sábado, setembro 13, 2008

Foi surpreendente...

O otimismo faz parte do cotidiano de todo torcedor, sem esse otimismo o futebol, assim como quase tudo perderia muito de sua magia e tornaria a vida excessivamente dura.
Mas a noite do último sábado suplantou as expectativas do mais otimista dos otimistas... 5x1 sobre então vice-líder Vila Nova, foi além das expectativas.
O América entrou em campo imbuído de um espírito de luta e de uma determinação que há tempos não se via na equipe rubra, mas somou a essas duas virtudes uma postura tática que surpreendeu a todos.
Jogando para frente e buscando definir a partida em seus primeiros minutos, os rubros não abriram mão de uma marcação inteligente nos que “alimentam” o voraz artilheiro Túlio.
Alex Oliveira não tinha um marcador, tinha Julio Terceiro e Luis Maranhão a infernizá-lo com suas presenças.
Fernandinho pela esquerda e Osmar pela direita não tiveram vida fácil nas mãos de Maisena e de Marciano, que com o apoio de Adalberto e Robson pararam os alas goianos.
Vando o baixinho tinhoso, rápido e habilidoso se viu sempre bem marcado e sem liberdade para criar.
Túlio sozinho e sem seus apoiadores, perdeu-se diante de Adalberto que mais uma vez mostrou ter condições e bola para jogar na zaga do América.
O meio campo americano com Saulo e Souza, apoiados por Cascata e pelos alas Maisena e Marciano dominaram o primeiro tempo, levaram pânico a defesa do Vila Nova e com 15 minutos de jogo, já haviam feito por Max o que o meio campo do Vila não conseguiu fazer com Túlio... Resultado Max 3x0 Vila Nova.
Aliás, a atuação de Max deve ser vista como uma das melhores e mais eficientes atuações que vi um atacante fazer nos últimos tempos.
Rápido e eficiente na conclusão, Max deixou em polvorosa a zaga adversária.
Empenhado e lutador, Max sem a bola voltava, combatia e buscava dialogar com seus companheiros...
Enfim, foi à noite de Max e, se é esse o futebol que Max pode jogar daqui por diante, logo, logo, ele não precisará ficar assinando contrato com qualquer um, a qualquer preço e por qualquer motivo... Irá encontrar seu espaço no mundo da bola e terá um futuro brilhante pela frente.
No segundo tempo, o América puxou o freio de mão, mas aí, mesmo sem aparecer para a torcida (não precisa, pois quase tudo que faz com a bola, sempre salta aos olhos) foi a vez de Souza com o apoio de Saulo dar ritmo ao jogo, “cozinhar o galo” e fazer a bola girar frente a um Vila Nova perdido, cambaleante e sem forças para reagir.
Porém, como a noite era americana, a torcida ainda pode comemorar o quarto gol de Max que deu lugar a Nicácio que ainda teve tempo para marcar de pênalti quinto gol do América.
Agora, resta esperar que Ruy Scarpino tenha menos dúvidas e dê a essa equipe a força que ela precisa para continuar a dura e difícil caminha para bem longe da zona de rebaixamento.
Ah! O Vila Nova também de pênalti, marcou seu gol no apagar das luzes; Alex Oliveira marcou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez o América entrará em campo, pra jogar em casa, com um meio de campo formado por 3 volantes (Júlio Terceiro, Luís Maranhão e Saulo) e apenas 1 meia (Souza), enquanto seu ataque será formado por 1 meia (Cascata) e apenas 1 atacante (Max).
Se fosse o Ferdinando que escalasse o time assim, muitos estariam criticando seu esquema tático e chamando-o de retranqueiro.

Gerson Sicca disse...

realmente, esse resultado eu não esperava. o mecão enlouqueceu.