Que Alan Oliveira goza de prestigio e credibilidade junto aos seus colegas, não se discute, que sua contratação pelo ABC FC foi uma decisão acertada, é ponto pacifico, mas existem algumas questões que gostaria de levantar...
Alan estará presente em todas as reuniões importantes da direção do clube, em Natal ou fora do Estado?
Alan será o porta voz oficial do ABC FC?
Todas as entrevistas passarão por ele, antes de irem ao ar ou serem publicadas?
Alan terá o comando do site oficial do clube e por conseqüência, fará do veículo a fonte de consulta para os jornalistas, dando tratamento igualitário a todos?
As notas oficiais passarão por seu crivo antes de serem publicadas?
Enfim, Alan cumprirá como manda o figurino a função de assessor de imprensa ou, terá que se comportar como um mero escritor de releases e ou, “bombeiro na hora dos incêndios”?
Essas questões têm razão de ser, pois sem nenhum demérito aos colegas que cumprem ou já cumpriram a função nos nossos clubes – nunca vi nenhum ser respeitado como tal, nem pelos dirigentes e nem pelos colegas de profissão.
Por outro lado, não imagino Alan como “boneco de Olinda” – conheço sua postura pessoal e profissional, sei que é capaz e competente para exercer a função e, acredito que dará ao ABC um tratamento jornalístico de acordo com a importância que o clube tem.
Alan deve obrigatoriamente estar em todas as reuniões, tratem do que tratarem, pois será ele o responsável pela redação das informações que chegarão à imprensa – será ele, em comum acordo com o presidente e de acordo com a importância da informação, que concederá as entrevistas necessárias...
É preciso que a direção do ABC, seus conselheiros e colaboradores, entendam que a prioridade é o site do clube e não, o repasse de informações exclusivas para alguns, em detrimento de outros e do próprio site do clube...
Um site que sempre é “furado” e, portanto, desmoralizado, não tem razão para existir...
O tratamento igualitário aos veículos é obrigação de toda e qualquer instituição.
O contrário nunca foi boa política.
É claro que irão acontecer entrevistas espontâneas e é óbvio, que a função de todo jornalista é buscar o “furo”, e ter suas fontes, mas uma coisa é o trabalho de garimpagem e investigação feito pelo jornalista e outra, é alguém de dentro, sempre que tenha uma novidade, dispare ligações para três ou quatro números previamente “escolhidos”...
Uma última questão...
A Diretoria de Comunicação continuará existindo?
Quem será seu diretor?
Algum conselheiro escolhido aleatoriamente ou alguém capaz de coordenar as assessorias de imprensa, marketing e relações públicas (caso essas venham a ser implantadas)?
Enfim, Alan terá como seu superior (se é que terá), alguém igual ou será obrigado a se reportar a um curioso?
Em todo caso, parabenizo o ABC pela escolha e pela demonstração de querer mudar e, desejo a Alan Oliveira, todo o sucesso em sua nova empreitada.
O Fernando Amaral FC, mesmo sem abrir mão de suas posições, estará sempre pronto para publicar qualquer informação que seja do interesse do clube e, não se furtará de consultar a assessoria de imprensa sempre que for necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário