sexta-feira, agosto 07, 2009

Sócio torcedor, lá e cá...

O “sócio torcedor” é um programa de marketing que visa atrair entre os adeptos dos clubes, gente disposta a contribuir mensalmente em troca de alguns benefícios, como por exemplo, a redução do preço dos ingressos nos jogos.


É claro que o modelo não é padronizado mundialmente e nem todos os países e clubes o adotam.


Na Inglaterra não existe a figura do “sócio torcedor”, os britânicos compram seus ingressos através de pacotes que incluem toda a temporada.


Esse modelo garante aos clubes ingleses lotação completa de seus estádios, independente da campanha que a equipe realize.


O Manchester United adotou o modelo associativo.


Em Portugal, a cultura do associativismo está fortemente ligada à cultura do local, mas mesmo sendo Portugal um dos países onde existe o maior número de sócios (segundo dados de 2006, da Marktest, os lusos possuem 1,3 milhões de pessoas associadas a um clube desportivo), as equipes portuguesas conseguem no máximo ocupar cerca de 60% dos lugares nos estádios.


No Brasil os clubes só despertaram para esse filão em 2003 e hoje, existem cerca de 380 mil pessoas associadas a clubes no país.


Esses números demonstram a gigantesca margem de crescimento existente e, a ampliação do número de sócios torcedores, certamente irá depender da criatividade dos clubes em atraí-los.


Abaixo segue a lista dos 10 maiores do mundo e dos 10 maiores do Brasil...


Os maiores do mundo...


01 – Sporting Lisboa e Benfica (Portugal): 171.000

02 – FC Barcelona (Espanha): 163.000

03 – Manchester United FC (Inglaterra): 151.000

04 – FC Bayern München e.V (Alemanha): 146.000

05 – FC Porto (Portugal): 115.000

06 – SC Internacional (Brasil): 100.000

07 – Sporting Clube Portugal (Portugal): 96.000

08 – Real Madrid CF (Espanha): 92.000

09 – CA River Plate (Argentina): 82.000

10 – 1.FC Schalke 04 (Alemanha): 72.000


Os maiores do Brasil


01 – SC Internacional (Porto Alegre): 100.000

02 – Grêmio FPA (Porto Alegre): 53.000

03 – SC Corinthians Paulista (São Paulo): 46.000

04 – São Paulo FC (São Paulo): 42.000

05 – CR Vasco da Gama (Rio de Janeiro): 28.000

06 – Santos FC (Santos): 25.000

07 – Clube Atlético Paranaense (Curitiba): 22.000

08 – Cruzeiro EC (Belo Horizonte): 18.000

09 – Coritiba FC (Curitiba): 18.000

10 – Vitória EC (Salvador): 6.000


Nota:


Os números acima são aproximados e dependem de atualização.


Por outro lado, estão computados todos os sócios registrados, independente de estarem ou não em situação regular.


As fontes dos dados são: Clube dos 13 e Futebol Finance.

2 comentários:

Marcelo Régis disse...

Valeu! Muito boa a reportagem! Agradecido.

Marcelo Régis disse...

Valeu! Muito boa a reportagem! Agradecido.