Logo mais, dois gigantes do futebol mundial estarão decidindo o título de clubes mais importante do planeta: a Champions League.
A partida acontecerá em no estádio Santiago Bernabéu em Madrid, na Espanha, pela quarta vez após 1957,1969 e 1980.
Cada clube recebeu 21 mil ingressos e o restante, ficou a cargo da UEFA.
Cada ingresso é vendido nas bilheterias ou pela internet ao preço de € 90 (R$ 211) ou € 225 (R$ 528), mas nas ruas, os cambistas começam a negociar a partir de € 800 (R$ 1.800), mas dependendo do “desespero” do torcedor e do “tamanho de seu bolso”, o preço pode subir substancialmente.
Muito bem, aproveitando o “gancho” da questão dos valores dos ingressos e deixando de lado os aspectos técnicos e táticos do jogo, vamos dar uma rápida espiada no que representam FC Bayern München e.V e FC Internazionale Milano em termos econômicos.
Bayern e Inter seguem caminhos diferentes na sua forma de gestão: os alemães obtêm 54% de sua receita via patrocínio e marketing.
O Bayern conseguiu ganhar 160 milhões de euros comercialmente, volume muito superior ao rival, onde as receitas advindas de patrocínios representam apenas 26% do total da receita do clube (52,6 milhões de euros).
A T-Home paga ao Bayern 20 milhões de euros para estampar sua marca na camisa do clube Bávaro, já a Pirelli desembolsa 11,5 milhões de euros para ter sua marca na camisa da Internazionale.
Em termos de receita pela venda de direitos de transmissão televisiva, a Internazionale chega a casa dos 115 milhões de euros, 60% do total de sua receita...
O Bayern é bem menos dependente da televisão, gera apenas 25% de sua receita através de transmissões de seus jogos.
Em relação aos ganhos com bilheteria, o Bayern no seu estádio, o Allianz Arena, tem a capacidade de publico na casa dos 100%...
Nas últimas três temporadas, a equipe alemã vendeu todos os ingressos e gerou 60 milhões de euros em receita...
A receita de bilheteria do Bayern corresponde a 22% de sua receita total.
Em Milão, o estádio San Ciro (quando joga a Internazionale) ou Giuseppe Meazza (quando joga o Milan), ao contrário, não conseguiu ultrapassar a marca dos 68% de sua lotação nos jogos domésticos da Inter...
Para uma melhor visualização da diferença e da força econômica dessas equipes, vamos a uma comparação ponto a ponto:
Receita total na temporada 2008/2009
Bayern: 289.500.000 milhões de euros.
Internazionale: 196.500.000 milhões de euros.
Direitos televisivos na temporada 2008/2009
Internazionale: 115.700.000 milhões de euros.
Bayern: 69.600.000 milhões de euros.
Receita comercial na temporada 2008/2009
Bayern: 159.300.000 milhões de euros.
Internazionale: 52.600.000 milhões de euros.
Bilheteria na temporada 2008/2009.
Bayern: 60.600.000 milhões de euros.
Internazionale: 28.200.000 milhões de euros.
Patrocínio na camisa na temporada 2008/2009.
Bayern: 20.000.000 milhões de euros.
Internazionale: 11.500.000 milhões de euros.
Gastos com contratações nos últimos 3 anos:
Internazionale: 189.400.000 milhões de euros.
Bayern: 159.600.000 milhões de euros.
Amanhã, além do título, estará em jogo o coeficiente da UEFA para qualificar o quarto time do campeonato nacional do país vencedor que irá disputar a edição da Liga dos Campeões de 2012...
Até nisso, a UEFA sabe como atrair o interesse, pois independente do time para quem torça em casa, alemães e italianos, estarão torcendo por Bayern ou Inter, no intuito de abrir mais uma vaga para o país vencedor.
Ah, até aqui, Bayern e Internazionale, já receberam cerca de 22,5 milhões de euros cada um, por serem finalistas e, quem vencer, leva mais 9 milhões de euros e, é claro, aumenta seu cacife na hora de negocia novos patrocínios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário