terça-feira, maio 18, 2010

AGOVV Apeldoorn passeia no Rio Grande do Norte e faz amistoso contra o ABC FC...

Escudo: Coleção particular



No dia 18 de maio, a equipe do AGOVV da cidade de Apeldoorn, embarca para uma temporada de uma semana no Rio Grande do Norte.


É uma viagem festiva, onde boa parte do tempo será passada entre Ponta Negra e a praia de Pipa.


Entretanto, entre as idas praia e os passeios já programados, o AGOVV Apeldoorn, realizará no dia 20 um amistoso com o ABC FC.


O responsável por esses dia ensolarados no nordeste brasileiro é o senhor Ad van der Molen, diretor da Fly Brasil.


Para a equipe, a viagem será um prêmio, uma espécie de férias antecipadas, pois o campeonato holandês só terá início em agosto.


Mas afinal quem é o AGOVV no mundo da bola?


O que significam tantas letras?


E que cidade é essa?


O AGOVV tem uma história bem interessante, começou como um protesto contra o consumo excessivo de bebida alcoólica e suas consequências, após os jogos dominicais em Apeldoorn.


As pessoas que discordavam da turma do copo fundaram a Associação de Defesa dos Abstêmios e, parte desse pessoal resolveu criar uma equipe de futebol.


Assim nasceu o AGOSV em 25 de fevereiro de 1913...


AGOSV é a sigla de: Apeldoornse Geheel Onthoudersvoetbalvereniging Steeds Voorwaarts...


A tradução literal é: Abstêmios de Apeldoorn Futebol Clube, Sempre Avante.


Após fazer sucesso entre os clubes amadores não filados, o AGOSV foi aceito na Associação de Futebol de Gelderland, província onde se localiza Apeldoorn, mas foi obrigado a mudar seu nome, pois já havia um Steeds Voorwaarts (Sempre Avante) entre os filiados.


Foi aí que surgiu o “VV” – Voetbalvereniging (Futebol Clube)...


O AGOSV se transformou em AGOVV – Apeldornse Geheel Onthouders Voetbalvereniging, isto é, passou a se chamar: Abstêmios de Apeldoorn Futebol Clube.


Seu sucesso na liga provincial foi imediato e após vencer o campeonato local, foi promovido a Terceira Divisão Nacional...


No ano seguinte, venceram a Terceira Divisão e chegaram a Segunda Divisão do futebol holandês, mas a invasão da Holanda pelas tropas alemãs que deram início a Primeira Guerra Mundial, interrompeu a trajetória do AGOVV rumo a Primeira Divisão.


Terminada a guerra em 1918, a Holanda tratou de voltar a normalidade e na temporada 1921/1922, lá estava o AGOVV brigando pela ascensão...


Chegaram bem perto, venceram a Segunda Divisão, mas perderam o play off contra o Enschedese Boys, clube que terminara em penúltimo lugar na Primeira Divisão...


A espera durou pouco, pois na temporada de 1925/1926, novamente conquistaram o título da Segunda Divisão e no torneio de acesso, venceram o Rigtersbleek e o Hengelo.


Enfim, o AGOVV estava entre os grandes.


Esse sucesso levou a direção do clube a repensar seu nome...


Não havia razão para continuar pertencendo a um pequeno grupo – afinal, todo mundo enche a cara mesmo – e então, buscando atrair mais pessoas o clube mudou o significado da sigla.


O AGOVV deixa de ser Apeldornse Geheel Onthouders Voetbalvereniging (Abstêmios de Apeldoorn Futebol Clube) e passa a se chamar, Alleen Gezamenlijk Oefenen Voert Verder, que significa: “Só a prática unida nos leva à frente”.


A partir daí, o AGOVV passou a ser o xodó da região e na temporada de 1926/1927, deixaram de ganhar o campeonato holandês ao serem derrotados na última rodada pelo Zwolle AC.


Em 1937, o clube conseguiu o seu maior feito, passou pela semifinal da KNVB Beker (Copa da Holanda), vencendo o Helmondia por 7x0, mas na final frente ao VSV Velsen, perdeu por 4x1.


Em 1941, o AGOVV estava a pique de ser rebaixado, mas foi “salvo” pela invasão alemã, que interrompeu o campeonato.


Mesmo ocupada pelas tropas da Alemanha Nacional-Socialista, a Holanda voltou a disputar seus campeonatos, só parando novamente, quando do desembarque das tropas aliadas deu início à luta entre os invasores aliados e as tropas de ocupação alemãs.


Antes disso, na temporada de 1941/1942, o AGOVV venceu o grupo da região leste da Primeira Divisão por saldo de gols, ao empatar em 1x1 com Nijmeegse Quick por 1x1, mas na final contra o ADO (hoje, ADO Den Haag), o AGOVV foi derrotado por 5x2.


Em 1948/1949, o clube voltou a vencer o grupo da região leste, mas novamente perdeu a final contra o vencedor da região oeste: SVV Schiedam 1x0 AGOVV.


A partir de 1954, a Holanda entrou na era do profissionalismo e então, o AGOVV passou a viver momentos de incerteza.


Entre 1954 e 1965, o clube estacionou na Segunda Divisão e em 1971, diante uma grande crise o AGOVV foi obrigado a fechar seu departamento de futebol profissional e voltar a disputar as divisões amadoras do país.


Com paciência e determinação, os dirigentes do AGOVV foram “reconstruindo” o clube e em 2003, depois de 32 anos, conseguiram a licença concedida pela NKVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) – Real Associação de Futebol dos Países Baixos para retornar ao profissionalismo.


De lá para cá, o AGOVV Apeldoorn permanece como clube da Segunda Divisão (Eerste Divisie).


O AGOVV Apeldoorn relacionou 19 jogadores para a viagem ao Brasil.


Goleiros: Stefan Postma e René van Dieren.


Defensores: Jaime Bruinier, Stanley Tailor, Chiro N’Toko, Nick Mulder, Hesdey Stuart, Koen Garritsen e Jop van den Linden.


Meio Campistas: Mohammed Benlahcen, Paul Mulders, Arnold van Toor, Gaetan Klaassen, Ramon Leeuwin, Remon de Vries e Olaf Lindenbergh.


Atacantes: Jeremy Bokila, Henk Baum e Rachid Ofrany.


Comissão Técnica:


Treinador: John van den Brom.


Treinador Adjunto: Marco Heering.


Treinador Adjunto: Yoessef Fox.


Fisioterapeuta: Frank Renz Brink.

.

Mordomo: Alfred von Michaelis


Dirigentes:


Interino: Jan Haze.


Gerente da Equipe: Gerrit Kerssen.


Assessor de Imprensa e Chefe da Delegação: Rob Kruit Bosch.


Para finalizar, uma última curiosidade: O goleiro Stefan Postma é o mais famoso membro da equipe, mas por um motivo bem distante do futebol: em 2006, vazou na internet, um vídeo onde o goleiro e sua mulher apareciam em cenas íntimas.


A cidade de Apeldoorn faz parte da província de Gelderland (Guéldria) e sua população gira em torno de 155.000 habitantes.


Em Apeldoorn está localizado o Palácio Het Loo, residência secundária da família real holandesa.



5 comentários:

Paulo disse...

Só você mesmo, Fernando, para contar uma história dessa. Um time que tem nome de remédio ruim (risos). Quero clicar uma foto, com sua super máquina digital Nikon, você ao lado do goleiro Stefan Postuma.
Um grande abraços, não perderei esse jogo, vou com meus filhos.
Paulo Trigueiro

Anônimo disse...

Encontrei eles no Sal e brasa hoje!

Unknown disse...

Era isso mesmo que eu queria saber sobre esse tal AGOVV que vai jogar com o mais querido, acho que vale apenas conferir o jogo, parabéns, Nivaldo.

Li disse...

Olá, eu estava hospedada no mesmo resort que eles, puxa vida eles são muito engraçados, eu fiquei conhecendo melhor o Marco, mas só que a gente só se comunicava por gestos, pois não falavamos a mesma língua. Humm!!!foi difícil!!!Tiramos uma foto bem bonita juntos.
Eu gostaria muito de saber se você tem o e-mail dele. E se você quiser a foto eu te passo ok!
Abço...

Anônimo disse...

Não eram cenas íntimas entre Stefan Postuma e esposa (ou namorada - sei lá). Era a namorada usando um cinto com um pênis de borracha penetrando Stefan Postuma. Era isso. Não vamos reduzir para manter as aparências. Não! Por isso ele virou notícia mundial... O povo adora vida íntima.