quinta-feira, setembro 18, 2008

Ferdinando saiu para satisfazer os insatisfeitos e Arthur Neto chegou para ser a satisfação...

Na vida nada é estático, tudo sofre modificação o tempo todo, mesmo que na maioria absoluta das vezes, essas mudanças são tão lentas que sequer são percebidas...
Portanto, nada mais natural que a mudança efetuada no comando técnico do ABC.
Não creio que haja nenhuma razão para exaltação do homem Ferdinando Teixeira, pois não é isso que está sendo colocado para discussão.
Também não aprovo qualquer condenação a figura humana do treinador recém saído da equipe.
Ferdinando é tido por todos que o conhecem com integro, decente, honesto em seus princípios e zeloso no trato de sua vida profissional...
É um homem de bem e desafio a qualquer um a me provar o contrário.
Mas Ferdinando não é infalível e nem está a salvo de enganos...
Sua saída se deu única e exclusivamente pelo fato de sua metodologia de trabalho não ter conseguido o sucesso e os resultados que ele esperava, mesmo que até então, essa mesma metodologia tenha obtido conquistas para o clube.
O jogo contra o Criciúma foi à gota d’água que fez transbordar o copo e tornou a convivência entre o treinador, parte significativa da torcida e alguns conselheiros impossível, pelo menos nesse momento.
A chegada de Arthur Neto é satisfação que os insatisfeitos queriam, mas não é garantia de que a água se transforme em um “The Blue Chips” do tipo Chatêau Mouton Rotschild safra de 1982.
Ferdinando Teixeira merece todo o nosso respeito como homem e toda a nossa admiração por sua história e seu invejável cartel de vitórias em terras nordestinas, mas ele sabe que homens públicos no exercício de sua função, não estão isentos de criticas, mesmo que algumas sejam injustas ou contundentes em demasia.
Quanto a Arthur Neto, desejamos sorte, sucesso e uma longa e profícua estada em Natal, mas isso não o livrará de vez por outra receber criticas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Resumo da passagem de Ferdinando pelo ABC:

Campeão Estadual de 2007.

Vaga para Copa do Brasil de 2008.

Acesso para Série B de 2008.

Campeão Estadual de 2008.

Vaga para Copa do Brasil de 2009.

Entregou o cargo com o clube na 12ª colocação na Série B, depois de disputar 25 rodadas e não terminar nenhuma delas na zona do rebaixamento.

Veremos agora se o Arthur Neto conseguirá mais do que isso.

Depois não digam que eu não avisei que o problema do clube era o elenco e não o treinador...

Anônimo disse...

Sucesso a Arthur Neto, desejo longa vida no cargo. Espero que a diretoria tenha PLANEJADO tal contratação por pelo menos alguns anos... quem sabe!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu comentário, sem segundas intenções direto e objetivo, como abcdista não estava satisfeito com o time, mas entendo que o professor fez o que ele achou de melhor. e por isto ficamos agradecidos e vamos partir para mais desafios. não vejo nada de anormal para o nosso futebol. o que nos resta e torcer. um abraço.

Anônimo disse...

Saibam todos, imprensa, jogadores, dirigentes e demais torcedores do ABC.

texto > Francisco de Assis ( franciscodeassis@zipmail.com.br ).Chiquinho � membro da ala moderada da Garra Alvinegra.

a) O ABC n�o est� em crise. Ferdinando saiu deixando o ABC Bicampe�o 2007-2008. Conquistou a Copa RN 2008 e a vaga para as Copas do Brasil 2008 e 2009. Conquistou tamb�m a Ascens�o para a S�rie B. Quando o honrado professor pegou o ABC �ramos um time fora de S�rie e t�nhamos acabado de levar uma das piores goleadas da Hist�ria do ABC, o que foi pior, em pleno Frasqueir�o. Nem mesmo o Corinthias , em pleno Pacaembu , provocou vexame igual ao ABC.


b) Lembramos a todos que o ABC � o 12� colocado e nunca frequentou a zona de rebaixamento. Ferdinando sai assim de cabe�a erguida, embora seus opositores achem o contr�rio.


c) � natural que se diga, como foi dito ontem, que quem ganhou os t�tulos foram a Frasqueira e os jogadores, jamais Ferdinando. Discordo dessa frase, quem ganhou foram todos, dentre eles Ferdinando Texeira. O mundo � assim, o ser humano aceita tudo, menos a vit�ria do seu semelhante.


d) At� o comedido zagueiro Paulo C�sar, muito preocupado no que fala, n�o ag�entou o que estava vendo e disse : " Eu acho que est� faltando atitude dos nossos jogadores. Est� dif�cil de ganhar at� dentro de casa". Falou isso ( ao vivo ) para quem quis ver e ouvir ap�s a derrota para o Crici�ma.


e) Paulo C�sar apenas retratou a falta de respeito de muitos jogadores � camisa do ABC, falta de respeito � Frasqueira. Nem o brit�nico Paulo C�sar ag�entou ver tamanha falta de empenho. Talvez n�o tenha ag�entado ver tanto cara de pau jogando "mea-boca" para apressar a sa�da de Ferdinando. A turma do corpo mole ajudou o trabalho deles pois a turma do corpo mole n�o v�o mais ter que ag�entar serm�o por falta de empenho. O corpo mole ajudou eles, mas feriu, como feriu, o cora�o da Frasqueira. Como d�i ver o ABC em campo sem alma, sem brio, sem garra...Tem jogador que acha que a Frasqueira � burra ! Ali�s, eles n�o acham, muitos t�m certeza.


f) Paulo C�sar n�o disse isso para fazer m�dia com a Frasqueira, ele j� � idolatrado por n�s, falou isso porque tem car�ter, s� isso. Raniere j� fez o mesmo. Lembram do que o nosso goleiro falou, l� em Goi�nia, ap�s a derrota para o Atl�tico Goianiense no ano 2007 ? Desabafou sobre os atletas de "pijama" que s� jogavam no Frasqueir�o.


g) Vamos esquecer agora das palavras de Raniere, mas cobrar do atual plantel as palavras de Paulo C�sar em setembro/2008. Falta de atitude � dizer que faltou empenho, faltou sangue, faltou garra, falta a decis�o de jogar. Isso no meu dicion�rio � a mesma coisa que sobrou corpo mole e faltou hombridade. Pelo amor de Deus, respeitem a Hist�ria do ABC, respeite o pov�o chamado Frasqueira do ABC. Respeite o torcedor que ama, sofre e chora com as cores do ABC Futebol Clube. Recusitem pelo amor de Deus Jorge tavares !


h)Existe alguma d�vida que h� muito tempo est� faltando sangue nas veias dos jogadores do ABC ? Que saudades de Robgol (que cobrava empenho dos jogadores). Que saudades da garra que o ABC demonstrava na s�rie C dentro do Frasqueir�o. Em 2007 era pouca t�cnica, mas uma garra que guardamos no cora�o.Lembram do jogo contra o Central l� e aqui ? Lembram do gol de Cl�nio aqui ? Foi garra total. Lembram da garra ? Lembram que contra o Porto (aqui) o gol da vit�ria s� saiu pela garra dos jogadores ? O gol foi do nosso ala. Lembram dos jogos contra o Bahia na C dentro do Frasqueir�o ? Onde est� a garra ? Sumiu ? Desapareceu ? Evaporou ? A falta de garra � tamb�m culpa do t�cnico ou � inerente de cada jogador ?


i) O jogador que disse que teve atitude em campo pode cair no rio ( da mentira ) . Por que ? Tem contra ele o DVD de todos os jogos da s�rie b. Vai mentir tamb�m para o v�deo ? V�o dizer o que ? V�o falar que a culpa � do cara que filmou ?


j) Mesmo que parte da Frasqueira reconhe�a que Adelmo � um jogador muito limitado, pelo menos demonstrou garra e muito sangue. Mereceu at� uma men�o honrosa da imprensa de Crici�ma pelo empenho e decis�o de combater o Tigre at� o �ltimo segundo. Se n�o foi um exemplo de jogador t�cnico, foi ao menos um exemplo de garra e determina�o. Os jogadores do ABC esqueceram o que � garra ? Acho que sim.


k) Artur Neto vai ter uma chance de ouro. Dos seis pr�ximos jogos, vamos ter 5 em Natal. � hora de abra�ar Artur e confiar no seu trabalho. Jogadores do ABC, saibam todos, n�o mais aceitaremos falta de garra, falta de empenho. Quem se empenhar vai ganhar aplauso, mas que n�o mostrar servi�o vamos fazer uma carta-convite para que saia do ABC. Vamos entreg�-la pessoalmente. Cada um sabe a dor e a del�cia de ser o que �. Ao corpo mole estamos de olho e ao bom profissional vamos aplaudir. Para muitos jogadores agente nota que o ABC � apenas mais um time no Brasil, mas para a Frasqueira o ABC � vida da Frasqueira e a Frasqueira � a vida do ABC. Por isso uma for�a, me leva a cantar: ABC time do povo, campe�o da multid�es, ser�s sempre, o mais querido... Chega de falta de empenho, chega de falata de garra, chega !

Anônimo disse...

O Arthur Neto tem tudo para colocar o ABC perto dos 4 primeiros colocados desta Série B.

Com as únicas opções que tinha para posição de primeiro volante, Adelmo e Jean Paraíba, o Ferdinando conseguiu fazer o time do ABC terminar todas as 25 rodadas que disputou sob o seu comando fora da zona do rebaixamento e entregou o cargo com o clube na honrosa 12ª colocação.

Agora com os excelentes reforços dos volantes Alexandre Oliveira e Éverton, muito mais qualificados do que os que estavam no elenco, o Arthur Neto tem à disposição um elenco bem mais qualificado para colocar o ABC numa posição muito melhor na competição, além de ter uma grande vantagem de jogar 5 partidas em casa nas próximas 6 rodadas.