quinta-feira, setembro 20, 2007

Restabelecendo a verdade...

Em um programa esportivo foi passada a informação que o Arsenal FC de Sarandi na Argentina era uma filial do Arsenal FC de Londres. Tal informação carece de veracidade, pois o Arsenal argentino não é e nem nunca foi filial de nenhum outro clube.


O clube foi fundado em 11 de Janeiro de 1957, porém só conseguiu se associar a Asociación Del Fútbol Argentino em 3 de março de 1961. O nome clube foi escolhido como uma homenagem ao homônimo inglês que no ano de 57 arrasava seus adversários no campeonato britânico, porém esse é o único laço que une os dois arsenais. O fato curioso é que os fundadores do Arsenal argentino eram ou torcedores do Independiente ou do Racing e para evitar confusão, resolveram adotar o azul e o vermelho como as cores oficiais do novo clube.


Copiar nomes de equipes européias não é incomum em nenhum lugar do mundo. Na Argentina existem o Arsenal e o Racing na primeira divisão. Na Bolívia algumas equipes utilizam o pré-nome Real. No Chile existe o Everton na primeira divisão e o Rangers na segunda. Na Colômbia há o Real Cartagena na primeira divisão e na segunda, o Real Santander de Bucaramanga. No Uruguai joga na primeira divisão um Liverpool e no Brasil, uma de nossas equipes mais populares chama-se Sport Club Corinthians Paulista, e deve seu nome ao clube inglês Corinthian Casuals FC que excursionou pelo país no início do século 20. Hoje o Corinthian Casuals milita nas divisões amadoras da Inglaterra, mas deixou sua marca no futebol mundial. Em São Paulo um grupo de cinco operários adotou seu nome como nome do clube que fundariam e na Espanha os fundadores do Real Madrid adotaram as cores brancas de suas camisas.


Para finalizar seria improvável que o Arsenal de Londres fundasse uma filial em Sarandi na Argentina e escolhesse as cores do seu rival londrino, o West Ham United.

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

O Arsenal não é o time do presidente da AFA?