segunda-feira, maio 31, 2010

Se for verdade, só resta a decepção, mas se for uma invencionice, muito pior...

Um blog é algo pessoal, serve para que seu “editor” escreva sobre qualquer assunto que seja do seu interesse…

É uma revolução e uma evolução.

Os blogs deram vez e voz a milhões de pessoas em todo o planeta e, definitivamente derrubaram os muros que protegiam o monopólio dos jornalistas e dos jornais.

Na China comunista, milhares de homens e mulheres, desafiam a ditadura repressiva e através de seus blogs, mostram as mazelas do fracassado e carcomido regime e desmascaram seus defensores...

Essa gente vive no fio da navalha, coloca a sua pouca liberdade em risco (a sua e de sua família, pois comunistas não se contentam em “punir” seus opositores: esmagam também suas famílias) e, em alguns casos, a própria vida.

Em Cuba o mesmo se repete...

Nos países onde o Estado é submetido a preceitos religiosos, outros tantos homens e mulheres, apontam os excessos, denunciam as arbitrariedades e mostram ao mundo como as mulheres (consideradas seres de quinta categoria) são humilhadas, exploradas e usadas ao bel prazer dos homens, que segundo a maioria das religiões, são os escolhidos por seus deuses.


Mesmo na Inglaterra, Estados Unidos e em outros países cujas tradições de liberdade são respeitadas, existem aqueles que por intermédio dos blogs desmascaram a versão oficial dos fatos...


A era dos blogs veio para desconstruir velhas estruturas.


Mas nem tudo nos blogs é “ouro”...


Há muito lixo e muita sandice espalhada pelo cyber espaço: aliás, a esmagadora maioria dos blogs é descartável.


No futebol ocorre o mesmo...


O jornalismo esportivo oficial sofreu um duro revés, e os mitos foram gradualmente desnudados e desmentidos...


Hoje, um clube não pode mais apresentar como um gênio para seus torcedores, um jogador comum – mesmo com o apoio de setores mansos ou comprometidos da imprensa –, pois em poucos minutos, qualquer um pode via internet, buscar detalhes sobre o passado distante e recente do contratado.


A internet e os blogs, fizeram muito mais pela profissão de jornalista que todos os códigos de ética escritos através dos tempos.


Mas, assim como nos demais assuntos, há mais lixo a ser varrido que informação a ser consumida.


O mundo dos blogs permitiu a entrada de torcedores cujo objetivo é exaltar seus clubes e, é aí, que mora um enorme perigo...


Se existem torcedores sérios e comprometidos com a verdade mesmo que vez por outra, derrapem na sua paixão, existem também, os irresponsáveis, os mentirosos, os agressivos, os recalcados e por essa gente, todo tipo de idiotice é escrita em nome do amor...


Hoje, me deparei com uma afirmação postada em um blog, cujo autor seria o meia Sandro e, confesso que não acreditei no que li...


Segundo o tal blog, Sandro teria declarado o seguinte: “é claro vou lutar com unhas e dentes e vou mostrar porque estou vestindo essa camisa maravilhosa vermelha e branca, poxa o América é uma referência para mim nacionalmente, coisa que o outro time nunca foi, por isso que foi parar na terceira divisão”.


Se isso for verdadeiro, Sandro deixa de ter meu respeito e minha admiração, pois com tal declaração, expos a fragilidade de um caráter que eu julgava sólido.

Para quem não sabe, durante muito tempo, depois de sair de Natal, Sandro tinha em Judas Tadeu, ex-presidente do ABC (clube onde iniciou sua carreira) a pessoa responsável por alguns negócios seus na cidade: Judas chegou a comprar imóveis para o jogador.

Sandro sempre foi ídolo no seu antigo clube e, sempre foi tratado pelos dirigentes do ABC com mimo: se for verdadeira a declaração, Sandro no mínimo foi injusto e desleal.

Mas, tenho a impressão que nada do que foi escrito corresponde à verdade...

Imagino que cada letra ali, tenha sido um arroubo de um irresponsável, uma forma rasteira de atacar seu rival...

Sandro não é nenhum letrado ou possui acumulo de cultura, mas é vivido, é rodado e inteligente bastante para jamais escorregar de forma tão infantil e tola...

Ainda acredito no caráter de Sandro, ainda acredito que Sandro seja um homem de bem, no sentido lato da palavra.

Porém, diante da exposição negativa de sua imagem, Sandro tem a obrigação de vir a publico e desmentir ou confirmar o as palavras que foram postas em sua boca...

Além do mais, se algum clube foi referencia nacional para Sandro, esse clube foi o Cruzeiro de Belo Horizonte.

Para encerrar, deixo aqui duas afirmações:

Escrever sobre qualquer coisa é antes de tudo um ato de honestidade para com o leitor, é o compromisso tácito com o fato...

Quando alguém lhe concede uma entrevista, esse alguém confia na sua honestidade e confia que nenhuma de suas palavras será corrompida ou deturpada...

O América Futebol Clube construiu ao longo do tempo, uma história que deve ser preservada e respeitada...

Seu adversário o ABC, sabe disso!

Assim como o contrário também é verdadeiro...

Portanto, o que os torna grandes são suas conquistas no campo de jogo e não, a falácia tosca e bisonha, que diariamente somos obrigados a ler e ouvir.


3 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS FERNANDO,VC FOI O ÚNICO DA IMPRENSA ATÉ AGORA QUE ABORDOU O ASSUNTO,SABEMOS DO CARATER DO SANDRO,ISSO FOI COLOCADO POR ALGUM BABACA.
AGORA O MINIMO QUE SE ESPERA É QUE
SANDRO VENHA A PÚBLICO E SE PRONUCIE SOBRE ESSE FATO LAMENTAVEL.

ASS:ERNANI

Unknown disse...

Meu Amigo Fernando Amaral,

Tenho acompanhado mais de perto o futebol do America em virtude de minha aproximação com um atleta do America, lhe confesso que tenho ficado meio que desorientado com as entranhas do futebol, são interesses, falta de ética,irresponsabilidade, falácias alheias sem menor escrúpulos,deboches de profissionais sem o menor zelo do que se é dito e mais não é uma parte da impressa é quase uma maioria que joga contra nosso futebol e claro não posso deixar de dizer que infelizmente alguns dirigentes mal preparados também acabam jogando contra e não se consegue um consenso em pelo menos uma linha de qualquer assunto a discutido e quando o assunto é jogadores, postura tática, organização, convocação para jogos, meu Deus .

Eu conversei com o Sandro no Domingo senti ele muito chateado com a situação que ele vive, mas em momento algum ele se referiu com rancor ou vontade de voltar para jogar contra o ABC como se tivesse magoa, o que é isso ? as pessoas estão brincado com as letras formando palavras que não foram ditas, Julgando os personagens da bola como se fosse novela, não é por ai que se faz a noticia.

Sandro sabe do Valor que o ABC teve na vida dele, agora o momento é o America e pela seriedade que ele teve onde jogou a fez vir para o America muito pelo profissional que é e pela bola que sabe jogar, sem essa de menosprezar o prato onde comeu, isso eu aposto que ele não disse e mais mal o conheço para defede-lo.

Verdadeiramente você foi claro para que serve e qual a finalidade de um Blog, infelizmente a maioria deles não sabe usar essa ferramenta com genialidade ou pelo menos com inteligência de se divulgar uma noticia, Polemizar é fácil se paga qualquer preço pelos números, não é a toa que tem blog que a cada 100 acessos faz a festa e outros se acham o dono da verdade pela liderança que tem.

Vamos amigo em frente e vida que segue como é comum no meio ... Detalhe sou America desde pequeno.

Luciano disse...

Absurdo! Tenho certeza que o Galego não diria isso nunca do mais querido do RN. Aliás, isso tá mais para oa dispeitados desse bloguinho, Vermelho de Raiva.
Parabéns por tocar no assunto!