domingo, setembro 21, 2008

Venceu por merecer... Venceu por buscar a vitória!

- Enfim o ABC jogou no Maria Lamas Farache convicto de que estava em casa e cercado de sua própria gente.
Enfim, o sistema defensivo teve a os cuidados necessários, mas não foi prioridade e nem sacrificou o meio campo na sua proteção.
E por fim, alguém conseguiu compreender que a marcação só tem sentido se o resultado final for “alimentar” o setor ofensivo.
Jogando com determinação e alegria o ABC, mesmo tendo tido um começo claudicante aos poucos tomou conta do terreno e manteve o Paraná a uma razoável distancia de sua área.
Alexandre Oliveira me satisfez por uma razão bem simples; marca e sabe sair jogando...
Marcio Hahn finalmente pode jogar livre da preocupação de ficar consertando erros de seus próprios companheiros e com isso pode mostrar algumas qualidades que até então estavam desaparecidas.
Fabiano Gadelha ainda precisa de um melhor condicionamento físico, mas joga fácil e é fundamental na consistência do meio campo.
Leandro Sena voltou a sua posição e fez uma partida como nos bons tempos do América.
Ivan tem uma característica que sempre me agradou, joga para frente, joga em direção ao gol adversário e sua velocidade é determinante para deixar em chegue o sistema defensivo adversário.
Ronaldo Capixaba procurou se movimentar, mas lhe falta habilidade e muito marcado não pode produzir o que dele se esperava.
Rodriguinho não comprometeu, mas está sem ritmo de jogo. Porém, ficou claro que terá mais oportunidades e ser chamado para entrar, ficou claro que entre ele e Arthur Neto, existe empatia.
Varley entrou e não comprometeu, mas em minha opinião não é o dono absoluto da camisa nove do alvinegro.
Lá atrás, Raniere assistiu ao jogo, Luisinho Neto cumpriu seu papel, mas já não tem fôlego para o constante ir e vir que o futebol moderno exige de um lateral.
Marcio Santos saiu algumas vezes para apoiar o meio campo, mas deu conta de seu setor sem atropelos.
Paulo César por duas vezes andou se complicando e falhando nas antecipações, mas acabou a partida jogando um futebol razoável.
Panda é um zagueiro no velho estilo marcador, ousa pouco, mas na sua função não chega a comprometer.
Já o autor do gol o lateral Bosco, tem vaga na equipe, pois é habilidoso, chuta bem, gosta de avançar e se apresenta como uma eficiente opção para o setor ofensivo.
No Paraná, vi apenas o Pituca, os outros poucos fizeram a não ser ficar plantados e obedientes ao rígido sistema defensivo estabelecido por Paulo Comelli.
O irônico de tudo isso, é que ao abdicar de vez do ataque, Paulo Comelli abriu a possibilidade de vitória para o ABC.
Comelli substituiu Christian seu meia e colocou Daniel Marques um defensor, aí, Arthur Neto percebeu que não havia mais nenhuma razão para extremos cuidados defensivos e mandou Bosco para o campo no lugar de Panda.
Pressionado e acuado, o Paraná acabou por cometer um erro e esse erro foi fatal.
A vitória do ABC foi justa e premiou aquele que entrou para ganhar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ter jogado com praticamente dois jogadores a menos durante a partida quase toda, pois o Panda e o Ronaldo Capixaba erraram todas as jogadas que tentaram, o ABC acabou conquistando a vitória no fim da partida, merecidamente, pois teve o domínio do jogo, apesar de ter criado poucas chances concretas de gols.
Se o Panda tivesse sido substituído mais cedo, a vitória teria sido mais fácil, pois estava claro que o ABC só jogava pelo lado direito antes da saída, tardia, do Panda.
O aspecto mais positivo da partida foi ver que de agora em diante o elenco do ABC poderá contar com um excelente jogador para posição de primeiro volante, o Alexandre Oliveira, que é bastante superior tecnicamente aos jogadores que o ABC tinha anteriormente para esta posição, que eram o Adelmo e o Jean Paraíba, que obrigavam o técnico Ferdinando a fazer verdadeiros milagres pra manter o time sempre entre os 12 primeiros, mesmo com esta deficiência que o elenco tinha no meio de campo.
Contra o Fortaleza, que também está na zona do rebaixamento, assim como o Paraná, o ABC tem tudo pra conseguir mais uma vitória, a 3ª seguida em casa, espero que desta vez sem o Panda e o Capixaba, e com menos sofrimento.

Anônimo disse...

Valeu Fernando abecedista Amaral!!!

Excelente post!

Obrigado.

Abecedista.

Anônimo disse...

A situação do Arthur Neto é muito cômoda, por 4 motivos:

1) Pegou o time numa boa colocação, que não terminou nenhuma das rodadas na zona do rebaixamento.

2) Recebeu 4 reforços de boa qualidade (Alexandre Oliveira, Fabiano Gadelha, Piauí e Éverton), que deixaram o elenco bem mais forte do que aquele que o técnico anterior tinha à disposição.

3) Contará com uma grande motivação dos jogadores, que ocorre em qualquer elenco quando chega um novo técnico, o que faz os jogadores correrem mais, além de não fazerem corpo mole.

4)Chegou numa época em que a tabela está extremamente favorável ao ABC, podendo jogar em Natal 5 vezes nas 6 primeiras partidas sob seu comando, sendo as duas primeiras contra equipes fracas, que estão na zona do rebaixamento, o Paraná e o Fortaleza.