domingo, setembro 07, 2008

A torcida do ABC não pode ser atingida por atos de outrem...

Sobre os lamentáveis fatos ocorridos no portão de saída do Estádio Maria Lamas Farache, após o jogo ABC e Atlético Potengi, tecerei apenas três comentários.
Primeiro:


Não fui hostilizado em nenhum momento pela torcida do ABC, aliás, a torcida do alvinegro nunca em momento algum me ofendeu, agrediu ou tratou mal.
Sempre fui recebido pelos torcedores do ABC de forma carinhosa e amistosa, jamais houve nenhum desacordo de opinião que não fosse resolvido em conversas civilizadas e que não terminasse com cumprimentos e sorrisos.
Recebi e guardo com carinho e respeito uma camisa do ABC, tenho e continuarei a ter grandes amigos alvinegros e não me furtarei de sentar e ouvir quem quer que seja sobre sua discordância a respeito de minhas opiniões (como, aliás, já fiz “milhões” de vezes tanto com alvirrubros e alvinegros).
Meu filho é torcedor do ABC e, vestiu a camisa do clube... Fez parte da equipe que conquistou o Vice-Campeonato Norte-Nordeste de Futebol Junior na cidade de João Pessoa no ano de 1998.
Portanto, não tenho nenhuma razão para me sentir constrangido diante da massa alvinegra.

Segundo:


Não houve turba enfurecida partindo em minha direção após o lamentável ocorrido, o que houve de fato foi o seguinte; fui cercado e contido por vários torcedores do alvinegro que me pediam para ter calma e se diziam indignados diante do acontecido.
Dentre essas pessoas, pude identificar o diretor administrativo do ABC, Fred Menezes, a quem só posso elogiar pela postura sempre correta, decente e que demonstram ser ele um homem cujo “berço foi embalado” por mãos de gente de bem.
Outro que faço questão de citar é o conselheiro Laércio, um gigante de quase um metro e noventa que não só evitou maiores desdobramentos, assim como, se interpôs entre a minha pessoa e o agressor que pelas costas me atingiu.
Laércio é outro que sempre se portou com elegância, educação e civilidade... Laércio tem um coração e uma educação ainda maiores que seu corpanzil.
Porém, o mais comovente foi ver inúmeros rostos desconhecidos que mostravam indignação e tentavam não só cessar o conflito, mas demonstrar apoio, respeito e acima de tudo civilidade...
A esses meu carinho, minha amizade e minha gratidão.

Terceiro:


Todo o imbróglio está restrito a duas figuras, o Senhor Cezimar e o Senhor Toninho ou Antonio.
Mas a bem da justiça é bom que fique claro que o Senhor Cezimar, que segundo soube, tem fama de provocador e atrevido, não me agrediu fisicamente, mas sim ao passar por mim, fez comentários desairosos sobre minha vida pessoal e familiar (fato estranho, já que nunca vi a triste figura em minha vida).
Reagi sim, reagi como reagiria qualquer pessoa que se visse ofendida por um desconhecido que imaginando estar entre parceiros (só um dentre os muitos presentes postou-se ao lado da triste figura), sentiu segurança para “brincar de roleta russa”.
Na delegacia, quando a ele me dirigi, perguntando se lhe feito algum mal, calou-se e sequer teve a hombridade de me olhar nos olhos.
Esse senhor, responderá por agressão verbal e difamação.
Já o senhor Antonio, um jovem que se arvorou em defensor dos fracos e oprimidos, mas que me atingiu pelas costas e depois manteve segura distância, ao que parece também gosta de causar rebuliços...
Esse sim, responderá por lesão corporal!
Antes de encerrar, deixo uma pergunta, pois já me chegaram aos ouvidos que eu teria sido o agressor e que o Senhor Antonio, apenas teria partido em defesa de seu “amigo”.
Como posso ter sido o eu o agressor, se primeiro fui destratado e difamado por um desconhecido e depois atingido pelas costas?
Me vi cercado por dois e não por um só!
Parece-me que dois sempre será um número maior que um...
Como posso ter começado uma briga, se depois vi chegar à delegacia, um casal e seu filho menor (torcedores do ABC), que junto com outro senhor (vestido com a camisa do ABC), se dispuseram a testemunhar a meu favor?
Mas como depois da chuva cada um conta quantos pingos caíram em seu jardim, fica a decisão nas mãos da justiça e da nada adianta esticar essa conversa.

13 comentários:

Anônimo disse...

Sou abcedista e leitor do seu blog, lamento profundamente o ocorrido... Espero que não deixe de ir aos estádios - Maria Lamas Farache, por sentir-se inseguro...

Um abraço,

Marcelo.

Anônimo disse...

Caro Fernando, respeito a opinião da maioria das pesoa de imprensa, porém acredito, que o grande problema é que a torcida do ABC,desde muito tempo já vem chateada, com comentários depreciativos em relação as coisa do Mais Querido,o antigo comentarista da Cabugí, hoje Globo, sempre de maneira insuportável,seus comentários eram distorcendo a realidade sempre em prol do América, isso não é fantasia,era PURA REALIDADE,com a continuidade das críticas sempre mais pesadas(algumas até pertinentes), do atual narrador da mesma emissora;que o ABC entre os 12 primeiros da competição, chegou a pedir a cabeça do tec. Ferdinando,após a derrota Sto.André.Acho que tá na hora de um basta, ABC, jornalistas sentarem , fumarem o cachimbo da PAZ, afinal o que seria da imprensa sem o ABC forte(menos emprego,viagens,etc).Agora que a maioria dos blogueiros botam lenha na fogueira,afim muito mais de acessos do que realmente jornalismo,pode levar a situações desagradaveis para todos.Lamentavel

Rogerio disse...

Isso não tem nada a ver. O comentarista pode dizer, comentar do jeito que lhe convém.Se a idéia é diferente da dos outros, não justifica começar a violência. Outra coisa que não entendo no futebol,é como sainha,chapéu é desrespeito com o colega, se está dentro das regras do jogo. Aí dá direito a começar o pau?
Quando um comentarista bom diz algo que ninguem está pensando igual,muitas vezes pode ser convincente e levar a reflexões para a realidade que é diferente da publicada com intuito marketeiro. HC enquanto esteve na globo´/cabugí é e sempre foi um excelente comentarista. Mas nunca negou suas raízes. Seus comentários sobre o ABC, na série C sempre foram verdadeiros e respeitosos. Agora: Nada justifica começar a violência, porque alguem falou mal do time.

Anônimo disse...

PARA VOCE FERNANDO, OS MEUS VOTOS DE SOLIDARIEDADE. FATO LAMENTÁVEL MAIS UMA VEZ, INDEPENDENTE QUE TENHA OCORRIDO NO ESTADIO FRASQUEIRÃO, COM UM TORCEDOR DO ABC OU NO MACHADÃO COM A TORCIDA DO AMERICA. LAMENTAVEL AMIGO. FIQUE COM DEUS.

Anônimo disse...

VANDALOS. CADE A LIBERDADE DE IMPRENSA? O ESTADIO FRASQUEIRAO ESTÁ DANDO UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA O BRASIL. (QUANDO EU DIGO ESTADIO FRASQUEIRÃO, LEIA-SE AS "AUTORIDADES" QUE FAZEM O ESTADIO )

Anônimo disse...

COMEÇOU AGORA...AGUARDE A TGA

Anônimo disse...

Sinto-me lisonjeado com suas palavras, porém triste por não ter conseguido evitar tal situação. Jamais enquanto homem for, irei compactuar com qualquer tipo de agressão, seja contra quem quer que seja. Defendo e sempre defenderei os interesses do clube do qual faço parte do conselho deliberativo por mais de uma década, tentando evitar de todas as formas situações como as registradas no último sábado. Torço para que as coisas se resolvam com a maior celeridade e que todos possam trabalhar e torcer em harmonia, sem que se guardem resentiemntos. A harmonia entre as pessoas tornam diminutos os desprazeres da vida.

Laércio Pereira.

Anônimo disse...

APRENDE A TRABALHAR,PROCURA O SIGNIFICADO DA PALAVRA IMPARCIALIDADE SEU IMBECIL.

Anônimo disse...

Minha solidariedade, irmãozinho !!!
Aqui em Santos estamos no mesmo nível. Marginais de organizadas que se dizem torcedores do Santos agrediram Emerson Leão que, é bom que se lembre, tirou o Santos de uma fila sem tamanho ganhando o Brasileirão de 2002.
Infelizmente temos muitos Antonios no Brasil. São essas feras subservientes que votam em políticos safados e dão sustentação a regimes ditatoriais e, é claro, descarregam sua raiva e inveja sempre de maneira covarde naqueles que têm o legítimo direito de se expressar, que diga-se de passagem, também lhes pertence !!!
Num País de valores distorcidos e invertidos, recheado de neo-analfabetos, é mais importante falar bem do clube do que respeitar o direito ao trabalho e à cidadania.

Anônimo disse...

Caro amigo Fernando, infelizmente é assim que acontece quando, um homem educado, cidadão protegido pela Carta Magna deste país, trabalhador, jornalista graduado, resolve ser comentarista futebolístico aí na terra do cangaço. O "cabra corno" que não pode chegar em casa cedo porque sabe que a mulher está com outro, fica fazendo arruaça na porta de estádio de futebol, agredindo, usando o time tão ruim quanto ele de muleta. É a única atitude de "macho" que o "lampião falido" consegue ter.
Um super abraço, da sua amiga Paulista "graças a Deus".

Anônimo disse...

Fernando, em caso provocações e afirmativas graves como essas que podemos ler acima, é sensato acionar ou comunicar a Polícia Federal para as devidas providências e ações preventivas...
Lamento o ocorrido, os meus votos de solidariedade.

É... infelizmente você tinha razão... Comentar no Rio Grande do Norte está ficando perigoso. :(

Um abraço do seu amigo internauta.

Anônimo disse...

a força do revide tem que ser proporcional a agressão se cezimar lhe destratou com palavras vc deveria ter feito o mesmo, e não ter dado um chute por traz, na covardia em um pai de familia de 1,60 de altura com tanta força que este veio ao chão, conheço o senhor Antonio uma pessoa de coração enorme que ama o abc mais do que tudo, ele quis separar pois o senhor continuava chutando o cezimar enquanto ele se encontrava no chão, e não era dois pois um se encontrava no chão, ele manteve distancia justamente para não agredilo pois conheço ele e sei que ele não é de se acovardar ninguem me disse eu vi, e se for para testemunhar irei testemunhar a favor deles

Anônimo disse...

Olá Meu amigo Fernando !! , sou eu mesmo aquele garoto que a uns anos batiamos uma pela no campo da Cidade do Sol ( empresa de Onibus ). Amigo !! Futebol, politica e religião são as três coisas mais dificies de se comentar, uma vez que nessas ocasioes tem os radicais, os que entendem e os que apenas gostam do assunto e acompanha sem fazer alarde. No futebol eu particularmente vc sabe como bom Americano que sou, sou daqueles que gosta de futebol e jamais vou me estender em discuti futebol com fanaticos ou radicais, afinal de contas esses caras são preparados para não perder uma discurção nunca, então eu prefiro os meus amigos que tenho há 20 anos e é com eles que tiro meu sarro quando o ABC perde ou levo malho quando o Meu America perde, mas concordamos quando queremos nossos times pelo menos na 2º divisão~, não só pelo futebol mais para tudo que gira em torno dele e tem mais não é AMerica e ABC que sustenta radio, tem gente que não conhece nada desse mercado que para 06 meses é o time rebaixado a radio continua nem que seja noticiando campeonato de Bairro. Quanto ao episodio vc tira de letra como o Marcos tirou e não se surpreenda que será sempre assim, tem muita gente boa no ABC e America , mas tem uma turma que nem futebol assiste está só querendo uma oportunidade de arrancar o cabelos dos outros . um Abraço e não abra, esses caras não sabe o que é critica o que vcs fazem é fichinha comparando o que se vê nos grandes centros e nem por isso se v~e jogador reclamando, presidente desabafando ou diretores distribuindo abusos ... Uma coisa é certa quando meu time não vai bem eu não vou a campo, é uma forma de protestar contra contartações erradas, jogos ruins e por ai vai . Bom amigo, boa sorte e bola pra frente.