de direita medievais e políticos de esquerda primatas).


Além da Argentina, Venezuela e Uruguai também adequaram seus calendários aos europeu, apenas invertendo a ordem dos torneios (Clausura primeiro e Apertura depois).


Porém, exceto o Equador que tem a sua Série A, todos os demais, seguem o modelo Apertura (abertura) e o Clausura (fechamento), que na verdade, são dois torneios distintos (não são considerados como turno e returno).


As equipes que disputam os torneios patrocinados pela Conmebol, são escolhidas através da soma de pontos do Apertura e do Clausura.


Calendário do Futebol Sul Americano...


Argentina: Clausura (fevereiro a junho) – Apertura (agosto a dezembro)


Brasil: Campeonato Brasileiro (maio a dezembro)


Bolívia: Apertura (fevereiro a julho) – Clausura (agosto a dezembro)


Chile: Apertura (janeiro a maio) – Clausura (julho a novembro)


Colômbia: Apertura (fevereiro a julho) – Clausura (julho a dezembro)


Equador: Série A (janeiro a dezembro – dividido em quatro etapas)


Paraguai: Apertura (maio a junho) – Clausura (julho a dezembro)


Peru: Apertura (fevereiro a julho) – Clausura (julho a dezembro)


Uruguai: Clausura (fevereiro a junho) – Apertura (agosto a dezembro)


Venezuela: Clausura (janeiro a maio) – Apertura (agosto a dezembro)


Ah, se você achou complicado, vai achar ainda mais, se resolver olhar detalhadamente cada um dos campeonatos do nosso criativo continente...


Talvez por isso, Guiana Francesa, Guiana e Suriname que estão localizados na América do Sul, tenham decidido deixar de lado a Conmebol e se filiado a CONCACAF.

Nenhum comentário: