quarta-feira, maio 19, 2010

O ABC parte na frente, mas precisa continuar caminhando...


A questão posta é se as ações realizadas pelo marketing do ABC são ou não, um caminho para se chegar a auto sustentação...


Pois bem, lembrei-me de um fato muito engraçado que aconteceu há alguns anos: volta para casa de uma festa e trazia comigo de carona, um velho amigo e companheiro de festas...


Lá para as tantas, quando me preparava para fazer o caminho mais curto, ele me pediu para continuar em frente.


Curioso, perguntei:


- “Por que”?


- “Por aqui cortamos caminho”!


Calmamente ele respondeu:


- “Se você seguir por aí, vamos passar em frente ao cemitério”.


Sem entender, disse que não havia nenhum problema nisso e ele, com a voz pausada e em tom severo soltou essa pérola:


- “Pô Fernando, quem não é visto, não é lembrado”!


Soltei um sonoro palavrão, mas por via das dúvidas, fiz o caminho mais longo.


É isso...


Se quem não é visto não é lembrado, o inverso também é verdadeiro.


Portanto, lançar revistas e DVD’s, realizar eventos com ares hollywoodianos e buscar quando possível, trazer adversários de peso ou que atraiam curiosidade, é sim uma elogiável ação.


Mas, existe um ramo do marketing que há muito é utilizado por grandes empresas e que na Europa é parte fundamental da vida dos grandes e médios times: esse ramo chama-se, marketing de relacionamento.


Este sim, o grande responsável pelo aumento de público nos estádios europeus.


Nele, o torcedor é o senhor absoluto...


Tudo é feito em seu nome e em seu benefício.


Conforto, segurança, higiene, venda nos estádios de produtos de alta qualidade e, gestão juntos às autoridades para um transporte rápido, eficiente e suficiente, são praxe.


Alguns clubes chegam a manter contato com aqueles que compram as temporadas (todos são devidamente cadastrados), para questionar a satisfação do torcedor com os itens acima citados.


O ABC começa a engatinhar em direção a isso...


Mas é bom que aqueles que cuidam do marketing de qualquer clube, tenham sempre em menteque ações de incentivo ao comparecimento do torcedor aos estádios, devem ser acompanhadas de acurados cuidados: afinal, quem ama gosta e precisa de carinho!



Nenhum comentário: