segunda-feira, dezembro 21, 2009

Barcelona + Real Madrid = Milhões de Euros...

O fenômeno Barcelona – Real Madrid é algo que precisa ser profundamente analisado por quem detêm o poder no futebol...


Os maiores rivais da Espanha são a força motriz do futebol espanhol e a importância econômica de ambos, a cada ano se torna parte viva da economia espanhola como um todo.


O último clássico envolvendo as duas equipes, segundo a Crowe Horwath RCS, movimentou nada mais nada menos, que 791,8 milhões de euros em receita conjunta na última temporada.


Essa soma corresponde a um aumento de 209% nos últimos nove anos.


O ritmo de crescimento das duas equipes no mesmo período se equivale – o Barcelona teve um crescimento de 15% e o Real Madrid, cresceu 11%...


Porém, o mais impressionante é que o orçamento dos dois clubes para a temporada 2009/2010 prevê uma receita consolidada de 827 milhões de euros, um aumento de 4% em relação à temporada passada.


Mesmo diante da recessão da economia espanhola, Barcelona e Real Madrid, continuam a aumentar suas receitas, quer através de projetos de marketing, quer através de novos contratos de publicidade, ou receitas geradas por seus estádios (estádio de futebol tem gerar receita).


Hoje, Barcelona e Real, juntos, somam metade das receitas totais geradas pela Liga Espanhola...


A dupla cresce mesmo diante de retração da economia e já se pode prevê segundo a Crowe Horwath RCS, que eles devem atingir 0,079 do PIB espanhol esse ano e que, até 2013, ultrapassem a casa dos 0,10%, o que representará que por cada 1.000 euros gerados pelos espanhóis, 1 euro virá da dupla Barcelona-Real Madrid.


Dados da Crowe Horwath RS e Futebol Finance.

Nenhum comentário: