sexta-feira, setembro 05, 2008

A culpa é de Sepp Piontek.... Ferdinando entendeu, mas lhe falta o Michael Laudrup e o Preben Elkjaer- Larsen...

- Josef Emanuel Hubertus Piontek é sem dúvida o grande responsável pelas atuais dores de cabeça do técnico Ferdinando Teixeira do ABC...

Nascido em 1940, na então cidade alemã de Breslau (hoje Wroclav na Polônia), Piontek começou sua carreira de jogador de futebol nas categorias de base do VfL Germania Leer nos anos 60.

Hoje o VfL Germania Leer milita na Oberliga Niedersachsen West (18 clubes) que junto com a Oberliga Niedersachsen Ost (18 clubes), formam a primeira divisão do Estado da Baixa Saxônia (Niedersachsen).

Apenas a titulo de ilustração, a Baixa Saxônia além das duas primeiras divisões acima, ainda conta com uma segunda divisão chamada de Berzikoberliga, que se subdivide em 4 grupos (Berzikoberliga; Brauschweig, Hannover, Lüneburg e Weser-Ems) e que por sua vez se subdividem em 47 Kreisliga...

Acima das Oberliga (estaduais), temos a Bundesliga 1 (Primeira Divisão Nacional), Bundesliga 2 (Segunda Divisão Nacional), 3. Liga (Terceira Divisão Nacional) e a Regionalliga (Quarta Divisão Nacional).

- Bem, mas voltemos a Josef Emanuel Hubertus Piontek, mais conhecido como Sepp Piontek...

Jogador mediano, Piontek jogou no SV Werder Bremen por 12 anos (1960/1972) e atuou por 6 vezes vestindo a camisa da seleção alemã.

Após encerrar sua carreira, Piontek tornou-se treinador e seu auge se deu no comando da seleção dinamarquesa (1979/1990) durante a Copa do Mundo de 1986.

Inteligente, estudioso, paciente e excelente observador, Piontek, foi o criador do esquema 3.5.2.

Segundo Piontek, a idéia partiu de uma simples equação matemática; “se a maioria dos times ataca com dois atacantes, bastam três zagueiros para marcá-los”.

A partir dessa idéia Piontek concebeu o novo sistema que segundo o técnico era um modo menos defensivo que o 4.4.2 (tão amado no Brasil).

Os três zagueiros eram capitaneados por um libero que era de fundamental importância no novo sistema.

O lado ofensivo do 3.5.2...

O libero, comanda a defesa, desarma os adversários e cria as jogadas junto com o meio campo.

Os laterais foram avançados e se transformaram, nos famosos alas, cuja função consiste em apoiar o meio campo e ser a ponta de lança no apoio aos dois homens de frente.

O lado defensivo do 3.5.2...

Cada zagueiro pega um atacante, enquanto o libero, se posiciona como “sobra” e nessa função, tanto pode se posicionar na frente ou atrás da zaga auxiliando a defesa.

Os meias voltam para proteger a entrada da área e os alas cuidam das laterais.

Com essa filosofia, Piontek montou o célebre time dinamarquês de 1986...

Porém, temos que levar em consideração o material humano que Piontek tinha nas mãos.

Seu time base tinha com libero Morten Olsen e Ivan Nielsen. Nas alas, Piontek tinha a disposição, Soren Busk e Jens Bertelsen e seu libero era Henrik Andersen e seu meio campo, contava com Frank Arnesen e Soren Lerby como protetores e, Michael Laudrup fazia com junto com Henrik Andersen a armação para os atacantes, Klaus Berggreen e Preben Elkjaer-Larsen.

No banco, Piontek contava ainda com Alan Simonsen, Jesper Olsen, Jan Molby e Sivebaek entre outros.

Piontek assim comentou a derrota de 5x1 para a Espanha que eliminou a Dinamarca da Copa:

“Foi um dia brilhante para Emilio Butragueño (marcou 4 gols) e um dia negro para Jesper Olsen o nosso libero. Saímos na frente com um gol de Olsen aos 24 minutos, depois disso nosso time acreditou que era imbatível e Olsen abandonou a proteção a zaga e partiu para frente e com ele foi Laudrup. Quando tentei consertar colocando Molby em seu lugar, o estrago já não tinha mais conserto”.

Piontek concluiu dizendo; “mas mesmo com a derrota, não posso deixar de dizer que tive nas mãos o melhor que a Dinamarca podia oferecer e sei que esse melhor, encantou o mundo”.

Sem Piontek, talvez Ferdinando Teixeira não tivesse que passar horas e horas explicando que o 3.5.2, não é defensivo e, se tivesse num dia ruim, poderia dizer; “no Brasil, ninguém nunca soube jogar de libero e me falta um Laudrup e um Elkjaer-Larsen”.





Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente histórico a respeito do 3-5-2, enriquecedor.

Apenas,o técnico Ferdinando Teixeira joga com algumas varições deste esquema.

Um abraço.