segunda-feira, maio 24, 2010

Para o AGOVV a viagem era férias, mas se alguém pensou o contrário, azar...

Imagem: Site oficial do AGOVV


Imagem: Site oficial do AGOVV


Imagem: Site Oficial do AGOVV


Imagem: Site oficial do AGOVV



O site do AGOVV, deixa claro o que eles vieram fazer em Natal: alguém ainda tem dúvida?


NOTA OFICIAL


O ABC Futebol Clube vem, através de Nota Oficial, prestar esclarecimentos importantes sobre o amistoso realizado neste domingo, 23 de maio de 2010, contra o AGOVV, da segunda divisão do futebol holandês, no estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão. A Diretoria recebeu carta de intenções da equipe europeia sobre a possibilidade de um jogo contra o Mais Querido. Na oportunidade, foi informado o histórico da agremiação, foi realizada reunião em Natal, ações que respaldaram a efetivação do acerto com o mesmo.


No duelo deste domingo, os atletas do AGOVV entraram em campo com camisas sem numeração, fato não acertado com o ABC Futebol Clube. A direção alvinegra reprova a atitude, uma falta de respeito com os profissionais de imprensa, com o público, um gesto com aquiescência da arbitragem da partida. O Mais Querido ainda trocou flâmula com o adversário, além de tocar o hino holandês em respeito ao país da referida equipe.


O Mais Querido é forte nacionalmente e internacionalmente, sendo o único clube do mundo a ter excursionado para temporada de jogos com 108 dias na Europa, África e Ásia, em 1973.


A Diretoria tem respeito pelo seu torcedor e não permitirá que fatos como estes se repitam, preservando a imagem da instituição, da marca ABC.


O ABC foca sua temporada no jogo de quinta-feira, 27 de maio, diante do Boca Juniors, da Argentina, um dos maiores clubes do mundo, com seis títulos da Libertadores da América e três títulos mundiais, além de várias conquistas no país “Hermano”. Para esta partida, as substituições serão limitadas.


É por nossa torcida, pelo amor ao nosso clube, que iremos coibir tudo que for prejudicial ao nosso ABC e continuar com apoio da Frasqueira. Ela sim merece nosso respeito e carinho todos os dias.


Atenciosamente,


Rubens Guilherme Dantas

Presidente


Do Blog:


Recebi e publico a nota oficial do ABC FC sobre os acontecimentos ocorridos na tarde de ontem, quando do amistoso entre o ABC FC e o AGOVV Apeldoorn da Holanda.


Entretanto, não posso me furtar de algumas considerações a respeito do fato, mesmo não tendo comparecido ao Maria Lamas Farache (acho que acabei fazendo o correto).


É uma viagem festiva, onde boa parte do tempo será passada entre Ponta Negra e a praia de Pipa.


Entretanto, entre as idas praia e os passeios já programados, o AGOVV Apeldoorn, realizará no dia 20 um amistoso com o ABC FC.


O responsável por esses dia ensolarados no nordeste brasileiro é o senhor Ad van der Molen, diretor da Fly Brasil.


Para a equipe, a viagem será um prêmio, uma espécie de férias antecipadas, pois o campeonato holandês só terá início em agosto.


Esse foi o texto inicial do post “AGOVV Apeldoorn passeia no Rio Grande do Norte e faz amistoso contra o ABC FC”...


O texto acima não é fruto de adivinhação ou de “achismo”; na verdade é apenas um pouco de literatura sobre o modus vivendi além-fronteiras...


É absolutamente comum nos finais de temporada na Europa, que grande parte dos clubes profissionais e amadores, cuja campanha tenha sido considerada um sucesso por seus diretores, façam viagens com suas equipes e membros de comissão técnica.


Essas turnês nada tem haver com pré-temporada (na pré-temporada, quem saí do país, saí através de convite e a cidade que convida paga para receber o convidado), são um prêmio e também, uma forma de proporcionar uma maior aproximação pessoal entre os membros da equipe...


No caso das grandes equipes, essas viagens servem como divulgação – isto é, eles aproveitam para abrir novos mercados, tanto para a venda de seus produtos, como para conquista de novos parceiros comerciais.


No entanto, uma coisa é comum entre grandes e pequenos: a escolha do local para onde vão sempre recai em países considerados por eles, como exóticos, bonitos e agradáveis – afinal, é um tour festivo!


No caso do AGOVV, foi exatamente isso que aconteceu.


Porém, não foi à primeira vez...


A cerca de uns 11 anos, o FC Breitenbach da Suíça esteve em Natal e fez dois jogos contra o ABC no Juvenal Lamartine; um contra a equipe profissional e o outro contra a equipe de juniores.


Na época, o ABC não fez questão de divulgar e nem cobrou ingressos para o jogo – o público também foi pífio (eu estava lá).


Daqui, o Breitenbach partiu para Fortaleza e terminou seu tour no Rio de Janeiro, onde entre outras coisas, seus jogadores, comissão técnica e dirigentes, acabaram se esbaldando em meio às mulatas das escolas de samba cariocas.


Enfim, o erro a meu ver, no caso do AGOVV de Apeldoorn foi à cobrança de ingressos a preços salgados e a excessiva importância dada pelos meios de comunicação ao jogo.


Nossos veículos deveriam ter procurado se inteirar mais sobre o assunto, pois no próprio site do AGOVV, está claro desde o início, que a viagem era uma excursão festiva e não uma temporada esportiva séria (hoje, qualquer um pode encontrar no site do AGOVV, fotos das férias em Natal).


No mais, o que poderia fazer o AGOVV se quem bancou sua vinda e estadia, exigiu o uso de uma camisa promocional?


Como o árbitro poderia tomar alguma providência contra o uso pelo AGOVV das camisas promocionais, se ao chegar ao campo descobriu que o ABC iria jogar a segunda etapa com 11 novos jogadores – ferindo frontalmente as determinações internacionais que permitem no máximo 7 substituições?


No contrato estabelecido entre o promotor do encontro e o ABC, as regras para a disputa do jogo estavam previamente estabelecidas?


Portanto, o jogo de ontem, não foi nada mais ou nada menos que o encontro de um grupo de jogadores de um clube europeu que entre os passeios as praias, restaurantes, bares, boate e locais típicos de turistas, aproveitaram para “bater uma peladinha” contra uma equipe local – como na Holanda não existe o termo “peladinha”, eles usaram amistoso.


4 comentários:

Paulo disse...

Grande Fernando Amaral, meu amigo.
Desde as primeiras leituras no seu maravilhoso blog sobre o time holanddês fiquei intrigado com tanta oba oba na imprensa sobre o jogo amistoso, mas não cai nessa e nem fui ao Frasqueirão. Deixei para o jogo contra o Boca Júnior, mesmo lendo mais informações da equipe Meia Boca que você informou, mas o meia ou inteira boca do Boca é melhor que esses turistas da Holanda (risos).
Parabéns pelas suas informações precisas e antecipadas. Você é D+

Anônimo disse...

fabiano n silva. o abc fc simplesmente tratou do amistoso profisionalmente coisa que a equipe holandesa de primeiro mundo nao fez.

Unknown disse...

Amigo não sou seu fâ de longas datas atoa, muito eficiente sua informação, acho até que dirigentes quando forem contratar esse tivo de evento deveria lhe consultar sobre o assunto. Forte abraço .

Williman Oliveira

Anônimo disse...

É amigo, ainda bem que tem você que é UM JORNALISTA SÉRIO que não recebe jabá.

Até que enfim ficamos sabendo da verdade.