sexta-feira, setembro 26, 2008

Um pouquinho de história é sempre bom...

- O sujeito torce por um determinado time, usa uma determinada marca esportiva e o faz muito mais pela pressão do marketing do que por um conhecimento mais profundo sobre o produto e sua história...
Nike, Adidas, Puma AG, Arena, Reebock e Lotto são algumas das grandes e seus tênis, calças, camisas, bermudas, calções, chuteiras, além de outros acessórios, são parte da vida cotidiana de atletas profissionais, malhadores de academias da moda e até sedentários assumidos, mas fascinados por moda.
Entre essas marcas famosas a Adidas é talvez a mais antiga e tradicional, pois existe desde 1920.
Muitas pessoas acreditam que Adidas, seria um acrônimo de All Day I Dream About Sports (Todo dia eu sonho com esportes), mas na verdade é a junção do apelido de seu fundador com seu sobrenome: Adolf Dassler, conhecido como Adi Dassler.
Adi ou Adolf, nasceu em 3 de novembro de 1900 e morreu em 6 de setembro de 1978 em Herzogenarauch, Bavária, Alemanha.
Antes de completar 20 anos, Adi que trabalhava como padeiro, enfrentou os horrores da Primeira Grande Guerra Mundial como soldado nos campos de batalha de França.
Terminada a guerra, Adi retornou a sua cidade e começou a fabricar seus próprios calçados esportivos na lavanderia da casa de seus pais.
No inicio, Adi teve a ajuda do pai que havia trabalhado como sapateiro e em 1924 seu irmão Rudolf juntou-se a iniciativa.
Poucas pessoas sabem do fato, mas nas Olimpíadas de 1936 em Berlin, o atleta negro americano Jesse Owens, correu e venceu, usando um calçado de pano feito a mão para ele por Adi Dassler.
Com a chegada da Segunda Grande Guerra, a pequena fábrica que ganhara notoriedade, após a vitória de Jesse Owens, viu-se forçada a diminuir drasticamente sua produção esportiva e passou a fabricar botas para a Wehrmacht (forças armadas alemães).
Porém, seus concorrentes a época também foram obrigados a participar do esforço de guerra...
A Kahu da Finlândia passou a fabricar botas, bolsas e luvas para o exército finlandês e nos Estados Unidos a Converse, famosa fabricante dos tênis All Star, dedicou mais da metade de sua produção para botas de pilotos de avião.
Terminada a guerra, Adi Dassler voltou a investir no esporte, mas em 1947 a família Dassler, sofreu um profundo revés...
Adi e Rudolf, há muito não se entendiam e em função dessas desavenças, Rudolf deixou à pequena é próspera empresa familiar para fundar a hoje poderosa Puma AG.
Sem Rudolf, Adi fundou finalmente a Adidas e na Copa do Mundo de 1954, uma pequena criação sua, abriu as portas do mundo para Adolf Dassler e sua Adidas.
Percebendo que as chuteiras tinham todas as travas de tamanho igual, e que em campos encharcados, essas travas nem sempre resolviam o constate problema de tombos e escorregões, Dassler criou as travas aparafusadas e, portanto removíveis...
Com essa pequena modificação, as travas podiam ser trocadas de acordo com as condições do campo de jogo.
Na final de 1954, os alemães usaram as novas chuteiras e conseguiram no enlameado gramado do Wankdorf Stadium de Berna, na Suíça, manter-se em pé diante do legendário time húngaro que além do time alemão, se viu diante de outro oponente poderoso; os escorregões e quedas.

Nenhum comentário: