Na segunda metade da década de 1880, inúmeras famílias de origem anglo-saxônica se estabeleceram num pequeno povoado a 14 quilômetros ao sul de Buenos Aires, cujo nome era Banfield.
As casas no estilo das vilas inglesas, a dinâmica social no estilo vitoriano, deram a Banfield um ar britânico e foi lá em 1886 que foi fundado o Clube Atlético Banfield.
Seus fundadores foram comerciantes e profissionais liberais que residiam no local...
O nome da localidade se deve a Edward Banfield, primeiro gerente da Grande Estrada de Ferro do Sul.
Daniel Kingsland, um próspero exportador foi o primeiro presidente do clube e seu vice, era George Burton, contador graduado em Cambridge.
Hoje, 113 anos depois, Banfield não é mais um povoado e o clube que começou tendo o Cricket como seu principal esporte, comemora o primeiro titulo de campeão argentino da primeira divisão de sua história.
Porém, o pequenino Banfield, que segundo a revista El Gráfico conta com apenas 0,3% da torcida argentina (algo em torno de 104 mil pessoas), tem em sua história dois fatos relevantes e que são dignos de nota.
Foi o primeiro campeão da segunda divisão argentina, fato que repetiu por mais nove vezes e que o torna o maior vencedor da história da segunda divisão.
O segundo é sua série invicta que durou de 1950 a 1953, foram 49 partidas sem conhecer derrota, o que torna o Banfield, o clube argentino com o maior período sem derrota – recorde que poucos clubes no mundo podem ostentar.
O Banfield é para os padrões argentinos um clube médio, mas como quase todos os clubes do país, têm uma ampla vida social e não se dedica apenas ao futebol.
Para se tornar sócio do Banfield, se pode escolher uma das várias opções.
Grupo Familiar: Duas pessoas maiores e dois filhos menores de 18 anos – valor – 70,00 dólares.
Sócio Ativo: Maior de 18 anos – valor 35 dólares.
Mulheres: Maiores de 18 anos – valor – 25 dólares.
Cadete: Jovens entre 10 e 17 anos – valor – 22 dólares.
Menor: Crianças entre 3 e 9 anos – valor – 12 dólares.
Infantil: Crianças entre 0 e 2 anos – gratuito.
O Banfield conta com uma sede social, onde se encontra a administração do clube e o auditório para as reuniões semanais de comissão diretiva.
Na sede social estão lojas do clube, confeitarias, biblioteca, sala de reunião dos sócios vitalícios, ginásio de musculação, academia de Taekwondo, pista de patins, salões para jogos de xadrez, ginásio de voleibol, ginásio de musculação, ginásio de ginástica artística, vestiários e outras facilidades para seus freqüentadores.
Em frente à sede, está localizado o “Micro Estádio 110 Anos”...
Nele se encontra um campo de futebol de salão, um campo de voleibol e um campo com medidas oficiais para treinamento das escolinhas de futebol.
A sede campestre se chama Campo de Deportes Alfredo Palacios...
Imagem: Site Oficial do Club Atletico Banfield
Na sede campestre, o sócio desfruta de pistas para corrida, campos de futebol profissional e amador (society), quadras de tênis, campo de hockey sintético, campo de hockey gramado, ginásio poliesportivo, piscinas, salões de reunião e festas, espaços para jogos infantis e playgrounds, vestiários e amplos espaços verdes e estacionamento...
A sede campestre é também o local de treinamento e concentração da equipe do Banfield.
O Estádio do Banfield é o Florencio Sola, com capacidade para 35.000 espectadores.
Imagem: Site Oficial do Club Atletico Banfield
Pois bem, esse é um pequeno retrato do Campeão Argentino do Torneio “Apertura” 2009 (Primeira Divisão Argentina)
O Banfield disputou 19 partidas, venceu 12, empatou 5 e foi derrotado 2 vezes...
A equipe marcou 25 gols, sofreu 11...
O Banfield conquistou 41 pontos, dois a mais que o vice-campeão, o Newell’s Old Boys.
Mas mesmo com uma ótima campanha, o Banfield sofreu para poder colocar definitivamente a mão na taça...
A última partida disputada ontem, foi contra o Boca Juniors no La Bombonera, mas em Rosário o segundo colocado o Newell’s Old Boys, jogava contra o San Lorenzo de Almagro e os dois pontos que separavam Banfield e Newell’s estavam em jogo.
O Banfield precisava vencer ou empatar para garantir o título: perdeu de 2x0...
O Newell’s Old Boys precisava da vitória e torcia para a derrota do Banfield: também perdeu por 2x0...
Resultado Banfield, 113 depois, Campeão da Primeira Divisão!
6 comentários:
Caro Fernando,
É verdade que no Brasil, Flamengo (era Zico lógico) e Botafogo (era Garricha e Nilton Santos Lógico) detém o recorde de invencibilidade com 52 partidas sem perder?
Ouvi essa historia quando era adolencente de flamenguista fanático, ele falou que ambos perderam essa serie de invencibilidade um para o outro.
Abraço.
Belo exemplo esse do Banfield!
Que os dirigentes(?) do mais querido sejam mais competentes e profissionais!
Sou torcedor do Banfield, nasci em Banfield, mas moro no interior da Argentina. Esse é um belo retrato do meu equipe, Obrigado.
Fernando Amaral
1) A sede campestre do Banfield, guardadas as devidas proporcões geográficas e econômicas, lembra um pouquinho o sagrado e saudoso solo do Alecrim Futebol Clube.
2) Veja bem, guardadas as devidas proporções.
3) Os torcentautas lembram-se das piscinas do Alecrim? Das árvores ? Dos campinhos de futebol no auge da SEDE CAMPESTRE ? Está nas páginas da minha infância.
4) Fica um belo exemplo para todos.
5) Este post foi uma aula. Fernando Amaral fez valer a sua chama pedagógica e descortinou o Banfield.
6) Elogiar no Brasil - para muitos - é sinônimo de bajulação, mas fazer o que ? Seria um pecado enorme silenciar sobre seu post, notadamente sobre a excelente aula recebida.
7) Valeu professor !
José Leonardo ( Música do GOL ).
Pegando um gancho no comentário de Leonardo, te parabenizo também Fernando.
Bela Aula...
E fico aqui sonhando com um clube aqui em Natal (ABC FC) como o Banfield.
Muito infelizmente, ABC FC é apenas Futebol.
Infelizmente...
Natação, corrida, ciclismo, esportes aquáticos, vôlei, basquete... Queria um ABC Esporte Clube e não um ABC Futebol Clube...
Infelizmente, vivemos num país do ponto de vista esportivo considerado analfabeto. Nosso pequeno e minúsculo estado, então, o que dizer...
Sonhos, sonhos e sonhos...
Sds Alvinegras.
Abecedista.
Erro no texto ( parágrafo 3 ) , ou seja, o correto é "...os torcenautas conseguem lembrar das piscinas do Alecrim ? ".
Digitei errado.
Postar um comentário