sexta-feira, outubro 02, 2009

Ao meu leitor anônimo, respondo...

Infelizmente o leitor não se identificou, mas terá a atenção merecida e devida...


Antes respondo: “está tudo bem sim, estou com saúde, à família vai bem e minha consciência navega por águas calmas”.


Mas vamos lá...


Você me pede para apontar o que teria sido maior: a ascensão do ABC no segundo turno ou a queda do América...


É isso?


Apesar de serem situações inversas, a duas situações tem a mesma proporção, ou seja: a subida do ABC, se comparada com as demais equipes, é vertiginosa e digna de toda a admiração.


Por outro lado, a queda americana também causa vertigem e enjôos, pois para quem freqüentou a zona de classificação, era tida e havida, como uma equipe qualificada e capaz, sua débâcle impõe um questão crucial: o que teria acontecido?


Infelizmente, nunca saberemos a verdade, pois ninguém no América irá assumir a paternidade de tão feia cria, já no ABC, o sucesso tem nome e rosto: Flavio Lopes.


Um forte abraço e da próxima vez, deixe seu nome.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fernando Amaral,

Venho por meio desta mensagem, com o objetivo de expor a situação atual do tradicional esporte remo na nossa cidade e, em especial, da entidade regional dirigente deste esporte, a Federação Norte-Riograndense de Remo - FNR.
O surgimento do desporto Remo em nosso Estado remonta ao início do século passado, sendo o mais tradicional esporte olímpico praticado em nossa terra. Passaram pelas garagens dos clubes náuticos grandes nomes do desporto e da cultura norteriograndense.
Houve momentos gloriosos, porém o momento é de bastante dificuldade, principalmente pela prática deletéria de um pequeno grupo que se alojou na Federação Norteriograndense de Remo.
Nos estatutos da FNR consta que são fundadores da entidade o Centro Náutico Potengy, Sport Club de Natal e América Futebol Clube.
Muito nos honra saber que o América Futebol Clube emprestou o seu nome para ser uma das entidades fundadoras da Federação Norteriorandense de Remo. Contudo, este ato louvável está sendo usado, de alguns anos para cá, com um certo desvio.
A seguir detalharemos de que forma, mas antes, um pequeno parêntese.
Tradicionalmente tínhamos dois clubes de remo na cidade do Natal, os quais existem desde 1915, e que sempre foram os integrantes do colégio eleitoral que elegia os sucessivos presidentes da FNR, desde a sua fundação em janeiro de 1989 (antes disso o remo era vinculado a Federação Aquática).
Em 1996 surgiu um grupo de remadores que, no objetivo de expandir a prática do esporte remo, resolver fundar uma nova associação, que é denominada Clube de Regatas União, filiado a FNR, o qual já foi reconhecida de utilidade pública pela Lei 5.169/2000, do Município de Natal.
Assim, aptos à prática de remo, como especifica o edital da FNR , teríamos três clubes: Centro Náutico Potengy, Sport Club de Natal e Clube de Regatas União.
Apesar de fundador da FNR, o América F. Clube não participava da eleição da diretoria da entidade.
Para corroborar esta assertiva, há declaração expressa do então presidente da FNR, em inquérito civil instaurado pelo Ministério Público, no ano de 2001, que filiado à FNR só há os três clubes de regatas.
No entanto, nas últimas eleições da entidade tem comparecido o América Futebol Clube e o ABC Futebol Clube, a fim de participar com direito a voto no referido certame, a fim de que o atual dirigente sempre obtenha maioria na eleição ou reeleição da diretoria da FNR.
Nesse contexto, salvo melhor juízo, entendemos que os destinos da FNR devem ser decididos pelos clubes que realmente praticam remo, in casu, Centro Náutico Potengy, Sport Club do Natal e Clube de Regatas União.
É público e notório que o América e o ABC não possuem departamento de remo. Estes clubes têm tradição no futebol, tendo elevado o nome de Natal e do Rio Grande do Norte para além fronteira.
O presidente do ABC Futebol Clube, diante da constatação da falta de um Departamento de Remo em sua estrutura organizacional, atendendo o nosso pleito, fez um pedido de mudança de categoria de filiado, passando para filiado especial , nos termos do estatuto da FNR ou a sua desfiliação.
O América Futebol Clube, através dos seus representantes legais, apesar de ter sido contactado, no sentido de se abster de votar e decidir os destinos da FNR, já que não possui departamento de remo, nos informou que não poderá tomar a mesma iniciativa do ABC Futebol Clube.
Consideramos esta atitude como indigna da tradição deste clube, o qual está sendo utilizado por pessoas sem compromisso com o engrandecimento do remo, a fim de obter maioria na eleições da FNR.
Com o objetivo de divulgação destes acontecimentos, pelo grande alcance do seu Blog, trazemos estes fatos ao seu conhecimento, com a esperança de que venham a ser objeto de analise na sua resenha diária.
Tenho V. Sa. em grande conta admiração pelo bom trato com as palavras, principalmente por defender a moralidade no cuidado da coisa pública e, como destacado defensor da moralidade no esporte.
Atenciosamente,
Márcio Fabiano Lopes (m.fabiano@uol.com.br)
Natal, 01 de outubro de 2009.

Anônimo disse...

Sou torcedor do ABC e não sou radical. Acho que se o América for para série C o ABC não vencerá o EStadual de 2010. Motivo? A diretoria do ABC vai se acomodar por que o América vai tá na C e o ABC na B. Meus 5 irmão ( ABCdistas ) dizem que estou errado, mas não estou errado.

Sou Cláudio, mais conhecido como Cláudio Pimpão.

samuel filho disse...

ola fernando amaral, meu Nome é Samuel filho e não me indentifiquei simplismente porque me empoguei tanto com a minha pergunta que me esqueci de me indentificar, mais gostei da resposta e da atenção para comigo. parabens pelo seu blog.