sábado, outubro 24, 2009

Galatasaray x Fenerbahçe - Welcome to Hell!

Uma rivalidade levada ao limite, cujo resultado final é a violência desmedida que se espalha pelo campo e se alastra pelas arquibancadas...


Galatasaray e Fenerbahçe é o maior clássico do futebol turco e chega a ser considerado o clássico de maior rivalidade do mundo.


Istambul é dividida pelo estreito de Bósforo, que conecta o Mar de Mármara e o Mar Negro e fisicamente, separa a Europa da Ásia.


Capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano, Istambul era chamada pelos romanos de Bizâncio, depois, passou a ser conhecida por Constantinopla e no Império Otomano, recebeu a denominação de Istambul.


Hoje a cidade não é mais a capital da Turquia (Ancara tomou seu lugar), mas ainda é o centro cultural, universitário, industrial e econômico do país...


Galatasaray e Fenerbahçe dividem os seus 11.322.000 habitantes, quase ao meio e como a cidade, cada um ocupa um lado do Bósforo...


O estádio Ali Sami Yen do Galatasaray (conhecido como “inferno”) fica do lado europeu da capital e o estádio Sükrü Saraçoglu do Fenerbahçe, está do lado asiático.


Fundado em 1905 por estudantes, o Galatasaray Spor Kulübü, primeiro foi batizado de Glória, depois, Coragem, mas numa partida alguns adeptos chamaram os jogadores de “Galata Sarayi Efendilen” (Senhores do Palácio da Cidade) e então, surgiu o Galatasaray.


Já o Fenerbahçe Spor Kulübü foi fundado em 1907 e durante seus primórdios manteve suas atividades em completo segredo (como todos os clubes de futebol otomanas), pois as leis do Império Otomano proibiam que os jovens jogassem futebol, por ser um esporte das famílias inglesas.


Apenas em 1908, com a mudança na legislação, o futebol pode ser praticado livremente na Turquia.


A partir de então, Galatasaray e Fenerbahçe passaram a dominar o futebol turco e a disputa entre ambos, deixou de ser meramente um evento esportivo, para ser uma luta que beira o irracional e que quase sempre descamba para a violência.


O vídeo abaixo é apenas um dos muitos exemplos do que ocorre quando estas duas equipes se defrontam.


Segundo o site “Football Derbies” os dez clássicos de maior rivalidade no mundo são os seguintes:


01 – Fenerbahçe x Galatasaray (Turquia)

02 – River Plate x Boca Juniors (Argentina)

03 – Celtic x Rangers (Escócia) – A polícia européia considera esse, o clássico de maior risco.

04 – Olympiacos x Panathinaikos (Grécia)

05 – Estrela Vermelha x Partizam Belgrado (Sérvia)

06 – Genoa x Sampdoria (Itália)

07 – Roma x Lazio (Itália)

08 – Benfica x Sporting (Portugal)

09 – Palmeiras x Corinthians (Brasil)

10 – Wydad Casablanca e Raja Casablanca (Marrocos)


2 comentários:

Unknown disse...

Vou discordar um pouco desta lista. No lugar de Corinthians x Palmeiras, colocaria aí Grêmio x Internacional. O clima fica realmente tenso e Porto Alegre fica dividida. E digo mais, que embora seja flamenguista reconheço que nem Flamengo x Vasco ou Flamengo x Fluminense tem a rivalidade que os dois grandes do RS tem.

Carlos Henrique disse...

Permita-me também discordar dessa lista. Como você bem citou Galatasaray X Fenerbahçe é um dos clássicos de maior rivalidade do mundo, mas isso estende-se apenas ao campo esportivo. O maior clássico do mundo é Celtic X Rangers, da Escócia, por não só englobar a rivalidade no futebol em si, mas questões étnicas, ideológicas e religiosas. Uma publicação sobre o "Old Firm" está em meu blog, que explica melhor o assunto.

Carlos Henrique
http://futebolhistoria.blogspot.com