sábado, novembro 18, 2006


O que eu vou dizer ao chegar em casa?

Por Eric Dias.




Festa, estádio lotado. Quase 30 mil torcedores vestidos com as cores vermelha e branca. Dois times em campo e o grande favorito, o dono da casa, o todo poderoso, fracassa. O que eu vou dizer ao chegar em casa? O que eu, que me sacrifiquei para comprar um ingresso mais caro, vou dizer? O que eu, que tinha a certeza da vitória, vou dizer? O que eu, que me vesti com as cores desse time vou dizer? O que, torcedor acomodado, que me sentei e não incentivei meu time quando ele precisava, vou dizer ao chegar em casa?
O que eu, jogador, que vi o estádio lotado gritando meu nome e mesmo assim não fui capaz de correr atrás da bola, vou dizer? O que eu, atleta profissional, que deixei escapar uma chance de ouro, de levar o clube que defendo a divisão de elite do Campeonato Brasileiro, vou dizer? O que eu, que não marquei meu adversário como devia, deixando ele jogar e fazer a festa diante da minha torcida, vou dizer? O que eu, jogador apático, desatento e desinteressado, que não corri atrás da bola e decepcionei minha torcida, vou dizer ao chegar em casa?
O que eu, treinador, teimoso, que insisti em escalar um jogador que não jogava bem há cinco partidas, vou dizer. O que eu, que mesmo vendo meu time apático, dormindo em campo, perdendo o jogo e mesmo assim não fiz nada quando ainda era tempo, vou dizer? O que vou dizer, se não consegui, no único jogo que o time não podia perder, fazer meu time ao menos parecer a sombra da equipe de outras grandes partidas? O que vou dizer ao chegar em casa?
O que eu, dirigente, que preparei uma festa com quase 20 minutos de queima de fogos, vou dizer? O que eu, que planejei uma carreata da vitória, convoquei meu torcedor para mais uma conquista e até montei um palco para fazer um grande show em comemoração ao acesso, vou dizer? O que vou dizer depois de sacrificar meu torcedor, aumentando o preço do ingresso, com a desculpa de quitar uma obrigação que é minha, e ver o time decepcionar esse mesmo torcedor? O que vou dizer ao chegar em casa?
Realmente, acho que não existe nada a ser dito. Como dizem alguns, nosso vestiário é o da derrota, não temos argumentos. Não temos como explicar o que fez os jogadores não encarnarem o espírito da partida, que era uma decisão. Não temos como explicar porque a torcida lota o estádio e quando o time mais precisa de apoio, ela vaia. Não podemos nem mesmo, explicar que a volta para a Série A, que parecia certa, ficou distante e que o verdadeiro jogo do nosso clube é aquele que vai envolver outras duas equipes.
Não temos como explicar porque nossos zagueiros deixaram os atacantes deles jogarem da maneira que bem entenderam e porque nosso melhor jogador, a grande estrela do time ficou apagada. Acho que não temos nada para dizer, porque todas essas respostas são desconhecidas e também porque qualquer explicação irá parecer choro de derrotado. Acho que o melhor mesmo é não dizer nada ao chegar em casa, baixar a cabeça e aceitar que o único time em campo foi mesmo o Santo André.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ih, rapaz! Tou sentindo cheirinho de 2005, heheheheheheh...