domingo, setembro 30, 2007

Deutschland Weltmeister...

Imagem: Kicker



- A seleção alemã de futebol feminino é forte, é muito forte...

Conquistou a Copa do Mundo de Futebol Feminino da China sem conhecer derrota, sem sofrer gols e com o ataque mais positivo da competição (21 gols). Mas sua vitória não se deu apenas por isso.

A Alemanha construiu ao longo do tempo um futebol feminino organizado, estruturado e eficiente. A Deutscher Fussball Bund (Federação Alemã de Futebol) levou a sério o esporte e em 1973 organizou sua primeira competição nacional. Hoje a DFB conta com duas divisões, a Bundesliga ou Liga Federal (12 equipes participam).

A segunda divisão é dividida entre a Liga Nord (Liga Norte) e a Liga Süd (Liga Sul), também com 12 equipes cada uma. Patrocinadores, transmissão de televisão e um público que cresce a cada temporada, fazem do futebol feminino alemão um modelo a ser seguido.

Porém, nem todos os clubes alemães criaram equipes femininas, a grande maioria das equipes foi fundada apenas para dar às mulheres a chance de jogar futebol. Das equipes que disputam a primeira divisão do futebol masculino apenas Bayern München e.V, HSV Hamburger e VfL Wolfsburg participam. As demais são pequenas equipes da segunda, terceira e quarta divisão que se juntaram aos times estritamente femininos. Esse é um dos motivos da seleção alemã ter 2 títulos mundiais e 6 títulos europeus.

Nenhum comentário: