quarta-feira, setembro 03, 2008

Meu leitor tem toda razão...

“Que comentário fraco...
Não se fala em esquema tático, não se fala no funcionamento do time, em atuações individuais...
Sobre o Luizinho Neto, o mesmo, numa partida, fez talvez mais assistências do que a quantidade efetivada por Bosco em todo o certame.Faz-se a crítica e concordo, pois muita coisa tem que ser mudada no time, que há mais de 1 ano só vem jogando no 3-5-2, mas este comentarista não aponta sequer uma solução para a superação das falhas...
O time do ABC FC pode ser fraco, não discordo totalmente, mas o nível da imprensa esportiva potiguar, principalmente aquela que lidera a preferência da audiência, é, indubitávelmente, muito mais fraco.
É isso”.

- O comentário acima foi postado por um leitor (agradeço por ler o blog) no tópico “A PARTIR DE AGORA, O IMPORTANTE É VENCER E NÃO CONVENCER”...
Publico e comento, não com o Intuito de me justificar ou de me contrapor ao ponto de vista do leitor que assina sob o pseudônimo de “abcedista”...
- Publico para mostrar que mesmo não usando de palavras gentis, o leitor não foi ofensivo e nem truculento, foi direto ao assunto, mas diferente de alguns dirigentes, não me causou nenhum constrangimento nem físico e nem moral.
Esse tipo de postura eu respeito e aceito!
- Seria confortante se todos os torcedores e dirigentes me achassem “fraco”, com certeza correria menos riscos.
- Mas meu leitor tem razão sim, sou fraco, sou fraco fisicamente e mais fraco ainda intelectualmente...
- Sou fraco fisicamente por nunca ter tido grandes preocupações com a estética...
Bíceps, tríceps e outros músculos que se bem trabalhados servem tanto para intimidar os machos rivais, assim como para impressionar fêmeas sedentas de viril dominação e rústicos e competitivos atos sexuais, nunca foram devidamente cuidados por esse frágil blogueiro.
- Talvez por irresponsabilidade com minha saúde física, nunca gastei nenhum tempo colecionando fotos do Deus Apolo, para depois tentar copiá-lo agarrado a barras e pesos...
- Hoje me arrependo, pois no mundo atual, onde as controvérsias não são mais dirimidas pelo debate e sim pela bordoada pura e simples, assim como, as moçoilas não desejam mais ser amadas e sim “comidas”, percebo que tais atributos me seriam bastante úteis (mas creio já ser tarde demais para mim).
- Também concordo com meu leitor sobre minha fraqueza intelectual como comentarista, mas nesse ponto, peço vênia para tentar explicar o que me levou à tão tristonha situação:
- Depois de ver Leandro desfilar na lateral direita do Flamengo, hoje sou obrigado a ver Luisinho Neto e Maisena...
- Roberto Costa, Luis Pereira, Mauro Galvão e Figueroa eram zagueiros, pasme meu querido leitor; Bem Hur e Anderson Bill também são.
- Sou do tempo de Marinho Chagas, lembra?
- Marcio Panda ou Aloísio te lembram ele?
- Clodoaldo, Zito, Adílio e Danilo Menezes eram volantes (na época não eram chamados assim)...
Adelmo e Thiago Carpine também são...
- Zico, Tostão, Dirceu Lopes, Paulo César Caju, Edu e Rivelino, eram armadores...
- Meu Deus... Jean Carioca e Cascata fazem a mesma função.
- Para piorar, Alberi, Roberto Dinamite, Reinaldo, Silva, César Maluco e Luisinho Tombo eram atacantes (aqueles caras que faziam muitos gols)...
- Nicácio, Warley, Max e Alexandre jogam onde esse pessoal jogava...
- Para finalizar, Tim, Osvaldo Brandão e Tele Santana eram treinadores...
- Citei essas pessoas, pois foi com elas que cresci vendo futebol, mas talvez esteja ficando velho e como com o passar do tempo houve uma involução, precisei me reciclar para poder continuar indo a jogos e gostando do esporte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fernando,

Sobre a fraqueza física, sua interpretação literal o fez viajar...

Fraco intelectualmente certamente que não és... Pelo contrário, todos sabem que vc é um dos jornalistas esportivos de maior cultura neste estado...

Acontece que vc acabou não me respondendo uma crítica minha, sobre as soluções para o time do ABC FC... Sobre seu saudosismo, eu te questiono se em algum time da série B é possível encontrar jogadores do nível de um Leandro na lateral-direita. Ou uma dupla de zagueiros tal qual foram Luis Pereira e Mauro Galvão? Um Marinho Chagas na lateral esquerda? E volantes como Clodoaldo e Zito?

É possível, em algum time da série B, vermos armadores como Zico e Dirceu Lopes? Ou alguns atacantes tipo Alberi e Reinaldo?

Será que é possível? Vou mais além e te pergunto: e na série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, organizado pela CBF, é possível encontrar tais jogadores?... Infelizmente o mundo mudou e principalmente o mundo do futebol.

Creio que todos os grandes jogadores a que vc se referiu jogaram em times de elite... E qual era o nível dos jogadores dos times da segunda divisão nessa época?

Sem falar que nesta época não havia a globalização do futebol, sendo raríssimos os casos de jogadores que deixavam o futebol nacional rumo a clubes europeus.

Hj, pasme tbm, li que o "craque" Nilmar estaria decepcionado por não ter conseguido se transferir para o todo-poderoso Palermo. Obviamente que este tal de Palermo não amarra as chuteiras do tradicional Sport Club Internacional de Porte Alegre, por onde já desfilou o Falcão.

Acaba que ficamos com a ralé mesmo, em termos de futebol.

Mas o que tem a ver o ABC FC com isso tudo? E com o seu Post "A PARTIR DE AGORA, O IMPORTANTE É VENCER E NÃO CONVENCER”?

Afinal, o que o jornalista propõe ao ABC FC? Que com suas atuações ele possa convencer e, consequentemente, convencer o número máximo possível de jogos?

É só isso? Não se aponta nenhuma solução? Até porque se do raciocínio advem a necessidade de convencer e vencer, seria até natural que este mesmo raciocínio buscasse soluções, ou não?

Fica difícil? Em outras palavras, foi basicamente por isto que achei seu comentário fraco, pobre, superficial ou sei lá o quê...

Sobre o ABC FC, pode ter certeza que não estou nada satisfeito com sua participação nesta série B. Sempre respeitei o trabalho, o curriculo, a honestidade e a história do Prof. Ferdinando Teixeira, mas os maus resultados constantementes obtidos em casa meio que fizeram a paciência se acabar...

Obviamente que em alguns jogos realizados fora até que vieram resultados excelentes, históricos até...

Saiba que, mesmo diante das limitações do futebol no momento histórico atual, das condições do futebol brasileiro em particular, em especial o nível atual dos jogadores e equipes que participam do compeonato nacional de profissionais da 2ª divisão, espero muito mais do ABC FC, dentro desse contexto e nível de competição.

O Luizinho Neto agradou positivamente, dentro desse contexto todo. No primeiro gol, deu o passe em profundidade para o Ivan, que por sua vez cruzou para o Jean Carioca... No segundo, colocou a bola magistralmente na cabeça do Warley, sendo que já o havia feito uma vez, quando o lance foi invalidado pelo árbitro.

Entendo tbm que no futebol, por mais defensivo que o sistema de jogo tenha se tornado, nos últimos tempos, creio que a essência ainda passa pela criação, e não pela contenção... Afinal de contas, nos jogos de Basquete os jogos tendem a terminar com placares do tipo 100 x 90, enquanto que no futebol não é nada de anormal que um determinado jogo termine 0 x 0. Ou seja, se a criação não funcionar, ou se perde ou se empata... E só se ganha, é o que vale, se ela funcionar...

Enfim, no ABC FC ontem foram tentadas algumas mudanças, que achei positivas e acredito no sucesso delas. Que continuem as mudanças, para que se consiga vencer e convencer...

A Frasqueira, de um modo geral, inteligente que é, tem se posicionado pela mudança do esquema de jogo, nos jogos em casa principalmente, de modo que passe a atuar com dois meias...

Taí uma solução da Frasqueira... E queríamos as soluções dos especialistas tbm... Mas será que eles de fato as tem...

Se as tem, que as exponham, que enriqueçam seus comentários...

É isso.

Flw.

Abecedista.

Anônimo disse...

Seu Fernando e Caro amigo ABCdista!!
Gostei da discussão só pelo simples fato do exercício do diálogo e queria botar só um pouquinho de sal.
Acho, como já comentei nesse blog, que Ferdinando Teixeira é um técnico REGIONAL, ou seja, funciona bem no Campeonato Potiguar e funcionou na Série C porque são adversários de seu conhecimento. Fica claro que para a disputa da Série B ele NÃO fez a lição de casa, ou seja, não estudou os adversários e tampouco tem um "plano B" técnico e tático. Além disso, Ferdinando faz parte daquele grupo de técnicos (99,9%) que não consegue tirar o melhor de cada jogador, por mais medíocre que seja. A postura do ABC contra o Corinthians mostra claramente que o comandante não tem o grupo na mão.
Por outro lado, após viver 22 anos em Natal, voltei a Santos, às minhas origens. Cheguei aqui em julho de 2006 e até agora fui assistir dois jogos do Santos: a final do Paulistão 2006 contra a Portuguesa e Santos x Palmeiras no Brasileirão do ano passado. Tá dfícil de assistir e o Santos carece de tudo que o ABC tbem carece. Felizmente, vou ao Banco do Brasil e vejo o ZITO, vou à praia e caminhando estão LIMA, MENGÁLVIO (com uma barriga que não tem tamanho), EDÚ, CLODOALDO (que tbem é corretor de imóveis),SERGINHO CHULAPA e, no jantar, o PEPE.
Aí é que eu não vou à Vila mesmo!!!!

Anônimo disse...

É fernando, o nosso amigo "abcdista" é um sujeito bastante seguro e inteligente em seus argumentos.

Particularmente não acho você um comentarista "fraco", tão pouco discordo e não gosto desses adjetivos para avaliar o trabalho de profissionais!

Porém, concordo com o colega abcdista que os nossos comentarista esportivos do RN apresentam poucas soluções práticas e táticas a respeito do futebol. E mais, que processo de treinamento levaria a obter tais soluções... Sabe, não e nada fácil treinar uma equipe de futebol, ser técnico, ou melhor, TREINADOR. A experiência na função e o conhecimento específico (científico) são importantes, porém não desqualificam aqueles que não a tem.

Quanto ao ABC, como ja havia comentado posteriormente, acredito que o esquema 3-5-2 que o técnico Ferdinando Teixeira tanto gosta não tem êxito nesta série B devido a mudanças das características dos jogadores na função de Zagueiro-lateral e meia-atacante.

Acredito que Marcio Santos não tem característica para jogar na função, e tão pouco o time não repete nessa série B as descidas ao ataque com o zagueiro-lateral. Quanto ao meia-atacante, o ABC sente a falta e a competência - para o esquema de jogo, de Juninho Petrolina. O jogador possui como principais características o drible curto e rápido aliado a uma excelente velocidade, principalmente quando se deslocava do centro para os flancos do campo.

Diante deste quadro sugiro: Fabiano tem melhores condições de exercer a função de zagueiro-lateral;

Treinamento (e talvez re-treinamento) das "descidas" ao ataque através dos zagueiros-laterais ao ataque;

A saída de um volante (Márcio Hann ou Jean) para a entrada de mais um meia-atacante para auxiliar jean carioca;

A entrada no início das partidas de Ivan no lugar de Alexandre para dar opção de velocidade pelos flancos (direito especialmente) do ataque.

É so isso... :)

Outra opção seria alterar o sistema de jogo para o 4-4-2, mais ai...

Um abração a todos!

Anônimo disse...

Ao Sr. Marcelo Régis, digo que chamei o Fernando de "fraco" sobretudo como forma de criticar a imprensa de um modo geral, principalmente os Srs. da Rádio Globo...

Ora se o ABC FC é passível de críticas... Se a Frasqueira é passível de críticas... O mesmo vale para a própria imprensa... Afinal de contas, tenho certeza de que os comentaristas esportivos não são Deuses, embora detenham um grande Poder, muitas vezes chamados de 4º poder, ou, sendo um pouco mais realista, de quartos do poder.

Pior que, às vezes, eles realmente se apresentam como deuses, como pessoas detentoras do poder de condenar A ou B...

Voltando ao post do "jornalista" Fernando Amaral, que justificou o seu comentário à atuação do ABC FC diante da SE Gama fazendo uma alusão à grandes craques do passado...

Eu o respondo pedindo permissão ao colunista Carlos Magno (http://colunacarlosmagno.blogspot.com) para transcrever aqui um trecho de sua coluna de quarta-feira, 03 de setembro, o qual diz

"ABC domina, cria várias chances de gol. Lembrei-me do tempo de menino, quando valia a penar ouvir os comentaristas das emissoras de rádio, pois sabiam do que falavam.

Com muita classe, RubensLemos, Cassiano Arruda, Franklin Machado eram uníssonos em afirmar que 'futebol se ganha na meia-cancha'".

É isto. Talvez Carlos Magnos esteja certo... Havia um tempo em que valia a pena ouvir os comentaristas de rádio, pois sabiam do que falavam...

É isso, por enquanto.

Abecedista.

Rogerio disse...

Grandes besteiras